A reforma de uma casa é o sonho de muitas pessoas. Seja para deixar o ambiente mais confortável, bonito ou até mesmo para valorizar o imóvel, esse processo exige planejamento, organização e, na maioria das vezes, um bom investimento financeiro.
Esse investimento financeiro é, muitas vezes, algo que distância esse sonho de muito de gente. Mas o consórcio para reforma pode ser uma alternativa de torná-lo realidade. Vamos entender o porquê.
O que é um consórcio para reforma?
Antes de tudo, é preciso definir o que é um consórcio. Trata-se de uma modalidade de compra baseada na formação de um grupo de pessoas que têm um interesse em comum. Esse interesse pode ser um bem, serviço ou uma reforma, nesse caso.
Dessa maneira, cada participante paga parcelas mensais para um fundo coletivo e periodicamente um deles é selecionado com o valor da reforma por meio de sorteios ou lances.
No caso do consórcio para reforma, não há a cobrança de juros e sim de uma taxa de administração. Quem faz essa cobrança é a instituição que organiza o grupo do consórcio e esse valor costuma ser mais baixo que os juros dos financiamentos mais tradicionais, o que deixa essa opção do consórcio mais atraente em relação a outras possibilidades.
Esse valor pode ser usado para mudanças como pintura, acabamento, troca de pisos, instalações hidráulicas ou elétricas, construção de novas áreas, manutenção, entre outros. Para recorrer ao consórcio para reforma, o interessado deve ser proprietário de um imóvel situado em território nacional.
Como funciona o consórcio para reforma?
Quando o participante entra no consórcio, ele escolhe um valor de carta de crédito, que será o mesmo que ele receberá quando for contemplado e que define também o montante das parcelas. O prazo é estipulado pelo grupo e pode variar de alguns anos até 15 anos, dependendo da administradora e do tipo do consórcio.
No consórcio, existem duas maneiras de ser contemplado: por sorteio ou por lance.
No sorteio, todos os participantes têm a mesma chance de serem contemplados no mês. O lance, por outro lado, é uma maneira de aumentar as chances, já que o participante pode oferecer um valor adicional para antecipar a contemplação. Nesse caso, quem oferecer o maior lance é contemplado.
Quando o participante é contemplado, ele já pode usar o valor da carta de crédito para iniciar a reforma. Mas vale lembrar que é importante que as parcelas continuem sendo paga até o final do prazo do grupo, mesmo que o valor já tenha sido liberado.
Vantagens e desvantagens do consórcio para reforma
A maior vantagem do consórcio para reforma é a ausência de juros, o que já coloca ele em uma posição melhor que outras opções como empréstimos e financiamentos tradicionais. Assim, o consórcio acaba sendo uma opção mais econômica a longo prazo, pois ele paga apenas a taxa de administração, que é mais baixa.
Além disso, o consórcio exige um pagamento de parcelas mensais fixas, reduzindo o risco de se comprometer com dívidas de últimas horas causadas por despesas não previstas.
O consórcio para reforma também é uma opção muito interessante para quem quer fazer obras grandes, que necessitam de valores maiores. É uma maneira de realizar esse projeto sem grandes chances de endividamento.
Com o valor do consórcio em mãos, você terá a liberdade de escolher como gastar esse dinheiro em relação à obra, escolhendo os materiais, fornecedores e profissionais, adaptando o valor do crédito ao que você precisa. Vale lembrar que, em alguns casos, as administradoras exigem uma comprovação de que esse dinheiro foi destinado aos fins corretos, então certifique-se de usar esse valor da maneira correta.
Em relação às desvantagens, a primeira é em relação ao tempo. Ao recorrer a um consórcio, é preciso entender que ele não é uma opção imediata. Como a contemplação depende de sorteio ou de lance, pode demorar meses ou anos até chegar a sua vez. Caso você precise realizar a reforma com urgência, é mais viável recorrer a um financiamento ou empréstimo.
Outra questão em relação ao tempo do consórcio é a validade desse compromisso financeiro, que durará bastante tempo. Ou seja, é preciso ter um bom planejamento financeiro para arcar com essa despesa sem comprometer o orçamento.
O consórcio para reforma é uma ótima opção para quem deseja fazer uma reforma, mas que não é um projeto que exige urgência. É ideal para pessoas que estão com o planejamento financeiro em dia e querem evitar juros altos e o risco de envidamento. É uma modalidade vantajosa para quem não quer impactar muito o orçamento familiar.
Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.
Referências:
https://blog.racon.com.br/consorcio-para-reforma-de-imovel/
https://www.embracon.com.br/blog/afinal-vale-a-pena-fazer-um-consorcio-para-reformar-a-casa
Leia mais sobre consórcios em: https://pixin.com.br/category/consorcio/