Comprar um carro é o sonho de muita gente e, por isso, algumas marcas oferecem algumas condições para que esse objetivo consiga ser concluído com mais facilidade. Uma dessas condições é o Financiamento Renault, por exemplo.
A Renault é uma empresa francesa responsável pela fabricação de veículos. Fundada em 1899, a fabricante está presente em mais de 130 países. É uma marca confiável e bastante considerada pela maioria das pessoas na hora de adquirir o seu imóvel.
E a boa notícia é que a Renault oferece condições especial para a compra de veículos – e faz isso através do Mobilize Financial Services, o banco criado para apoiar a compra de seus produtos.
Entenda como funciona o financiamento de veículos pelo Mobilize Finance Services e se realmente vale a pena.
O que é o Mobilize Finance Services?
O Banco Renault foi criado em 1971 pela fabricante com o objeito de dar suporte financeiro à venda dos produtos da marca. Ele oferece serviços de financiamento, consórcios e seguros. Em 2022, o banco passou a se chamar Mobilize Financial Services.
No Brasil, a instituição é formada por quatro empresas que atuam de forma autônoma: Banco Renault (que é o banco RCI Brasil S.A), Corretora de Seguros RCI Brasil S.A., RCI Brasil Serviços e Participações Ltda eConsórcio Renault, que administra os consórcios da RCI Brasil Ltda.
Vale dizer que, apesar dessas empresas oferecerem serviço e suporte à Renault, elas trabalham de formas diferentes e podem competir pelos mesmos clientes.
Isso é particularmente interessante porque é possível ter diferentes propostas e escolher a que você acha mais atrativa. Sendo assim, os serviços podem ser consultados nos sites de cada empresa.
Como funciona o financiamento Renault?
A Renault oferece duas opções de financiamento para o consumidor: o CDC e o Troca Fácil. As vantagens da escolha entre as modalidades dependerá muito das condições financeiras do cliente e das perspectivas que se tem com o veículo.
CDC
O financiamento de veículo pelo Banco Renault pode ser feito na modalidade Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Sendo assim, o automóvel fica registrado no nome do cliente desde o início da compra, mas fica alienado ao financiador. Isso significa que o banco fica com uma espécie de garantia sobre o veículo enquanto o cliente não quita a dívida.
Essa é uma forma que o banco tem de se proteger de uma possível inadimplência. Dessa maneira, caso o cliente não pague o financiamento, ele pode tomar o veículo para cobrir o valor da dívida. Caso o financiamento realmente seja quitado, a alienação é encerrada e o veículo passa a ser integralmente do cliente.
Mas vale destacar que durante o financiamento, o cliente pode usar seu carro normalmente, mas não pode vendê-lo ou transferir para outra pessoa enquanto a dívida não é quitada.
Em relação aos juros e as quantidades de parcelas, vale dizer que elas variam de acordo com a análise de crédito e o momento do mercado. Porém, o veículo pode ser 100% financiado, com uma carância de três meses para iniciar o pagamento e um prazo de até 60 meses.
Troca Fácil
A outra opção de financiamento é o “Troca Fácil”, uma modalidade de financiamento oferecida pela Renault para quem deseja trocar de carro com mais frequência e pagar parcelas menores durante o contrato.
O Troca Fácil também é no modelo de Crédito Direto ao Consumidor (CDC), mas com algumas diferenças que tornam essa opção mais flexível e até mais atrativa para determinados perfis de clientes.
Nessa opção, o cliente dá uma entrada inicial que pode ser ajustada conforme suas condições financeiras. Quanto maior a entrada, menores serão as parcelas e o valor residual no final do contrato.
Essa parcela residual, que é cobrada no final do contrato, pode ser gerenciada de três maneiras: o cliente pode quitar o valor restante e ficar com o carro; pode trocar o seu carro atual por um modelo novo, usando esse valor para um novo financiamento; ou pode refinanciar a parcela, caso queira ficar com o veículo mas não tenha condições de quitar o residual.
Em resumo, o CDC é uma opção indicada para quem busca segurança financeira para comprar um carro que planeja manter por muitos anos. Por outro lado, o Troca Fácil é mais vantajoso para quem quer quer pagar menos e ter liberdade para decidir no futuro se quer manter o carro ou trocar. Por isso, é preciso avaliar o orçamento, as prioridades e por quanto tempo pretende usar o veículo.
Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.
Referências:
Leia mais sobre financiamentos em: https://pixin.com.br/category/financiamento/