Para um empréstimo ser consignado significa dizer que o pagamento das mensalidades é descontado direto da sua folha de pagamento ou do seu benefício/aposentadoria do INSS e servidores públicos.
Por isso, é um requisito imprescindível você fazer parte dessa classe!
Esse fator, além de facilitar sua vida, uma vez que o pagamento é descontado de forma automática, diminui o risco de inadimplência que você pode representar ao banco.
Ou seja, podem ser contratados com taxas mais baixas que as do crédito pessoal tradicional, por contar com garantia por renda.
Mas lembre-se! Você precisa organizar sua margem consignável para contratar esse serviço.
O Que é Margem Consignável?
Essa é uma porcentagem prevista na legislação que define o limite máximo que você pode comprometer seu salário ou benefício para pagar parcelas de um empréstimo consignado.
Hoje, a margem consignável do INSS é de 45%, sendo que até 35% do recebimento mensal pode ser descontado para o pagamento das parcelas do empréstimo consignado, 5% para o pagamento do cartão de crédito consignado e 5% para cartão de benefício consignado!
Para servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada, a margem pode ser de até 35% para empréstimo e 5% para cartão
Essa medida traz segurança para você que está tomando o empréstimo, e evita que você contraia dívidas maiores do que você poderá pagar!
Comparando Taxas do Mercado:
Para conseguirmos ter uma noção do quanto as taxas realmente ficam menores nessa modalidade de empréstimo, nos baseamos em um gráfico constante na plataforma do Banco Pan para fornecer as seguintes informações:
Empréstimo Consignado Banco Pan:
As taxas nessa opção ficam em torno de 1,85% a.m. (ao mês);
Empréstimo Pessoal:
As taxas nessa opção ficam em torno de 7,04% a.m. (ao mês), muito mais que o dobro do que no consignado;
Cartões de Crédito Rotativos:
As taxas nessa opção ficam em torno de 15,46% a.m. (ao mês)!
É muita diferença para a taxa de juros do crédito consignado.
E esse ponto é muito importante, porque para calcular o valor que você precisará investir em um empréstimo, é sempre importante que você tenha em mente o Custo Efetivo Total do Empréstimo (CET).
O Que é Custo Efetivo Total (CET)?
Poucas pessoas sabem, mas para contratar o empréstimo ideal é fundamental que antes você tenha entendimento sobre as taxas de juros e o CET.
A taxa de juros se refere ao valor que a instituição financeira cobra pelo dinheiro emprestado, enquanto o CET inclui todo e qualquer custo associado ao crédito, tipo taxas administrativas e impostos.
Por isso, é imprescindível que você compare essas taxas antes de escolher o empréstimo.
Assim, considerando as taxas de 1,85% ao mês, o custo efetivo total do seu empréstimo, será significativamente menor quanto comparado às demais opções de créditos disponíveis no mercado brasileiro atual.
Quais as Vantagens desse Empréstimo?
Prazo Estendido:
Você pode diluir as parcelas em até 96 meses.
Essa ferramenta permite que você ajuste as parcelas de acordo com a sua capacidade de pagamento!
Taxa de juros:
Como vimos, a taxa de juros chega no máximo em 1,85%a.m. (ao mês), que é um valor muito baixo quando comparado aos demais créditos do mercado.
Assim, você consegue economizar significativamente!
Dinheiro rápido:
Uma vez aprovado o empréstimo, o dinheiro cai na sua conta de forma muito rápida.
Portanto, se você têm urgência para ter o crédito em mãos, essa é uma ótima escolha!
Contratação Digital:
A contratação, gerenciamento, e todas as demais funções são operadas em meio digital, permitindo que você as faça com facilidade, sem precisar sair de casa.
Segurança:
Mesmo se tratando de um produto digital, a segurança ainda é uma peça chave.
Isso porque o Banco Pan tomou todas as medidas necessárias para proteger o seu dinheiro e seus dados!