Final de ano é aquela época de revisitar sonhos e planejar o caminho para começar ou continuar a realização deles. E um dos principais sonhos dos brasileiros é ter a casa própria.
Se esse é um dos seus objetivos para os próximos anos, com certeza você já buscou saber mais sobre financiamento para construção. Por isso, é muito importante que você entenda do que se trata e o que envolve, especialmente o Financiamento Banco do Brasil.
Financiamento para construção – o que é e como funciona?
Como sabemos, o financiamento é como um empréstimo. A grande diferença aqui é que ele é liberado, geralmente, de acordo com o andamento da obra. Essa linha de crédito disponibilizada será usada para bancar os custos da obra. Ao alcançar determinados estágios da obra, o valor é liberado. Ou seja, você recebe pelo que foi construído.
Por exemplo: ao iniciar a sua construção, você vai receber o valor para custear a fundação da casa. Terá a parte de alvenaria e assim por diante. Isso garante uma segurança tanto para a instituição como para o cliente e também que os recursos sejam utilizados corretamente.
Antes de decidir qualquer tipo de financiamento, vale lembrar que é preciso muito planejamento por trás. Além disso, analisar as várias instituições financeiras que disponibilizam esse serviço também é fundamental, bem como os requisitos do mesmo.
Boa parte dos financiamentos cobre apenas a parte de construção, considerando que o cliente já tenha o terreno, por exemplo, adquirido. Outro ponto importante também é sobre o cronograma de obra: muitas vezes, vale a pena investir em um trabalho de um profissional especializado – arquiteto ou engenheiro – para que ele delimite todo o processo da construção e assegure a eficácia e evitando problemas com o financiamento também.
Etapas importantes na hora de escolher o financiamento para a sua obra
Ao projetar a construção de um imóvel, uma casa, o financiamento de construção é ideal para quem ainda não tem todo o capital necessário para tal processo. Essa opção vai te auxiliar a não adiar seus planos, começar a obra e com pagamento todo planejado.
Então, para se preparar para um financiamento, vale a pena se atentar a algumas etapas:
1. Orçamento: definir seu orçamento é fundamental. Faça um levantamento minucioso dos custos que a sua obra vai gerar para se preparar. Materiais, mão de obra, acabamentos e, inclusive, imprevistos.
2. Opções de financiamento existentes no mercado: muitas vezes, fixamos em algumas opções mais conhecidas de financiamento e esquecemos de buscar outras possibilidades. Comparar tudo que está disponível no mercado, checar as condições e analisar o que está dentro da sua realidade.
3. Documentação: fazer um financiamento exige alguns documentos e informações pessoais para garantir a segurança da operação. Esteja atento a tudo que for pedido.
4. Planejamento financeiro: em conjunto com o seu orçamento, é muito importante ter um planejamento financeiro muito bem estruturado, afinal, você terá uma responsabilidade com a instituição escolhida por vários meses (e anos!).
Como funciona o financiamento com o Banco do Brasil?
O Banco do Brasil está entre uma das instituições que oferecem financiamento de construção para clientes e não clientes. Entre as condições que envolvem esse serviço, vale a pena destacar:
- Análise de crédito e de projeto da construção: Antes de qualquer coisa, o Banco do Brasil vai avaliar sua capacidade financeira e o projeto da sua obra. Isso vai ajudar a definir qual será o montante e as condições de pagamento do financiamento. Não se esqueça de apresentar um projeto detalhado, com cronograma e toda informação possível para garantir a aprovação.
- Dinheiro liberado em etapa: Como já comentamos, o Banco do Brasil também é uma instituição que libera o valor do financiamento em etapas, conforme a obra vai se desenrolando. Ou seja: ele acompanha de perto o progresso da sua construção, para garantir que seja tudo realizado de maneira eficiente e segura.
- FGTS: Assim como a maioria das instituições, o Banco do Brasil costuma possibilitar a utilização do saldo FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para abatimento do valor do financiado, o que pode ajudar a diminuir os custos.
Entre os serviços, também, existe o BB Crédito para Material de Construção, no qual os clientes podem parcelar as compras nessa área em até 48 meses sem a necessidade de ir até a agência e solicitar um financiamento.
Nesse caso, entre os materiais possíveis para financiar, eles autorizam:
- areia
- materiais elétricos
- hidráulicos
- tintas
- ferragens
- acabamentos
- madeiras
- armários planejados
- tijolos
- outros
Como citado, as condições podem mudar de acordo com o cliente – se ele já tem conta ou não no Banco do Brasil, por exemplo. Entre as vantagens de escolher o Banco do Brasil, a credibilidade da instituição e suas condições acessíveis são diferenciais de peso.
Financiar sua construção é uma forma segura para não adiar mais seus planos e acessível para cada orçamento. Com planejamento e suporte do Banco do Brasil, por exemplo, você pode tirar seu sonho da casa própria do papel.
Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.
Referências:
https://blog.toroinvestimentos.com.br/
https://www.acordocerto.com.br/
Leia mais sobre financiamentos em: https://pixin.com.br/category/financiamento/