Empréstimo Pessoal Banco Pan: vale a pena?

O empréstimo pessoal é uma opção para quem precisa de crédito e não tem como apresentar garantia como imóveis e veículos. Geralmente, sua contratação costuma ser bem fácil e o dinheiro é liberado rapidamente. Dentre as instituições financeiras que oferecem essa modalidade no Brasil, o Empréstimo Pessoal Banco Pan tem se destacado por oferecer condições atrativas e variadas.

Sobre o Banco Pan

O Banco Pan é uma instituição financeira bastante tradicional do mercado financeiro. Já tem 60 anos de atuação e sua sede fica na cidade de São Paulo. Atualmente, faz parte do BTG Pactual.

Recentemente, o Banco Pan passou por uma reformulação e o objetivo era investir em tecnologia para aumentar os seus serviços digitais. A partir disso, migrou boa parte da sua operação para o ambiente online, o que é vantajoso também para os clientes que têm as soluções na palma da mão.

Como funciona o empréstimo pessoal do Banco Pan?

O empréstimo pessoal do Banco Pan está disponível para diversos tipos de perfis de clientes. Ele é indicado para quem precisa de dinheiro para cobrir imprevistos, dívidas, investimentos ou alguns sonhos como reformas e viagens.

Para solicitar um empréstimo no Banco Pan, é preciso passar por uma análise de crédito. Essa anáise leva em conta o perfil do cliente e a pontuação de crédito, conhecida como score. Para clientes com pontuações mais altas, geralmente o valor liberado pela instituição é maior, assim como as taxas e prazos são mais razoáveis, pois esse tipo de cliente apresenta um menor risco de inadimplência.

Por outro lado, caso o score não seja tão alto, pode ser que o valor liberado também não corresponda às expectativas ou que o perfil do cliente não seja aprovado. De tempos em tempos, o banco permite que você faça novos pedidos e analisa novamente a sua situação de crédito.

Geralmente, a resposta se você foi aprovado ou não vem rapidamente, pois o banco usa tecnologias que agilizam esse resultado. Além disso, o valor também costuma ser liberado rapidamente, muitas vezes em menos de 24 horas.

O valor mínimo do empréstimo é de R$100, que devem ser pagos em, no mínimo, duas parcelas. O valor máximo de parcelas é de vinte e quatro. As taxas são personalizadas e variam conforme o perfil de crédito do cliente, podendo ser a partir de 2,4% ao mês.

Para solicitar o empréstimo, o cliente deve ter uma conta no Banco Pan. O processo de abertura de conta é feito pela internet, pelo aplicativo do banco, disponível para sistema Android e iOS. Depois que a conta é criada, você pode fazer o pedido do empréstimo pessoal e também aproveitar outros produtos, como cartão, empréstimo consignado, antecipação de FGTS e muito mais.

Vantagens e desvantagens do empréstimo pessoal do Banco Pan

O empréstimo pessoal do Banco Pan oferece uma série de vantagens. Uma delas é a agilidade da liberação, porque muitas vezes o valor é liberado em apenas um dia útil. Isso é interessante para quem precisa de uma resposta rápida em períodos de emergência.

Além disso, o Banco Pan permite que o cliente faça diversas simulações antes de realmente fechar o contrato – o que deixa o acordo bem mais transparente entre as duas partes. Você pode visualizar o valor das parcelas, o custo total do empréstimo e o Custo Total Efetivo (CET), que inclui as taxas e os encargas da operação. Isso faz com que o cliente consiga ter uma maior dimensão do que ele está contratando.

Essa opção também permite uma maior flexibilidade nos prazos de pagamento, visto que o Banco Pan permite que o cliente escolha um prazo que se adapte ao seu orçamento e planejamento.

Em relação as desvantagens, podemos dizer que as taxas variáveis podem ser um problema em relação ao perfil do cliente. Por isso, é interessante comparar com outras opções também, caso sejam viáveis. As taxas do empréstimo pessoal costumam ser maiores que a do consignado, por exemplo – principalmente para clientes com score baixo.

Como o empréstimo pessoal é uma linha de crédito mais acessível, ele também pode ser uma armadilha para quem apresenta um certo descontrole financeiro. Vale lembrar que essa opção deve ser contratada apenas em casos de muita necessidade, ou em momentos em que você está certo de arcar com essa despesa, pois os riscos de endividamentos são altos.

Vale dizer também que o uso frequente de empréstimos pode impactar o score de crédito do cliente, ainda mais se houver atrasos no pagamento.

Saiba Mais

Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.

Referências:

https://www.bancopan.com.br/

https://www.serasa.com.br/

Rolar para cima