Se você ainda não ouviu falar em consórcio, é hora de avaliar esta alternativa inteligente para alcançar seus objetivos, como ter casa própria, um carro novo ou até mesmo tirar as férias dos sonhos. Nosso artigo de hoje é dedicado a falar especificamente sobre o Consórcio Bradesco.
De maneira geral, o consórcio é um sistema cooperativo de compra em que diversas pessoas se unem com a intenção de adquirir um bem ou serviço de forma econômica e eficiente. Você e os demais membros do grupo contribuem para um fundo com parcelas mensais e todos os meses alguns são sorteados ou dão um lance, para assim receber a carta de crédito.
Entenda mais sobre os consórcios abaixo:
Quais as vantagens gerais do consórcio?
Não importa se seus objetivos são comprar um carro novo, ter casa própria ou investir em um negócio, o consórcio é uma forma amplamente acessível, por isso, destacaremos agora, alguns dos benefícios que fazem dele uma ótima opção:
Sem juros:
Diferentemente de um financiamento convencional, por exemplo, o consórcio não possui juros.
Planejamento:
O consórcio geralmente permite que você defina o valor das parcelas de acordo com seu limite orçamentário, assim, fica mais simples administra-lo.
Flexibilidade de escolha:
Você tem liberdade para selecionar o ativo que deseja adquirir.
Ausência de entrada:
Nas modalidades de empréstimo e financiamento, muitas vezes, é necessário um adiantamento considerável, contudo, este requisito é opcional dentro do consórcio, você não necessariamente precisa dar um valor alto, pode apenas pagar as parcelas mensais sem juros.
Contemplação por Sorteio e Lance:
Além de aguardar sua vez de ser sorteado, você pode acelerar a contemplação com lances, principalmente se tiver uma quantia alta sobrando.
Ausência de comprovação de renda:
A modalidade não exige comprovação de renda, o que acaba o tornando mais acessível a um público mais vasto do que o financiamento tradicional.
Menos burocracia:
O processo de adesão consome também menos tempo e esforço do que a maioria dos financiamentos.
Estabilidade financeira:
Com um consórcio, você tem a certeza de como serão os seus próximos meses, já que as parcelas costumam ser fixas e constantes.
Atualização de ativos:
Ao adquirir o bem por meio do consórcio, você o faz pelo seu valor atual de mercado, o que pode resultar em uma economia significativa em relação a financiamentos que utilizam valores que podem ser fortemente inflacionados ao longo do tempo.
Ampla disponibilidade:
Existem consórcios para diversos produtos e serviços.
Quais as desvantagens gerais do consórcio?
Nem tudo são flores, assim como tudo na vida, o consórcio apresenta algumas desvantagens. Conheça-as abaixo:
Dependência de sorteio ou lance:
O sorteio ou lance são o que vão determinar a ordem em que os participantes recebem suas cartas de crédito. Assim, dependendo do número de candidatos e da sua sorte, você poderá ter uma longa espera antes de ser contemplado.
Despesas adicionais:
Apesar de não haver taxas de juros, além das parcelas, os consórcios cobram taxas de administração e, muitas vezes, seguros também, o que pode elevar um pouco o custo total do ativo. Leia todos os termos do contrato para entender melhor.
Compromisso de longo prazo:
Aderir a um consórcio envolve assumir um compromisso que pode durar vários anos. Isto significa que mesmo se você tiver dificuldades ou se sua situação financeira mudar durante esse período, os seus pagamentos mensais devem ser realizados.
Por isso, ressaltamos ser fundamental avaliar cuidadosamente suas necessidades para saber se este tipo de crédito é para você. Saiba, ainda, que se você necessita do bem com certa urgência, o consórcio pode não ser uma boa ideia e é melhor buscar outros métodos.
Conheça o Bradesco
Agora vamos adetrar especificamente nas informações sobre o Consórcio Bradesco, mas antes, vamos conhecer a instituição:
O Bradesco é dos bancos mais renomados e bem conceituados do Brasil com serviços para clientes (pessoas físicas e jurídicas), que incluem contas bancárias, empréstimos, seguros, investimentos, consórcios e cartões de crédito.
Quais os tipos de Consórcio Bradesco?
O Bradesco disponibiliza consórcios de automóveis 0km, seminovos ou blindados, imóveis, caminhões, tratores, motos de até 600 cilindradas, embarcações 0km, agronegócios (colheitadeiras, pulverizadores, pivôs e máquinas), aeronaves (leves, helicópteros e jatos) e ônibus (incluindo micro-ônibus).
Como contratar um Consórcio Bradesco?
O Consórcio Bradesco é dividido em 6 etapas:
- Simulação
- Contratação
- Assembleias (quando ocorrem as contemplações)
- Ofertas de lances
- Contemplação
- Encerramento (após a última assembleia, quando é feita a prestação de contas ao grupo)
Como funciona a contemplação?
A contemplação é quando um participante é escolhido para receber uma carta de crédito, que representa o valor do bem ou serviço desejado.
Embora todos os participantes no sorteio tenham oportunidades iguais de ganhar, os membros do consórcio podem antecipar a conquista fazendo uma oferta superior. Uma vez contemplado, você poderá utilizar sua carta de crédito para realizar a compra e o processo segue até que todos os consorciados sejam contemplados.
Como utilizar o saldo FGTS dentro do Consórcio Bradesco?
Você pode usar seu fundo de garantia para ofertar lances, complementar o valor da sua carta de crédito, amortizar ou quitar o saldo devedor, etc.
Posso cancelar minha participação dentro do Consórcio Bradesco?
Se a sua cota ainda não foi contemplada, você pode efetuar o cancelamento a hora que quiser desde que suas parcelas estejam em dia.
É preciso ter conta no Bradesco para participar do consorcio?
Não, você não precisa ser correntista do banco para participar dos grupos de Consórcio Bradesco.
Todas as informações contidas neste artigo podem sofrer alterações ao longo do tempo. Verifique atualizações com a instituição citada.
Referências:
Leia mais sobre consórcios em: https://pixin.com.br/category/consorcio/