Entenda quais as vantagens e benefícios de cartões de crédito de lojas e descubra os riscos envolvidos.
Cada vez mais brasileiros estão aderindo aos cartões de crédito oferecidos por lojas como Casas Bahia, C&A, Renner e Magalu. Esses cartões atraem os consumidores com vantagens, como descontos na primeira compra e a possibilidade de parcelar em várias vezes sem juros. No entanto, será que esses benefícios realmente compensam?
Bom, como todos os cartões, existem possibilidades e pontos positivos que agregam muito na vida financeira dos clientes, mas que, por outro lado, pode prejudicar possuindo alguns fatores que são maléficos, havendo a necessidade de uma análise detalhada para garantir que tais cartões são ideais e acrescentarão no seu perfil.
O que são os cartões de crédito de lojas?
Os cartões de crédito de lojas são emitidos por redes de varejo, em parceria com instituições financeiras, e oferecem benefícios exclusivos para compras realizadas nas lojas físicas ou online dessas marcas. Com isso, tais cartões possui características e funcionamento de um cartão de crédito convencional, aceitos em outros estabelecimentos que integram a bandeira parceira, ou serem limitados ao uso apenas nas lojas emissoras.
Esses produtos financeiros são amplamente utilizados em grandes redes de varejo, como supermercados, lojas de roupas, eletrodomésticos e até farmácias, com o objetivo de fidelizar clientes e incentivar o consumo.
Ou seja, o intuito desses cartões é fidelizar os clientes e, em troca, oferecer alguns benefícios adicionais incluem descontos na primeira compra, promoções em lojas parceiras, atendimento prioritário no caixa e a possibilidade de realizar parcelamentos extensos sem juros
Vantagens dos cartões de crédito de lojas:
Os cartões de crédito de lojas oferecem diversos benefícios aos consumidores, que podem torná-los uma boa escolha dependendo do perfil de compra. Uma das principais vantagens incluem:
– Descontos exclusivos: Como dito anteriormente, uma das maiores vantagens dos cartões de loja é a oferta de descontos exclusivos, visto que os portadores do cartão podem obter descontos significativos em produtos selecionados, promoções especiais e liquidações. Esses descontos são oferecidos em períodos específicos, como datas comemorativas ou campanhas de vendas, tornando o cartão atrativo para quem faz compras recorrentes na loja.
-Parcelamento facilitado: outro benefício bastante comum é o parcelamento facilitado, em que as lojas disponibilizam cartões com vantagens parcelamento para compras em mais vezes do que seria permitido com outros meios de pagamento e, além disso, possibilitam a isenção cobrança de juros. Isso pode ser vantajoso para quem deseja adquirir produtos de maior valor, como eletrodomésticos e móveis, sem comprometer o orçamento mensal.
-Programas de fidelidade: A maioria dessas empresas que ofertam cartões de crédito proporcionam também programas de fidelidade para os seus clientes, que são vistos como acumulações de pontos ou cashback em suas compras, que podem ser trocaados por produtos, descontos futuros ou até mesmo serviços adicionais.
Como adquirir esses cartões?
Solicitar um cartão de loja costuma ser um procedimento ágil, geralmente levando de cinco a dez minutos, com o cartão sendo emitido na hora, de acordo com as lojas. Para isso, o cliente precisa apresentar documentos como CPF, identidade, comprovante de renda e residência. A solicitação também pode ser feita por meio do aplicativo ou site da loja.
Riscos envolvidos nos cartões de lojas:
Um dos maiores problemas que são viabilizados na utilização desses cartões é justamente o endividamento, pois o uso inadequado do cartão pode resultar em um acúmulo crescente de juros e levar à inadimplência.
De acordo com a economista Paula Sauer, professora de finanças comportamentais na Escola Superior de Propaganda e Marketing, muitos consumidores fazem uso do cartão de forma arriscada, tratando-o como uma extensão da renda para realizar compras, mesmo quando sua capacidade financeira não permite arcar com os pagamentos.
Outro risco que pode ser apresentado é o costume de emprestar o cartão para amigos e familiares. Além de ser uma prática proibida, isso pode levar o titular a ter que arcar com as dívidas de outras pessoas para evitar problemas com seu crédito e preservar seus limites disponíveis.
Dicas e cuidados para cartões de crédito de lojas:
Uma das melhores alternativas e estratégias a serem feitas é analisar as taxas de juros, se atentando aos prazos de vencimento das parcelas e evitando o uso do crédito rotativo, que pode rapidamente aumentar o valor da dívida.
Ademais, procure não possuir muitos cartões. Se o cartão é restrito a uma rede específica, é recomendável que o consumidor limite o número de cartões que possui ou, caso tenha vários, organize-se para usar apenas um por mês, a fim de manter o controle sobre suas despesas.
Outrossim, é interessante destacar que, antes mesmo de adquirir um cartão de loja, é fundamental que o consumidor faça um planejamento financeiro, definindo limites de gastos e evitando a compra por impulso, que pode ser comum diante das vantagens oferecidas pelos cartões.
Cancelamento dos cartões:
Para cancelar um cartão de loja, primeiro verifique se todas as faturas foram pagas para que, posteriormente, possa entrar em contato com o atendimento ao cliente da loja para solicitar o cancelamento e peça uma confirmação por escrito. Caso haja necessidade, envie uma carta formal solicitando o encerramento.
Após receber a confirmação, destrua o cartão e acompanhe seu relatório de crédito para garantir que o cancelamento foi registrado corretamente e que não há cobranças adicionais.
Referências:
https://pensandohojeoamanha.previnorte.com.br/
Leia mais sobre cartões de crédito em: https://pixin.com.br/category/cartao-de-credito/
Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.