Tecnologias de Blockchain e os Cartões de Crédito

Tecnologias de Blockchain e Cartões de Crédito? Saiba que isso pode te ajudar muito a evitar golpes. Em grande parte, vários setores que agregam a economia e o financeiro já passaram e enfrentaram problemáticas relacionadas a fraudes cibernéticas e entre outros riscos e perigos que, muitas vezes, prejudicavam centenas de pessoas.

Qual foi o banco ou instituição financeira que nunca se encontrou com riscos e perigos durante o processamento ou realizações de sistemas econômicos? Pois bem, com a tecnologia avançada e os estudos dedicados em proporcionar maior segurança na vida financeira e econômica dos indivíduos, foi criado o Blockchain, uma alternativa clara, moderna, ágil e habilidosa para o setor financeiro. 

 A tecnologia blockchain, que se destacou com o crescimento das criptomoedas como o Bitcoin, está promovendo uma mudança significativa e discreta no setor financeiro, se tratanto de uma ferramenta atrelada principalmente às criptomoedas, no qual possui o potencial de alterar radicalmente o funcionamento das instituições financeiras e a forma como as transações são executadas. Sua habilidade de oferecer segurança, descentralização e transparência está reformulando os sistemas financeiros convencionais.  

Mas e o cartão de crédito? onde está relacionado a isso? 

A tecnologia blockchain transformou tão intensamente os setores de pagamentos que alcançou a capacidade de alterar a maneira como realizamos transações financeiras de tal forma que, possivelmente, é visto que daqui uns anos deixaremos de usar os cartões de créditos físicos e palpáveis como atualmente, pois será uma ferramenta obsoleta para as próximas gerações e para a tecnologia, em que se verifica que as transações estão sendo gradativamente transformadas em acessos mais rápidos e eficientes, como PIX, uso de Tokenização, moedas digitais e entre outros.

De forma a comprovar as informações acima, o BlockChain já tem sido abordado por muitos técnicos, pesquisadores do setor econômico e vários que profissionais, inclusive Campos Neto, presidente do Banco Central, no qual afirmou que, em breve, os cartões de crédito deixarão de existir. 

O que é o BlockChain?

O Blockchain é uma ferramenta essencial na atual era de transformação digital. Trata-se de um sistema que surgiu em função do mercado de moedas digitais, oferecendo segurança para esse tipo de transação, em que seu desenvolvimento ocorreu em 2008, com a introdução de uma criptomoeda que se tornaria famosa mundialmente: o Bitcoin. 

Para que o uso do Blockchain fosse viável, era necessário estabelecer uma base que prevenisse casos relacionados a duplicação do dinheiro digital. Por isso, foi criado um tipo de livro de registro, que opera como uma rede de blocos virtuais contendo informações sobre as transações. 

Desse modo, quando uma nova informação é registrada e vinculada, a anterior se torna imutável e completamente segura, visto que tal vantagem assegura que não poderá ser reproduzida por fraudadores que tentariam criar moedas digitais falsas. Como o registro das informações ocorre através de blocos, a tecnologia foi denominada como Blockchain. 

A partir dessa tecnologia, é possível realizar transferências de moedas digitais e dados de forma segura, direta e sem a necessidade de intermediários pela internet. Ademais, por mais que sua ascensão seja vista e atuada com maior intensidade em criptomoedas, sua aplicação vai além desse mercado, no qual e ee em dia, governos, bancos e outras organizações que lidam com informações sensíveis e confidenciais utilizam essa tecnologia. 

Como a Blockchain auxilia o cartão de crédito? 

Para entender sobre a atuação dessa ferramenta mediante ao uso dos cartões de crédito, é fundamental que seja utilizado um exemplo de instituição financeira que atua juntamente com a Blockchain, como o Banco Santander, que optou por utilizar e explorar os serviços dessa ferramenta inovadora a partir de 2015, em que demonstrou seu compromisso em integrar soluções inovadoras para melhorar seus serviços financeiros.  

Com isso, a Blockchain permite inúmeras vantagens para o Santander, sendo eles:  

Segurança Aumentada: O uso de blockchain permite que o Santander registre transações de cartões de crédito de maneira mais segura, no qual oferece um sistema de criptografia robusto que protege os dados dos clientes contra fraudes e vazamentos de informações. 

Redução de Fraudes: Com a transparência e a imutabilidade das transações no blockchain, é dificultado as atitudes de criminosos em cobranças falsas, pois transação é registrada em um livro-razão público, que pode ser auditado e verificado em tempo real, aumentando a confiança nas operações. 

Eficiência nas Transações: O processamento de pagamentos pode ser acelerado por se tratar da eliminação de intermediários tradicionais, reduzindo o tempo necessário para a autorização e liquidação de transações com cartões de crédito, resultando em um serviço mais rápido para os clientes. 

Aprimoramento na Concessão de Créditos: Outra vantagem imprescindível da aplicação do blockchain no sistema de cartões de crédito é a potencial melhoria no processo de concessão de crédito. Com o uso dessa tecnologia, o Santander, assim como outras instituições financeiras distintas, poderia acessar um histórico transparente e confiável de transações, permitindo uma análise mais precisa do perfil de risco dos consumidores. 

Desse modo, fica claro a utilização da tecnologia blockchain pelo Banco Santander, visto que não só melhora a segurança e a eficiência nas operações com cartões de crédito, mas também promove uma maior transparência e confiança no sistema financeiro. 

os Impactos do Blockchain no Mercado Financeiro: 

A criação e implementações de inovações, como o blockchain, exige um ajuste gradual do mercado, por se tratar de enfrentamentos de grandes desafios por instituições financeiras, da mesma forma que ocorreu de modo semelhante  com a introdução de aplicativos e inteligência artificial. 

Porém, é valido destacar que os benefícios do blockchain para o setor financeiro são significativos, que vale a pena ser instaurado, em que os clientes se beneficiarão de maior segurança em seus dados e transações, assim como os bancos poderão oferecer serviços mais personalizados e proteger suas operações de forma eficaz. Portanto, pode-se dizer que o blockchain representa o futuro da segurança bancária. 

SAIBA MAIS

Referências 

https://www.bv.com.br/ 

https://exame.com/ 

https://www.santander.com.br/ 

Leia mais sobre cartão de crédito em: https://pixin.com.br/category/cartao-de-credito/

 Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas. 

 

 

 

Rolar para cima