O programa Bolsa-Atleta é uma iniciativa do Governo Federal, que oferece auxílio financeiro direto à atletas de alto rendimento.
Ele foi criado pela Lei nº 10.891/04, e é regulamentado pelo Decreto nº 5.342/05.
A finalidade desse programa é permitir que os atletas possam se dedicar integralmente aos treinamentos e competições, sem preocupações financeiras.
Assim, esse programa consegue proporcionar aos esportistas condições mínimas para treinarem e competirem com tranquilidade e exclusividade.
Esse apoio abrange eventos das mais variadas naturezas, como em diferentes locais, e, por exemplo, sul-americanos, pan-americanos, mundiais, olímpicos e paralímpicos.
A Bolsa-Atleta é divida em categorias, as quais incluem a categoria Base, categoria Estudantil, categoria Nacional, categoria Internacional, categoria Olímpico/Paralímpico, e até mesmo a categoria Pódio, para quem está entre os 20 primeiros do ranking olímpico ou mundial.
Essa última, na verdade, é voltada para aqueles atletas com chances verdadeiras de chegar à disputas de finais e medalhas em competições internacionais!
Quais as Vantagens Desse Programa?
Apoio Financeiro:
Recebendo esses recursos, o atleta pode financiar seus treinos, ou mesmo transportes, alimentação, materiais esportivos e até equipe, como suporte técnico.
Reconhecimento Institucional:
Uma vez selecionado, o esportista se torna elegível no sistema oficial do esporte federal, com visibilidade nacional e respaldo legal.
Patrocínios Privados:
Desde 2012, os atletas inclusos nesse programa podem ter ouros patrocinadores privados, o que aumenta ainda mais os recursos!
Acessibilidade:
Como vimos, essa bolsa apoia diferentes categorias de atletas, desde os mais experientes, até os iniciantes, incentivando o progresso dentro do esporte.