O ID Jovem, ou Identidade Jovem, é um documento virtual para jovens de baixa renda, que garante o acesso mais fácil à direitos!
Esse é um programa criado pelo Governo Federal, regulamentado pelo Decreto nº 8.527/15, baseado no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/13).
Quais Direitos o ID Jovem Garante Acesso?
Meia-entrada:
Esse benefício proporciona 50% de desconto em eventos artísticos, culturais e esportivos, como por exemplo em cinemas, teatros, shows, jogos e apresentações.
Transporte interestadual:
Esse programa garante até duas vagas gratuitas para cruzar as fronteiras dos estados.
Ainda, se essas duas vagas não estiverem disponíveis, serão disponibilizadas duas vagas adicionais com 50% de desconto em transportes como ônibus, trens e até mesmo embarcações convencionais.
Isenção de taxa:
Para a emissão da Carteira de Identidade Estudantil, por exemplo, não será necessário o pagamento de taxa alguma.
Qual o Objetivo desse Programa?
Na verdade, o objetivo principal do ID Jovem é justamente fomentar à inclusão social, removendo barreiras econômicas que afastam os jovens de baixa renda de diversas atividades, de mais variadas naturezas, como cultura, educação, mobilidade, esporte e artes.
Assim, com a garantia de um acesso mais facilitado à esses espaços, as previsões do Estatuto da Juventude encontram desenvolvimento mais adequado, permitindo que jovens de diferentes classes sociais e econômicas frequentem os mesmos espaços.
Outro ponto que vale mencionar é que, por estar em meio virtual, e por ter sua emissão isenta de taxa, o acesso ao benefício é fácil, derrubando barreiras de funcionamento e financeiras.