Sendo o Brasil um dos países de maior destaque entre os principais líderes em digitalização e no crescimento do e-commerce na América Latina, pode-se dizer que um dos maiores impulsionadores é a ampla gama de opções de pagamento para compras online, no qual permite a aceleração e desenvolvimento do setor em todo o país.
Em outras palavras, um dos principais fatores que impulsionam o comércio eletrônico no Brasil é uma variedade de métodos de pagamento atrativos disponíveis no país. Isso inclui desde os tradicionais cartões de débito e crédito, passando pelo crediário, que foi modernizado com o conceito de “Compre agora, pague depois”, até o Pix e as carteiras digitais, que estão em rápida expansão.
Nesse sentido, vários especialistas destacam que o sucesso e uso de cada determinado método de pagamento e de uma ferramenta específica varia conforme a região, levando em conta as adaptações permitidas à realidade do mercado local. Outrossim, especialistas nesse setor afirmam que os novos métodos de pagamento funcionam como uma infraestrutura para outros, como as carteiras digitais, que são reforçadas ainda mais o uso de cartões.
Tendo em vista o crescimento do mercado eletrônico, pode-se dizer que nos próximos anos os indivíduos optarão cada vez mais por métodos de pagamento online. Para ilustrar esse panorama, informações da ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, indicam que as vendas no e-commerce estão projetadas para alcançar e superar R$ 273 bilhões até 2027. Quanto ao O número de compradores online, a expectativa é um aumento de mais de 102 milhões nos próximos cinco anos (até 2027).
Com isso, é notório que os cartões de crédito, uma das modalidades de pagamento mais famosas e usadas nos comércios virtuais não ficarão de fora, assumindo em grande parte um maior sucesso e procura pelos clientes e consumidores. Assim, podemos afirmar que disponibilizar essa opção de pagamento no seu e-commerce é essencial para expandir as oportunidades de vendas.
Impactos dos meios de pagamentos para o E-commerce:
Os principais efeitos dos métodos de pagamento no e-commerce incluem:
– Redução do abandono de carrinhos durante o checkout: sendo considerado um ponto extremamente favorável, os meios de pagamento diversificados, como PIX, cartões de crédito e boletos se tornam alternativas viáveis, que proporcionam a redução de práticas de abandonos de carrinhos de compras, em que muitas vezes são realizadas devido a ferramentas limitadas que priorizam poucos tipos de pagamento, fazendo com que o cliente possua poucas opções, o que pode ser inviável e desfavorável para os consumidores.
– A influência nas decisões de compra dos consumidores: Os métodos de pagamento no e-commerce também exigem a atenção dos gestores por outro motivo: eles influenciam diretamente nas decisões de compra dos clientes. Isso ocorre porque os consumidores estão cada vez mais exigindo eficiência e flexibilidade nas opções de pagamento, como os parcelamentos nas compras em cartões de crédito, que se tornam diferenciais desejados e esmagadores para eles.
– A melhoria na experiência de compra para o cliente: A experiência de compra online do cliente é aprimorada pelos métodos de pagamento em várias etapas, mas, especialmente, quando esses métodos atendem a dois aspectos principais: entendimento das necessidades dos consumidores e garantia de segurança durante o checkout.
Os cartões de crédito são importantes agregadores nos métodos de pagamento nos comércios eletrônicos?
Sim! O cartão de crédito é uma modalidade que transforma e interage de acordo com o esperado para as vendas no e-commerce, por se tratar da promoção de vendas que podem ser mais seguras, rápidas, de fácil acesso e controle dos usuários.
O funcionamento desses cartões como pagamentos online se dá a partir da seleção do consumidor aos produtos de seu interesse e inserção de suas informações pessoais (nome, CPF e endereço) e dados do cartão de crédito (número do cartão, nome do titular, validade e Código de Verificação do Cartão – CVV) durante o checkout.
Posteriormente a finalização do pedido, o método de pagamento utilizado pelo e-commerce é responsável pelo envio das informações de transação ao adquirente.
A aquisição, por sua vez, se comunica com a bandeira e o emissor do cartão para verificar os dados do cliente e confirmar se ele possui saldo ou limite suficiente para a compra.
Se a transação for aprovada, o método de pagamento encaminha as informações para o sistema antifraude, que analisa o comportamento da transação para determinar o nível de risco e decidir se uma compra será autorizada. Ademais, uma vez autorizado, o cliente recebe uma confirmação de compra, e o e-commerce pode iniciar a preparação do pedido para entrega e concluir a venda. É importante destacar que, durante todo esse processo, as taxas MDR de cada participante do fluxo de pagamento são deduzidas.
A influência dos cartões de crédito no comércio eletrônico:
Sendo por muitos anos um dos métodos de pagamento mais tradicionais para e-commerce, o cartão de crédito permanece como um dos mais utilizados no Brasil. Porém, é necessário considerar que o Pix, uma ferramenta muito utilizada pelos brasileiros para transferências, deve superar os cartões de crédito como o principal método de pagamento no mercado local de compras online já no próximo ano, antecipando-se em relação às específicas.
Tal informação pode ser comprovada por meio da pesquisa, fundamentada em dados da empresa de pesquisa e inteligência PCMI, revelou que o Pix deverá representar 44% do mercado de pagamentos online no Brasil até o final de 2025, enquanto os cartões de crédito deverão representar uma participação de 41%. Uma versão anterior do estudo, publicada no início deste ano, prevê que o Pix quase igualaria os cartões de crédito no mercado online local apenas até o final de 2026.
Referências:
https://institutopropague.org/
https://www.ecommercebrasil.com.br/
Leia mais sobre cartões de crédito em: https://pixin.com.br/category/cartao-de-credito/
Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.