O temido “nome sujo” é um problema que muitas pessoas enfrentam, assim, em meio a tantas dívidas e um histórico de crédito manchado, obter um empréstimo parece impossível.
Contudo, há uma luz no fim do túnel: conseguir um empréstimo para impulsionar seus objetivos é possível mesmo se você tiver um péssimo score.
A fim de abordar esta questão de forma prática e eficiente, vamos entender sobre os processos que envolvem empréstimo para quem tem nome sujo, oferecendo insights e estratégias neste artigo. Então, vem com a gente!
Afinal, o que significa “nome sujo”?
Vamos começar do básico: afinal, o que quer dizer “nome sujo” e como saber se é o seu caso?
Bem, em essência, “nome sujo” descreve a circunstância em que uma pessoa acumulou dívidas não pagas ou tem registros de dívidas negativas em seu histórico de crédito. Isto é, quando alguém deixa de pagar empréstimos, cartões de crédito ou outras contas regulares, a falha é comunicada aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Uma má reputação tem repercussões negativas em sua vida, pois os credores tendem a ver o endividado como um risco maior de inadimplência, o que dificulta a obtenção de crédito ou até mesmo de abertura de contas em bancos.
Como as instituições tentam mitigar o risco do não pagamento, isso pode também elevar a taxas de juros sobre empréstimos e financiamentos. Além disso, com uma pontuação (score) ruim ou negativo, você pode ter dificuldades em outras áreas da sua vida, como por exemplo, na hora de alugar um imóvel, contratar serviços ou até mesmo, conseguir um emprego.
Mas, calma. Embora ter seu nome sujo seja uma grande desvantagem na hora de solicitar um empréstimo, ainda existem opções disponíveis para quem precisa de dinheiro imediato, desde que haja cautela e conhecimento.
O que é um empréstimo?
Basicamente, o empréstimo é um acordo financeiro no qual uma instituição empresta dinheiro a uma pessoa, empresa ou outra entidade (o mutuário), com o entendimento de que o dinheiro será devolvido com juros e outras taxas. Para entender melhor, os principais componentes de um empréstimo são:
Principal:
A soma total do dinheiro que o mutuário recebe.
Taxa de juros:
O custo do empréstimo, expresso como uma porcentagem do valor principal.
Prazo:
Especifica em quanto tempo o empréstimo deve ser quitado, o que pode variar de alguns meses a vários anos.
Parcelas:
Podem ser efetuadas mensalmente, trimestralmente ou de acordo com o contrato assinado e normalmente incluem uma parte do principal, bem como os juros.
Garantia:
Em algumas circunstâncias, um empréstimo pode ser precisar de um bem como garantia, por exemplo, uma casa ou um carro. Isso quer dizer que, no caso de o mutuário inadimplir, o credor pode reter o ativo para recuperar o saldo pendente.
Quais os principais tipos de empréstimo?
Existem dezenas de tipos de empréstimos no mercado atual, entre eles, os pessoais, os imobiliários, os automotivos, os consignados, os estudantis, entre outros. E seja qual for a modalidade escolhida, antes de solicitar, é de suma importância compreender todos os termos, condições e responsabilidades.
Empréstimo para quem tem nome sujo – como funciona?
Como mencionamos anteriormente, mesmo com um histórico de crédito ruim, ainda é possível se qualificar e os empréstimos pessoais e os consignados se destacam entre as diversas opções neste caso. Vejamos mais a fundo, algumas modalidades abaixo:
Empréstimos com garantia:
Como vimos, com esse tipo de empréstimo, você oferece algum tipo de garantia, como um carro ou um imóvel, em troca de uma taxa de juros menor. Como resultado, o risco do credor diminui, aumentando a probabilidade de o crédito ser aprovado. Por esse motivo, também é considerado uma boa opção para quem está com nome negativado.
Empréstimos Consignados:
Se você é um empregado assalariado (de empresa pública ou privada), aposentado ou pensionista, pode ter direito a um empréstimo consignado, nesse caso, as parcelas do pagamento são descontadas diretamente do salário ou do benefício previdenciário, por isso, o banco tem maior segurança de que os pagamentos serão feitos e, consequentemente, tendem a liberar o crédito com mais facilidade.
Empréstimos com Avalistas ou Fiador:
Se um amigo ou familiar estiver disposto a atuar como seu fiador ou avalista, você talvez se qualifique para um empréstimo caso esteja negativo, no entanto, se deixar de realizar os pagamentos, a pessoa indicada deverá pagar.
Empréstimos pessoais online:
Caso você não se enquadre nos perfis mencionados acima, ainda há os empréstimos pessoais. Inclusive, alguns credores oferecem este serviço de forma online. Esteja ciente, porém, que algumas taxas podem ser bastante caras, por isso, recomendamos que avalie cautelosamente cada instituição e o que ela cobra de juros.
Empréstimos de cooperativas de crédito:
Algumas cooperativas de crédito podem ser mais tolerantes com os requisitos de score e fornecer empréstimos a taxas mais acessíveis que bancos tradicionais.
Mas atenção: Certifique-se de que você pode pagar as parcelas sem comprometer ainda mais sua situação financeira.
Pense também em outras opções, como obter assessoria financeira e tentar renegociar suas dívidas, para reorganizar suas finanças e evitar a necessidade de empréstimos com juros altos.
Dicas para obter um empréstimo tendo nome sujo:
Se você se encontra em uma situação na qual a sua vida financeira está sendo prejudicada pelo seu score negativo, é fundamental seguir algumas dicas para reduzir riscos e tomar decisões corretas, principalmente se você precisa de um empréstimo:
- Bom, primeiramente respire fundo e determine quais são suas verdadeiras necessidades. Coloque na ponta do lápis os seus gastos, quanto você ganha por mês e a quantia exata que você precisa;
- Em seguida, examine todas as alternativas que te apresentamos aqui. Temos alguns outros artigos que podem te ajudar a organizar melhor as suas ideias e tomar boas decisões;
- Veja as taxas de juros, os cronogramas de pagamento e os termos gerais do empréstimo antes de finalizar qualquer negócio;
- Compare as diferentes ofertas e escolha a que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu orçamento;
- Lembre-se de que buscar um empréstimo não é uma solução de longo prazo, mas uma chance de reestruturar sua situação financeira a curto prazo;
- Se você assumir essa decisão com conhecimento e preparação, conseguir um empréstimo mesmo tendo nome sujo é uma possibilidade real;
- Identifique suas necessidades, procure alternativas, compare ofertas e, o mais importante, tenha resposabilidade financeira.
Todas as informações contidas neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças significativas.
Refrências:
Leia mais sobre empréstimos em:
https://pixin.com.br/category/emprestimo/