O Seguro de Proteção Financeira é uma espécie de assistência financeira destinada a situações específicas, como por exemplo um momento de desemprego inesperado, incapacidade temporária ou afastamento, perda de renda por inúmeros motivos e entre outros.
Se por acaso você for um trabalhador CLT, pode receber o seguro-desemprego se forem demitidos sem justa causa, visto que ajuda a cobrir custos e despesas enquanto permanece procurando uma nova oportunidade de trabalho. Desse modo, é aí que o Seguro de Proteção Financeira atua, proporcionando um complemento ao benefício do assegurado desempregado, oferecendo um suporte adicional, o que garante uma rede de segurança e conforto ao indivíduo.
Para que fazer?
O Seguro de Proteção Financeira é uma ótima escolha por inúmeros motivos e razões, sendo eles:
- Proteção em cenários de desemprego:
Em momentos de desemprego involuntário e inesperado, o Seguro assume o pagamento das parcelas, o que fornece melhor estabilidade financeira enquanto procura uma nova oportunidade de emprego.
- Segurança em situações de incapacidade temporária:
caso ocorra alguma adversidade que poderá te deixar afastado de suas funções laborais, o Seguro de Proteção financeira arca com pagamentos até você conseguir retornar a cumprir com suas obrigações.
- Tranquilidade em momentos difíceis:
Ao passar por momentos instáveis e problemáticos, de incapacidades e incertezas, o seguro passa toda segurança e alívio de suas preocupações, facilitando toda a jornada de imprevistos e proporcionando pagamentos.
Como funciona o Seguro de Proteção Financeira?
O Seguro de Proteção Financeira atua como uma defesa para sua estabilidade econômica em cenários dificultosos. Entenda o funcionamento desse processo abaixo:
- Contratação de Seguro: por meio de uma seguradora você consegue solicitar o seu seguro de acordo com as suas necessidades, selecionando as coberturas que melhor atende seus desejos.
- Doenças e enfermidades: Você enfrenta alguma doença grave? Caso tenha haja a impossibilidade de trabalhar e viver em uma rotina de serviços, esse seguro é ideal, visto que proporciona coberturas amplas para condições como essa, assegurando o seu financeiro em qualquer momento.
- Pagamento de prêmios: se você paga um valor de realização mensal, bimestral e trimestral denominado “prêmio”, a seguradora mantém seu seguro ativo.
- Ocorrência de acionamento do seguro: é necessário considerar que caso ocorra o acionamento é fundamental o envio de documentos, se for possível e comprovatório o uso de laudos médicos.
- Carta Negativa de Sinistro: Tal carta só é enviada em casos de negação de cobertura do ocorrido. O documento só é enviado após o processo de análise e verificações de contrato.
- Recebimento dos benefícios: posteriormente a toda a análise, caso haja a aprovação, será fornecido os benefícios acordados como o pagamento mensal até o prazo confirmado no contrato. É imprescindível afirmar que os prazos pré estabelecidos, os tipos de realização e valores de pagamento dependem das coberturas que foram contratadas.
- Período de Cobertura: O seguro oferece cobertura ou suporte financeiro por um período específico definido no contrato.
- Renovação ou Encerramento: Ao final do período de cobertura, você pode decidir por renovar o seguro, ajustando as condições conforme necessário.
Por exemplo, se foi solicitado um contrato referente a uma cobertura para desemprego e, depois de um tempo, encontrou um trabalho mais estável, essa cobertura pode não ser mais relevante e proveitosa. Nesse caso, ao renovar, você pode ajustar o seguro para remover ou reduzir a cobertura de desemprego e focar em outras áreas de proteção que você julga ser mais importante no momento.
Em quais situações o Seguro é acionado?
Os serviços do assegurado só serão acionados quando são vivenciadas situações referentes no contrato, que contam como:
- Desemprego involuntário: quando o cliente é demitido de seu trabalho.
- Doenças e Incapacidade física: caso ocorra alguma impossibilidade de trabalhar o assegurado pode acionar o Seguro.
- Invalidez permanente por acidente: se comprovada por laudo médico que o assegurado seja impossibilitado de seus trabalhos laborais é permitido acionar o Seguro.
- Falecimento: em caso de morte do titular, os beneficiários são indenizados financeiramente.
Quem pode se beneficiar do Seguro de Proteção Financeira?
O Seguro de Proteção Financeira é ideal e uma excelente decisão para indivíduos que são trabalhadores com renda variável, como por exemplos profissionais autônomos, pessoas que trabalham, porém possuem um risco alto de desemprego e podem ficar instáveis por algum tempo, serve também para aqueles que adquiriram empréstimos ou financiamentos e desejam fazer o seguro como providência do pagamento dessas parcelas.
Além disso, cidadãos que contratam financiamento ou até mesmo aqueles que querem obter tranquilidade e reconhece a importância do seguro são essenciais para tal serviço.
E como ativar o seguro de proteção financeira?
Inicialmente, para ativar o seguro é necessário que o segurado siga todas as orientações da seguradora, que geralmente se baseiam em comunicar a seguradora a respeito da ocorrência que aciona a cobertura, posteriormente deve apresentar documentos como atestados médicos e entre outros. Depois disso, haverá uma análise do pedido solicitado e, se aprovado, realizará com todos os trâmites para o início dos pagamentos conforme exigidos no contrato.
Vale a pena contratar?
Contratar um Seguro de Proteção Financeira é uma opção extremamente vantajosa, principalmente para aqueles que contam com dívidas e outras responsabilidades financeiras em sua vida. Esse serviço conta com funções importantes, em momentos de instabilidade e imprevistos, auxiliam todas as obrigações financeiras e garante proteção econômica.
Referências:
Leia mais em https://pixin.com.br/category/blog/