Pix com cartão de crédito: entenda como funciona!

O pix com cartão de crédito é mais uma alternativa de pagamento facilita ainda mais as transações no dia a dia.

Em 2020, o Banco Central trouxe essa nova forma de pagamento, que transformou as transações no Brasil. Com o Pix, o fluxo de dinheiro acontece de forma instantânea e gratuita para pessoas físicas, desbancando outros métodos de transferência bancária, como o TED e o DOC.

Desde então, o Pix tem se popularizado e isso trouxe uma alternativa de crédito que combina essa tecnologia com a do cartão.

Como funciona o Pix com cartão de crédito?

Quando realizamos um Pix, o dinheiro que é transferido sai da conta corrente para outra conta. Com o Pix com cartão de crédito, esse processo é um pouco diferente.

Nessa modalidade, o dinheiro que é enviado sai do limite disponível do cartão de crédito selecionado para a compra.

Ou seja, o limite acaba se tornando uma espécie saldo, como o da conta corrente, e é enviado por meio de uma transação. Esse valor pode ser parcelado, da mesma forma que em uma compra usual em um cartão de crédito.

Quais bancos aceitam a opção de Pix com cartão de crédito?

Hoje em dia, muitos bancos já permitem que seus clientes façam Pix com o cartão de crédito, seguindo algumas normas particulares estabelecidas por cada um.

As carteiras digitais também possuem essa modalidade de pagamento e, quando não emitem cartão próprio, permitem que você cadastre outros cartões (de outros bancos) para que faça o pagamento.

Sendo assim, mesmo que o banco não tenha essa opção de pagamento a priori, é possível usar uma dessas carteiras para aproveitar o Pix de cartão de crédito.

Quais são as vantagens dessa forma de pagamento?

O Pix com cartão de crédito é uma alternativa viável quando surge aquela emergência financeira e não há mais saldo suficiente na conta para arcar com essa despesa. Logo, é uma maneira prática de resolver uma pendência inesperada.

E essas situações muitas vezes envolvem uma necessidade de uma rápida resolução, o que também é uma vantagem do Pix com cartão de crédito. Em poucos minutos, você pode fazer a transferência e resolver temporariamente aquela dívida.

Além disso, como nesses caso o Pix é utilizado como uma forma de crédito, você também ganha um tempo extra para realizar o pagamento daquele valor. Algumas instituições também permite que essa despesa seja parcelada, oferecendo ainda mais flexibilidade.

E, por fim, vale dizer que uma das vantagens é o fato de não precisar fazer um empréstimo adicional. Nesses momentos de dificuldade, uma das alternativas seria essa, mais um empréstimo demanda um processo bem mais burocrático e que, muitas vezes, depende de uma análise de crédito.

Com o Pix com cartão de crédito, basta você realizar a transação com base no valor disponível do seu limite.

Cuidados ao usar o Pix com cartão de crédito

É preciso lembrar que o Pix, nessa modalidade, não deixa de ser um crédito. Ou seja, você terá que lidar com as taxas de juros que, dependendo da instituição, podem ser bem elevadas.

Então, é preciso pesquisar quais costumam ser as tarifas aplicadas a esse tipo de pagamento de acordo com a instituição bancária que você utilizará.

Alguns bancos costumam cobrar juros semelhantes ao de um saque emergêncial, por exemplo.

Também é preciso ter em mente que esse uso irá reduzir temporariamente o limite do seu cartão até o pagamento da fatura. Sendo assim, é preciso se planejar para não comprometer a possibilidade de compras essenciais futuras.

O uso do Pix com cartão de crédito é uma opção viável para períodos emergenciais, mas ele também pode acabar favorecendo um descontrole financeiro. Se essa conta pesar demais e não for totalmente quitada, o saldo que entra entra no crédito rotativo, com juros bastante elevados.

Nesse caso, é preciso ter bastante controle ao usar essa alternativa.

Dicas para não comprometer a saúde financeira

Na hora de usar o Pix com cartão de crédito, a primeira coisa que precisa ser avaliada é a real necessidade da transação. Por conta da taxa de juros, o recomendável é utilizar essa alternativa apenas em casos urgentes e pontuais.

Além disso, verifique o valor das taxas e se esse gasto cabe no seu orçamento naquele momento. Na hora de pagar a fatura, prefira realizar o pagamento integral para evitar cair no crédito rotativo.

Também é importante determinar limites de uso desse crédito emergencial, porque é muito comum acabar perdendo o controle e transformá-lo em um complemento à renda.

Antes de realizar o Pix com cartão de crédito, faça uma comparação com outras modalidades, como o empréstimo pessoal, por exemplo. Dependendo da instituição, pode ser que os juros sejam menores e que isso torne a situação mais viável para o seu bolso naquele momento.

Seguir essas dicas pode ajudar a aproveitar o Pix com cartão de crédito de forma estratégica, sem comprometer sua saúde financeira e mantendo as contas sob controle.

Saiba Mais

Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.  

https://www.santander.com.br/

https://blog.nubank.com.br/

https://www.serasa.com.br/

Rolar para cima