O avanço de inovações tecnológicas transformadoras, como a Inteligência Artificial, vem impactando diversos setores, incluindo o mercado de pagamentos. Diante disso, podemos nos perguntar sobre qual será o futuro dos métodos de pagamento, por exemplo as compras por voz.
Pagamentos por aproximação, transações invisíveis e tokenização são algumas das tendências que indicam uma crescente demanda por rapidez, praticidade e segurança, tanto para as empresas quanto para os consumidores finais, mas, o que mais surpreende em relação a toda essa inovação são os cartões falantes, tornando-se um dos principais destaques entre as inovações previstas para 2025, essa funcionalidade certamente será uma das mais visadas. Ela vem no rastro de tecnologias desenvolvidas para melhorar a acessibilidade e garantir mais segurança nos pagamentos.
Sendo assim, considerada mais uma dessas tecnologias aplicadas aos cartões, a integração das compras por voz com cartões de crédito, permite uma nova forma de transação comercial, mais prática e conveniente.
O que são compras por voz?
As compras por voz se referem ao processo em que os consumidores utilizam assistentes virtuais, como Alexa, Siri e Google Assistant, para realizar pedidos e compras por meio de comandos de voz. Esse recurso aproveita o reconhecimento de fala e a inteligência artificial para interpretar instruções dos usuários, executando ações que vão desde a compra de produtos até o pagamento de serviços.
Integração dos cartões de crédito nas compras por voz:
Sendo os cartões de crédito uma modalidade muito vista na realização de pagamentos online, é integrado e inserido agora em compras por voz, seguindo uma lógica semelhante aos pagamentos convencionais. Nesse caso, seu funcionamento nesse método de pagamento se dá a partir da vinculação de cartões de crédito a esses sistemas, permitindo que as transações sejam processadas automaticamente quando um comando de voz é dado.
Funcionamento de compras com o cartão de crédito por voz:
Inicialmente, para que haja o consumo dessa modalidade de cartão falante o cliente solicita e recebe o cartão de crédito normalmente. Tal cartão vem preparado para ser pareado via Bluetooth, bastando aproximá-lo do smartphone ou, caso não possua essa tecnologia, basta realizar um cadastro rápido em uma das configurações a partir de ferramentas do aparelho eletrônico no qual pretende utilizar. Posteriormente ao emparelhamento, o cartão está pronto para ser usado.
Quando inserido em uma máquina de pagamento, ele se conecta ao celular através de um link seguro. Durante a transação, as informações são transmitidas do cartão para o smartphone e o valor da compra é comunicado ao cliente antes que ele insira a senha ou PIN. Durante a conclusão da transação, o cliente é informado, por voz, que a compra foi aprovada.
Ou seja, se um usuário solicitar a compra de um determinado item, o assistente virtual do aparelho eletrônico identifica as informações de pagamento previamente registradas, confirmará a compra com o cartão de crédito e finalizará a transação. Todo o processo pode ser concluído em questão de segundos, sem a necessidade de maiores interações humanas.
Tal procedimento pode ser utilizado para inúmeros tipos de compras, como itens de consumo, pedidos de comida, reservas de viagens, pagamentos de contas e até mesmo assinatura de serviços online, tudo por meio de comandos de voz.
Para que esse tipo de cartão seja utilizado com segurança e maior proteção dos dados, o cartão falante só pode ser conectado a um celular por vez, o que significa que, caso o cliente mude de smartphone, será necessário repetir o processo de emparelhamento.
Embora inovadora, essa solução apresenta limitações, como nas compras por aproximação, onde o recurso de voz não é ativado. Para utilizar o comando de voz, o cliente deve optar por transações tradicionais.
Benefícios do uso do cartão para pagamentos por voz:
Facilidade para o consumidor: uma das maiores vantagens envolvidas nesse recurso é exatamente por se tratar de um serviço fácil e conveniente ao consumidor, principalmente para aqueles que utilizam com afinco a modernidade e prioriza o tempo em todos os momentos, o que faz com que o uso de pagamentos por voz se torne algo muito valioso, devido à alta capacidade de realizar compras por meio de simples comandos de voz pode agilizar tarefas do dia a dia.
Além disso, a facilidade se torna ainda mais interessante em situações onde o uso de dispositivos manuais é inviável, como ao dirigir, cozinhar ou realizar outras atividades.
Segurança nas transações por voz: esse tipo de modalidade de pagamentos envolve maior segurança, visto que conta a utilização de uma série de mecanismos, como a autenticação de voz, que reconhece o timbre e padrões de fala do usuário para garantir que apenas pessoas autorizadas realizem transações, como também a confirmação final antes de concluir uma compra, seja por meio de uma senha ou de um código adicional, aumentando o nível de segurança, o que já foi citado anteriormente.
Inclusão e facilidade para deficientes: sendo extremamente útil para pessoas com deficiência, especialmente para aquelas com deficiência visual, o uso de cartões falantes concretizam todo o processo através da comunicação verbal do valor da compra e a confirmação da aprovação da transação, oferecendo uma camada adicional de acessibilidade e possibilitando a realização dessas compras de maneira mais independente e segura, sem a necessidade de ler telas ou visualizar valores, que simplifica o processo para pessoas com limitações motoras, que podem ter dificuldade em manusear dispositivos ou inserir dados manualmente.
Referências:
https://blog.fortestecnologia.com.br/
Leia mais sobre cartões de crédito em: https://pixin.com.br/category/cartao-de-credito/
Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.