Educação Financeira – como e porquê colocar em prática

Muito se fala em planejamento e educação financeira, mas poucas pessoas sabem colocar isso em prática e adquirir o conhecimento, as habilidades as atitudes necessárias.

Para se organizar melhor, é preciso compreender os conceitos como dinheiro, poupança, investimento, orçamento, crédito, dívida, planejamento, seguro e outras facetas do universo financeiro.

Para resumir, o objetivo da educação financeira é dar às pessoas as habilidades necessárias para administrar o próprio dinheiro e atingir seus objetivos, sejam eles quais forem: poupar, ter uma reserva para evitar dívidas ou adquirir bens e serviços.

Para te ajudar nessa missão, separamos um passo a passo com dicas imperdíveis para você melhorar sua educação financeira.

 

Faça uma planilha:

Anote suas despesas organizadamente por meio de uma planilha separada por categorias. Você pode encontrar diversos modelos prontos na internet ou até utilizar aplicativos. Não esqueça de anotar TUDO, inclusive gastos mínimos como um chiclete ou um cafezinho.

Se você prefere à moda antiga, algumas folhas de papel, uma caneta e uma calculadora já resolvem.

 

Identifique onde você pode economizar:

Com a planilha fica muito fácil de visualizar onde estão seus gastos e onde você pode economizar. Você pode começar, por exemplo, economizando alguns poucos reais e conforme sua habilidade for aumentando, vai perceber que fica cada vez mais fácil.

 

Elabore metas:

Não deixe de fora os seus objetivos e metas pessoais, coloque-os no documento e, de preferência, com prazos para alcançá-los. Essa é uma maneira eficiente de coloca-los como prioridade.

 

Guarde dinheiro:

Parece difícil, mas você deve evitar gastar todo o seu salário do mês. É importante ter reservas para emergências ou para aquela viagem que você tanto quer fazer.

 

Estude:

Se você quer ter educação financeira, precisa estudar. Seja por cursos, workshops, livros, vídeos e recursos online, manter-se sempre atualizado sobre os principais assuntos e novidades em cartões de crédito, contas digitais, empréstimos, financiamentos e consórcios é fundamental para sua organização. Fique de olho no PIXIN para estar por dentro dos principais assuntos.

 

Faça investimentos:

Dentro dos seus estudos, inclua estudar sobre “investimento”, seja ele em renda fixa ou variável. Procure uma boa corretora e entenda os processos.

 

Educação financeira deve vir de “berço”:

Se você é pai, mãe ou tutor de alguma criança, saiba que desempenha um papel significativo na educação dela. Não deixe as finanças de lado, forneça conhecimento sobre o assunto desde os primeiros anos de vida dela. essas comversas ajudam no desenvolvimento precoce de hábitos sólidos.

 

Como funciona a educação financeira nas escolas?

O desenvolvimento dos jovens é fundamentalmente influenciado pela educação financeira nas escolas, que os capacita a tomar decisões certeiras ao longo de suas vidas.

As escolas podem ajudar os alunos a compreender o valor da gestão do dinheiro, a virtude do trabalho, a importância da poupança e o impacto das decisões financeiras em suas vidas e na sociedade como um todo.

A educação financeira precoce nas escolas é importantíssima porque dá aos alunos a chance de construir uma base sobre orçamento, poupança, investimento, crédito e empreendedorismo. Assim, os alunos não se sentirão perdidos quando entrarem para a vida profissional.

A dica aqui é usar exemplos de dentro do cotidiano dos estudantes e ter uma abordagem prática e interativa.

 

Não consigo ter uma boa educação financeira por conta própria, o que eu faço?

Se mesmo com nossas dicas, você ainda sente que precisa se organizar melhor financeiramente, talvez seja a hora de você buscar ajuda de um profissional qualificado. Você consegue fazer isso por meio de:

Cursos presenciais: Existem inúmeras instituições, organizações sem fins lucrativos e faculdades que oferecem cursos presenciais para educação financeira. Essas aulas são ministradas por profissionais do ramo e abordam assuntos como gerenciamento de dívidas, investimentos, orçamento pessoal e, claro, planejamento financeiro. A duração pode variar de algumas horas a várias semanas.

Cursos online: Hoje existem muitos cursos sobre finanças pessoais que estão disponíveis em plataformas online com vídeos, materiais de leitura e exercícios práticos. E o interessante é que, na maioria deles, você consegue fazer as aulas no seu ritmo, sem depender de prazos e o material fica salvo com você.

Webinars e palestras: Algumas instituições e profissionais do setor oferecem webinars e palestras gratuitas sobre educação financeira sejam elas ao vivo ou gravadas.

Vídeos e artigos: Sem brincadeira, atualmente você tem MUITA informação de qualidade na palma da sua mão, literalmente. Com alguns cliques, você pode assistir a verdadeiras aulas em vídeos no Youtube ou ler artigos muito interessantes. E, sem querer puxar para o nosso lado, os artigos do Pixin podem te ajudar, hein. Rs.

Ah, e existem também programas de certificação disponíveis por aí que fornecem um currículo mais abrangente e estruturado, apesar de geralmente eles consomirem muito tempo e dinheiro, são formações e podem, inclusive compor o seu currículo.

 

Afinal, por que a educação financeira é importante?

Como vimos, a educação financeira está aí para te ajudar ter uma vida mais equilibrada e a tomar decisões melhores. Isso significa que se você tiver uma boa compreensão de conceitos como orçamento, poupança, investimento e dívida, você dificilmente se endividará.

Resumindo, com uma boa educação financeira, você têm maior probabilidade de ter uma vida estável, segura e pronta para atingir suas metas.

A educação financeira não só te dá o poder de cuidar de seus gastos, como tem impacto positivo na economia global como um todo. Uma população que tem acesso a isso é muito mais prospera e esse é o objetivo principal do Pixin, fornecer informação de qualidade e gratuita para os brasileiros.

Se você gostou deste artigo, leia outros em nosso blog.

 

Saiba Mais

 

Referência:

https://www.caixa.gov.br/

https://www.ev.org.br/

https://www.gov.br/

 

Rolar para cima