Para um empréstimo ser consignado significa dizer que o pagamento das mensalidades é descontado direto da sua folha de pagamento.
Por isso, é um requisito imprescindível você ser um trabalhador com carteira assinada (CLT) e vínculo empregatício ativo, incluindo trabalhadores domésticos e rurais, além de diretores não empregados com direito ao FGTS..
Esse fator, além de facilitar sua vida, uma vez que o pagamento é descontado de forma automática, diminui o risco de inadimplência que você pode representar ao banco.
Ou seja, podem ser contratados com taxas mais baixas que as do crédito pessoal tradicional, por contar com garantia por renda.
Mas lembre-se! Você precisa organizar sua margem consignável para contratar esses serviços.
O Que é Margem Consignável?
Essa é uma porcentagem prevista na legislação que define o limite máximo que você pode comprometer seu salário ou benefício para pagar parcelas de um empréstimo consignado.
Hoje, a margem consignável do INSS é de 45%, sendo que até 35% do recebimento mensal pode ser descontado para o pagamento das parcelas do empréstimo consignado, 5% para o pagamento do cartão de crédito consignado e 5% para cartão de benefício consignado!
O que é diferente, por exemplo, para servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada, onde a margem pode ser de até 35% para empréstimo e 5% para cartão.
Essa medida traz segurança para você que está tomando o empréstimo, e evita que você contraia dívidas maiores do que você poderá pagar!
Outro fator que é importante ter em mente o significado quando se fala de empréstimo é o Custo Efetivo Total, ou CET.
Custo Efetivo Total (CET):
Através da simulação você consegue visualizar de forma clara o CET (Custo Efetivo Total) envolvido ao seu empréstimo.
Mas você sabe o que essa sigla quer dizer?
Poucas pessoas sabem, mas para contratar o empréstimo ideal é fundamental que antes você tenha entendimento sobre as taxas de juros e o CET.
A taxa de juros se refere ao valor que a instituição financeira cobra pelo dinheiro emprestado, enquanto o CET inclui todo e qualquer custo associado ao crédito, tipo taxas administrativas e impostos.
Por isso, é imprescindível que você compare essas taxas antes de escolher o empréstimo, porque ela é, na verdade, todo o seu gasto, de fato, com relação ao empréstimo que está contratando.
Para Quem é esse Empréstimo?
Ou seja, resumindo, esse crédito é voltado para pessoas maiores de 18 anos, com carteira assinada (CLT) e vínculo empregatício ativo, incluindo trabalhadores domésticos e rurais, além de diretores não empregados com direito ao FGTS.
Também é importante não ter contratos em atraso, empréstimos pessoais ou consignados em outras instituições financeiras e não ter comprometido 35% do salário líquido com outros empréstimos. A aprovação está sujeita à análise de crédito.
Quais as Vantagens desse Empréstimo?
Taxa de juros:
Como vimos, a taxa de juros e outras tarifas associadas costumam ser menores do que em empréstimos pessoais disponíveis no mercado, tendo em vista a garantia por renda.
Aqui as taxas de juros estão a partir de 1,85%, muito atrativas em contraste com o que temos hoje disponível no mercado de crédito brasileiro.
Dessa forma, você consegue economizar significativamente!
Desconto Automático:
Com o desconto direto da folha de pagamento, além de você conseguir condições melhores, você também ganha o benefício de não precisar lembrar todo o mês de efetuar o pagamento das parcelas, e correr o risco de ficar inadimplente.
Prazos Estendidos:
O Novo Crédito Consignado Itaú possui prazos personalizados e estendidos, podendo chegar em até 84x.
Assim, você consegue diluir as parcelas do seu empréstimo conforme a sua capacidade de pagamento, evitando o endividamento.