O Bolsa Família é um programa de transferência de renda condicionada oriundo do Governo Federal e destinado para famílias em situação de pobreza, extrema ou não.
Ele voltou à vigência em 2023, após a extinção do Auxílio Brasil, possuindo hoje um piso (mínimo) de R$ 600,00 por família, com base na Lei nº 14.602/23.
Seu principal objetivo é, principalmente proporcionar subsídios mínimos para a manutenção de famílias em vulnerabilidade econômica.
Ao mesmo tempo, fortalece o vínculo com outras políticas públicas, para, em sintonia, diminuir as desigualdades econômicas, mitigando a pobreza e, consequentemente, promovendo à dignidade aos cidadãos brasileiros!
Quais as Vantagens do Bolsa Família?
- Combate direto à pobreza:
Por óbvio, o Bolsa Família é um benefício que encara de frente os problemas de pobreza que assolam a sociedade brasileira atual, enquanto proporciona um “respiro” no bolso de quem o recebe, permitindo à compra de alimentos, itens de higiene e necessidades básicas, e não raro, materiais escolares.
- Diminuição da Evasão Escolar:
A evasão escolar é um problema atual muito percebido no país.
Nesse sentido, o programa consegue diminuir esse efeito, aumentando as chances de formação ou ascensão dos estudantes e diminuindo, inclusive, a ocorrência de trabalho infantil.
- Assistência Social:
O Bolsa Família colabora para que outras políticas públicas, como as de proteção e assistência social, cheguem com mais facilidade à beneficiários.
- Transparência e segurança:
Vinculado ao CadÚnico e sua base de dados, o Bolsa Família é implementado de forma automatizada, evitando possíveis falhas desde o cadastro até efetivamente os pagamentos.