Como Contratar o Bolsa Verde? -

Como Contratar o Bolsa Verde?

O programa Bolsa Verde, na verdade, possui função dupla de proteger a natureza e apoiar a população vulnerável, conciliando desenvolvimento social com preservação do meio ambiente.

Quais os Requisitos do Programa?

Para conseguir ser beneficiário do programa, é necessário satisfazer alguns requisitos previstos em Lei.

Antes de mais nada é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Esse cadastro serve como instrumento oficial para identificar e caracterizar a população de baixa renda no Brasil. 

Isso é importante porque apenas famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem participar do Bolsa Verde.


Além disso, é necessário que a residência fique situada em uma das áreas prioritárias para conservação ambiental, definidas pelo governo. 

Como exemplo, podemos destacar as unidades de conservação de uso sustentável (Lei nº 9.985/2000) e projetos de assentamento ambientalmente diferenciados, além de outras áreas de interesse para conservação, conforme definido por regulamentação do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Outro ponto indispensável é o respeito à legislação vigente, como conservar a cobertura vegetal, não aderir práticas que desmatem e utilizar os recursos naturais de forma sustentável.

Se essas condições forem descumpridas, pode haver o cancelamento do benefício.

Como Acessar o Benefício?

Há uma seleção das famílias que se enquadram nos critérios do benefício, feita pelo Governo Federal em conjunto com órgãos de conservação.

Após a identificação, a família é comunicada sobre a inclusão no programa e precisa assinar um termo de adesão, comprometendo-se a seguir as regras de preservação ambiental.

Como se Dá o Pagamento?

O pagamento do benefício é realizado à cada três meses, e possui o valor de R$ 300, por meio da Caixa Econômica Federal. 

Vale ressalva que o pagamento é realizado de forma direta à família cadastrada, garantindo segurança e transparência na operação.

Concluindo…

Basicamente, para participar do Programa Bolsa Verde não exige inscrição direta por parte do cidadão. Isso porque a seleção depende dos dados do CadÚnico.

Portanto, se você está interessados em participar, é primordial que você mantenha os seus dados do CadÚnico devidamente atualizados, constando também informações de renda e endereço.

Resumindo então, os requisitos para participar do Bolsa Verde incluem estar inscrito no CadÚnico e com o cadastro atualizado, viver em área considerada prioritária para conservação ambiental, ser selecionado pelo governo federal em articulação com os órgãos, assinar o termo de adesão ao programa e cumprir as condicionalidades ambientais exigidas.

SAIBA MAIS

Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.

Aprovação mediante análise de crédito por parte da instituição financeira.

Referências:

https://www.gov.br/

Leia mais sobre em: https://pixin.com.br/category/blog/

Rolar para cima