Conheça o consórcio de veículos Itaú

Muitos brasileiros procuram maneiras econômicas de comprar um veículo, no entanto, as despesas iniciais e a burocracia de um financiamento ou de um empréstimo, tornam essa conquista inacessível para a maioria das pessoas, infelizmente.

Mas hoje viemos apresentar uma possível solução se este é o seu caso.  O Consórcio de Veículos Itaú oferece aos clientes uma maneira planejada e econômica de comprar o veículo ideal.

Este artigo mostrará em detalhes como o consórcio funciona e os benefícios do Consórcio de Veículos Itaú, bem como suas caractetísticas, vantagens e desvantagens. Vem com a gente!

Sobre o Itaú:

O Itau é um dos maiores bancos do país e amplamente conhecido por toda a América Latina. Fundado em 1945, hoje ele fornece uma variedade de produtos e serviços financeiros, incluindo contas correntes, investimentos, consórcios, seguros e crédito.

O que é um consórcio de veículos?

Em poucas palavras, podemos dizer que o consórcio de veículos é um método pelo qual um grupo de pessoas se reúne para comprar o veículo que desejam. Algumas operadoras podem incluir em seu portfólio, carros, motos ou até mesmo caminhões e outros veículos pesados e de grande porte.

Os participantes fazem, então, contribuições mensais para um fundo comum e participam de sorteios ou lances para definir quem vai receber a carta de crédito para a compra do bem pretendido naquele mês.

Podemos conluir, portanto, que o consórcio é um método alternativo para adquirir ativos valiosos sem recorrer a financiamentos com juros elevados. Mas a seguir, vamos conhecer mais a fundo suas características.

Quais as vantagens de se fazer um consórcio?

Como vimos, fazer um consórcio é uma maneira de investir e obter produtos ou serviços e possui vários benefícios que o tornam uma escolha atraente para muitos, veja alguns deles:

  • Planejamento financeiro;
  • Ausência de juros;
  • Acesso a bens considerados caros;
  • Flexibilidade na escolha;
  • Inclusão de pessoas;
  • Possibilidade de antecipação do crédito;
  • Segurança;
  • Ausência de entrada.

É importante lembrar, no entanto, que os consórcios não são destinados a quem precisa do bem imediatamente, porque a contemplação pode demorar um tempo e depende da sua sorte para ser sorteado rapidamente ou então, da sua disponibilidade para dar um lance. Falando nisso, a seguir, vamos ver algumas desvantagens da modaldidade.

Quais as desvantagens de se fazer um consórcio?

Ainda que os consórcios tenham muitas vantagens, é importante pensar nas desvantagens antes de se envolver em um. Veja algumas delas:

  • A contemplação normalmente demora meses (ou em alguns casos, até anos);
  • Pagamentos mensais e regulares;
  • Falta de previsibilidade;
  • Custos administrativos;
  • Possível desvalorização do bem.

Por fim concluímos este tópico da seguinte forma: os consórcios têm vários benefícios, mas também alguns problemas, principalmente em termos de incerteza quanto ao tempo de contemplação e também, um compromisso financeiro de longo prazo.

Avalie suas necessidades, objetivos e situação atual para saber se é a escolha certa para você e antes de tomar uma decisão, procure aconselhamento financeiro, leia e entenda o contrato de consórcio.

Como funciona o consórcio de veículos Itaú?

O Consórcio de Veículos Itaú é chamado pelo banco de “consórcio de carros” e é ideal para aqueles que desejam comprar um novo veículo ou aumentar seu patrimônio, dado ao fato de que você pode comprar um carro novo ou seminovo com até 8 anos de uso com sua carta de crédito.

Hoje, o Itaú Consórcios conta com mais de 400 mil clientes e é está entre as instituições que mais contemplam no país. Ele funciona assim: você encontra o seu carro ideal e simula digitalmente as suas possibilidades de grupos.

Após assinar o contrato, você deve participar das assembleias mensais nas quais ocorrem os sorteios e lá, você também pode ofertar seus lances para tentar antecipar sua contemplação.

Como antecipar a contemplação em um consórcio de veículos Itaú?

Os clientes que oferecem lances mais altos podem ser contemplados em uma espécie de leilão mensal. Caso você seja contemplado ao ofertar um lance, o valor é diminuído do restante do consórcio após a entrega da carta de crédito, mas se você não for contemplado após a oferta, não se preocupe pois não precisará pagar o seu lance.

Quais os principais diferenciais do consórcio Itaú para veículos?

As mensalidades do consórcio de veículos Itaú estão em, a partir de R$ 190,00 e não é necessário comprovar renda.

Quais as taxas envolvidas no consórcio Itaú?

O Itaú não informa especificamente as taxas que cobra ao grupo, no entanto fique atento, pois a maioria dos consórcios possui as seguintes cobranças:

  • Taxa de administração: uma taxa mensal cobrada pela administradora para cobrir os custos de gestão do grupo de consorciados;
  • Fundo de reserva: um fundo destinado a cobrir despesas adicionais que o grupo de consórcio pode enfrentar como no caso de membros do grupo não pagarem ou de outras necessidades do consórcio;
  • Seguro de vida ou invalidez permanente: um seguro pode ser necessário em alguns contratos de consórcio para proteger os participantes em caso de falecimento ou invalidez permanente.
  • Taxa de transferência: geralmente é cobrada uma taxa se o consorciado quiser transferir sua cota para outra pessoa.
  • Cancelamento: no Itaú, você receberá uma parte do valor pago se precisar cancelar seu consórcio, com um desconto de 15% pela multa de rescisão.

Posso confiar no consórcio de veículos do Itaú?

O Itaú é uma instituição sólida que atua há anos também no mercado de consórcios e ele garante que todos os membros dos grupos serão contemplados.

Como contratar um consórcio Itaú?

Você pode simular e contratar um consorcio Itaú de forma 100% online pelo site ou pelo aplicativo na aba “produtos”.

 

Saiba Mais

Referências:

https://www.itau.com.br/

https://www.bcb.gov.br/

Leia mais sobre consórcios em: https://pixin.com.br/category/consorcio/

Todas as informações contidas neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças. Verifique atualizações com as instituições e empresas citadas

 

Rolar para cima