Entenda o papel do financiamento de projeto atuante no mercado tecnológico e conheça todo o funcionamento do mesmo.
Hodiernamente, considera-se um período de intenso avanço tecnológico e descobrimento de inúmeras funções inovadoras com bases modernas, capacitadas e sólidas. No mercado financeiro, a tecnologia tem alcançado as empresas atuantes, que precisam acompanhar toda a automação, os serviços e ferramentas mais atuais para permanecer dando seguimento em seus trabalhos e demandas equilibrando junto a concorrência. Entretanto, muitas empresas e negócios enfrentam dificuldades em adaptações com inovações, principalmente quando se trata de financiamento de projeto que pode garantir sua competitividade no mercado.
Sendo assim, para apoiar tais iniciativas, existem diversos incentivos e condições especiais oferecidos por instituições financeiras, governos e órgãos internacionais, que favorecem todo esse meio que faz com que toda a tecnologia seja impulsionada dentro da empresa, promovendo grandes resultados.
Importância do Financiamento de Projeto para a Inovação
Ressalta-se que a inovação é essencial para o crescimento econômico sustentável, impulsionando a competitividade e criando novos mercados. No entanto, para que haja a criação e desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos requer investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), tecnologias emergentes e capacitação de equipes.
Existem muitas empresas no mercado, sendo elas pequenas e médias, que não possui fundos para tais tipos de investimento rápido e, para obter condições de sustentar os investimentos recorrem aos financiamentos, que se torna uma ferramenta vital para viabilizar projetos inovadores.
Incentivos Governamentais para Projetos de Inovação
Quando se trata de assuntos relacionados a projetos e propostas inovadoras o Governo se posiciona e se transforma como um dos agentes ajudadores e uma das modalidades mais rentáveis para financiamentos, oferecendo uma variedade de incentivos financeiros e fiscais que podem reduzir consideravelmente os custos e os riscos associados ao desenvolvimento de novas tecnologias.
Os principais incentivos governamentais são programas que fornecem recursos não reembolsáveis para apoiar pesquisas e desenvolvimento, sendo esses programas diretamente associados e voltados a setores estratégicos, como tecnologia da informação, biotecnologia e energia renovável.
Há também os créditos ficais, em que empresas que investem em P&D podem se beneficiar dessa modalidade de financiamento, reduzindo o valor dos impostos devidos. Isso incentiva as empresas a reinvestirem em inovação.
Além disso, há uma modalidade denominada fundos de inovação, sendo criados para investir diretamente em projetos inovadores, geralmente com foco em startups e empresas em estágio inicial, garantindo oportunidade para a inserção no mercado.
Condições Especiais Oferecidas por Instituições Financeiras
Além de incentivos governamentais vantajosos, podemos destacar as condições especiais de financiamentos realizados por outras instituições financeiras, que também criam linhas de crédito e outras soluções financeiras voltadas para a inovação.
As condições especiais fornecidas por eles incluem prazos mais longos de carência, visto que os projetos podem exigir um longo período para ser totalmente concretizado e, dessa forma, tais instituições financeiras proporcionam um prazo extenso de carência, realizando os pagamentos a partir do momento em que o projeto começar a gerar lucro.
Ademais, como algumas empresas com projetos iniciantes não possuem estabilidade, as instituições financeiras são flexíveis quanto as garantias, podendo ser negociado garantias distintas, como por exemplo propriedade intelectual ou receitas futuras estimadas. Existem também tipos de financiamentos que se configuram como sendo mais arriscados e ousados, mas que pode ser uma ótima escolha, em que se dá através de ofertas de modelos de financiamento de projeto compartilhado, onde o risco é dividido entre o financiador e o financiado.
Parcerias Público-Privadas (PPPs) na Inovação
As PPPs são comuns em áreas como infraestrutura, saúde e tecnologias limpas, onde a inovação é essencial para o sucesso a longo prazo. Sendo assim as parcerias desse tipo tem finalidade de financiar projetos de inovação de grande porte, como por exemplo uma linha de dutos coletores de laranja para exportação que seja sustentáveis, que exigem não apenas capital, mas também precisão técnica e acessibilidade ao mercado.
Com isso, as parcerias público-privadas compartilham os riscos, recursos e resultados, atuando como parceria administrativa, com fundos totais advindos dos cofres públicos, ou até mesmo parceria patrocinada, em que parte vem dos recursos governamentais e o restante é arcado por meio de retornos financeiros do próprio projeto.
Sucesso no Financiamento de Projeto de Inovação
Em 2023, o Governo Federal anunciou aberturas de financiamentos para inovações, em que condicionavam aproximadamente 66 bilhões de reais disponibilizados e voltados para área de investimentos em pesquisas e projetos, incluindo os recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em que foram viabilizados projetos de energia limpa e desenvolvimento sustentável devido ao desejo do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que anunciou que gostaria que o Brasil retornasse a ser indutor de desenvolvimentos desse tipo.
Outrossim, os outros projetos que seriam financiados se baseavam em temas como o uso de inteligência artificial ao desenvolvimento de combustíveis sustentáveis para aviação e à digitalização da economia e o desenvolvimento de formas de mobilidade sustentáveis.
Desvantagens e pontos negativos:
Apesar de apresentarem inúmeras vantagens e passarem a impressão de serem extremamente simples e eficazes para os investimentos necessários nesses projetos, os financiamentos de projetos de inovação, muitas vezes, podem apresentar desafios, visto que existe, dentro de um mundo de possibilidades e oportunidades, a alta probabilidade desses projetos não darem certo, ou que não venham dar frutos favoráveis, o que fazem com que o desenvolvimento desses processos seja voláteis e instável.
Outro fator que precisa de grande destaque é o longo período de tempo em que é esperado e estimado para que seja concretizado todas as ideias e etapas, devido ao grande processamento de burocracias e aprovações desse financiamento. Talvez essas desvantagens sejam benéficas para aqueles que desejam adquirir recursos financeiros com base nos financiamentos, para pensarem e analisarem as opções no mercado e acima de tudo, refletir se realmente irá valer a pena.
Referências:
https://www.inovacaotecnologica.com.br/
Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.
Leia mais sobre financiamentos em: https://pixin.com.br/category/financiamento/