Com taxas de juros menores e desconto do pagamento mínimo em folha, o Cartão de Crédito Consignado Santander pode ser uma opção bem interessante para os aposentados, pensionistas e servidores.
Neste artigo, você vai entender como esse cartão funciona, quais são seus benefícios e qual é o processo de solicitação. Confira!
O que é o Cartão de Crédito Consignado Santander?
O cartão consignado é uma modalidade de crédito em que os pagamentos mínimos mensais são descontados diretamente da folha de pagamento ou do benefício previdenciário do cliente.
Essa característica reduz o risco de inadimplência e permite que o banco ofereça taxas de juros mais interessantes em comparação aos cartões de crédito tradicionais.
Dessa maneira, o Cartão de Crédito Consignado Santander é direcionado para pessoas físicas que tenham margem consignável disponível — ou seja, um percentual do salário ou benefício que pode ser destinado ao pagamento de dívidas consignadas. Essa margem é regulada por lei e garante que o cliente não comprometa demais a sua renda.
Vale ressaltar que o Santander oferece duas opções de cartões, que são: o Cartão Consignado e o Cartão Consignado de Benefícios – essa segunda opção possui os mesmos serviços do Cartão Consignado convencional, mas com uma margem extra e benefícios exclusivos, como o Seguro de Vida e Auxílio Funeral.
Benefícios do Cartão Consignado Santander
Uma das principais vantagens do Cartão de Crédito Consignado Santander é o seu baixo custo financeiro, já que não há cobrança de anuidade e as taxas são menores por conta da garantia de pagamento. Isso o torna uma opção econômica para quem deseja um cartão de crédito.
Além disso, não é necessário ser correntista do Santander para solicitar o cartão. Porém, o cliente deve ser legível à modalidade consignada. Essa flexibilidade aumenta o alcance do produto.
Vale dizer que o limite do cartão é diretamente relacionado à margem consignável disponível, o que permite que o cliente tenha um controle financeiro maior e um limite adaptado à sua realidade.
Você também tem a possibilidade de aumentar seu limite caso consiga uma margem extra, como um aumento de salário, por exemplo.
O Cartão de Crédito Consignado Santander também permite saques em dinheiro com taxas bastante acessíveis. Nessa modalidade, o cliente pode sacar até 70% do valor do seu limite.
O cartão vem com a bandeira Visa, que é aceita em milhares de estabelecimentos no Brasil e no exterior, oferecendo conveniência para diferentes necessidades. Ademais, os clientes podem participar do Vai de Visa, o programa de vantagens da bandeira, que oferece descontos, milhas, seguros e outros benefícios.
Os clientes também têm acesso a descontos de produtos e serviços no programa de recompensas Esfera, do Santander.
Como solicitar?
O processo de solicitação é simples e acessível. Ou seja, pode ser feito ser feito em agências do banco, correspondentes bancários ou pelo aplicativo do Santander.
A primeira coisa a se fazer é verificar se você se enquadro no perfil de clientes que podem contratar o consignado – isso inclui servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. Você também precisa se certificar se o seu convênio é atendido pelo Santander.
Depois disso, você deve verificar também qual é a sua margem consignável, que será utilizada para calcular o limite do seu cartão. É possível fazer essa consulta por alguns aplicativos específicos como o SouGov.br, por exemplo.
Com isso, você deve reunir documentos como identidade, CPF, comprovante de residência e de renda. Então você poderá consultar o limite disponível e confirmar quais são as condições para adquirir o cartão.
Diferenças entre Cartão Consignado e Crédito Consignado
Embora os dois produtos tenham a característica de terem descontos diretamente da folha de pagamento, o crédito consignado é voltado para empréstimos em dinheiro, enquanto o cartão consignado funciona como um cartão de crédito convencional, com a vantagem do desconto consignado para o pagamento mínimo.
Além disso, o crédito consignado geralmente oferece prazos maiores para pagamento e é ideal para quem precisa de valores elevados de uma só vez. Já o cartão é uma solução mais flexível para despesas cotidianas e emergências.
Vale dizer que apenas o mínimo da fatura tem desconto em folha. O resto da fatura é pago posteriormente.
Dessa maneira, para o convênio do INSS, o parcelamento de fatura será automático após o primeiro rotativo. Assim, a sua fatura pode ser parcelada em mensalidades fixas e limitada ao valor da margem consignável.
Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.
Referência:
Leia mais sobre cartões de crédito em: https://pixin.com.br/category/cartao-de-credito/