Como Cancelar um Cartão de Crédito?

Está insatisfeito e quer cancelar um cartão de crédito? Confira alternativas e estratégias de cancelamento para inúmeros casos.  

Ao longo do tempo de uso de um cartão de crédito, posteriormente a experiências e utilização para a realização de compras distintas e analisando na prática as condições e fatores que possuem nos cartões que fizeram com que adquirisse tal serviço, podemos perceber dentre inúmeras análises que talvez tal cartão de crédito não seja aquilo que você busca, ou que realmente precisava. E muitos casos, a busca por um cartão de crédito ideal envolve a aquisição e análises de muitos serviços de diversas instituições, o que possibilita a condição de cancelamento daqueles cartões que não favorecem a situação e gestão financeira e entre outros.  

Porém, existem soluções para tais cancelamentos, que podem ser métodos simples, rápidos, acessíveis ou, dependendo do cartão, pode gerar dificuldades, mas que são solucionados de forma tranquila e sólida, sem afetar em suas finanças.  

Cancelar x Bloquear: quais são as diferenças? 

 Existem diferenças entre bloquear e cancelar um cartão de crédito, visto que envolvem fatores relacionados ao tempo de suspensão e a possibilidade de reativação do cartão, em que no caso de bloqueio há o objetivo temporário que impede o uso do cartão de crédito, mas não encerra o contrato com a instituição financeira, que pode ser revertido a qualquer momento, permitindo que o cartão seja desbloqueado e utilizado novamente, desde que não haja problemas com a conta. 

 Desse modo, diferentemente do bloqueio, os cancelamentos do cartão de crédito são vistos como uma medida definitiva, encerrando o contrato com a administradora, que faz com que após o cancelamento, o cartão deixa de existir e não pode mais ser usado. 

 Ademais, tal cancelamento é realizado a partir do momento em que o cliente não deseja mais manter o cartão, quando quer evitar taxas de manutenção, ou após resolver situações de perda ou roubo. Já nos casos do bloqueio do cartão de crédito, tal medida é praticada em casos de perda temporária, roubo, suspeita de fraude ou até para controle de gastos.  

O que considerar antes de realizar o cancelamento do cartão de crédito?  

É fundamental que, anteriormente a realização e pedido de cancelamento do cartão de crédito, seja analisado e visto alguns conceitos de suma importância que, em casos de negligência nesses setores, pode haver consequências desfavoráveis para suas finanças.  

Sendo assim, um dos aspectos imprescindíveis é verificar o saldo devedor e as contas que foram parceladas, em que mesmo após o cancelamento, qualquer valor pendente, como compras parceladas ou a fatura do mês, ainda precisa ser pago. Por isso, certifique-se de que todas as dívidas estão quitadas ou tenha um plano para quitá-las antes de cancelar um cartão de crédito. Além disso, considere como estão os adicionais e taxas e juros embutidos nas parcelas do cartão e promova alternativas eficientes para considerar como isso será tratado após o cancelamento, em que é essencial entender as condições do pagamento das dívidas pendentes para evitar surpresas. 

 Outro aspecto interessante a ser visto antes do cancelamento do cartão de crédito é os benefícios e recompensas que podem ser utilizadas antes mesmo de cancelar, pois pode haver pontos ou milhas acumulados no programa de recompensas do cartão e, talvez cancelar não seja uma ideia viável, por resultar na perda desses benefícios. Por isso, considere resgatar seus pontos, transferi-los para outra conta, e certificar se o cartão oferece cashback, para que seja utilizado os valores acumulados antes de efetuar o cancelamento.  

 Atitudes e ações que auxiliam nesse processo: 

 1- Contato com a Central de Atendimento: entrar em contato com a central de atendimento do seu banco antes de solicitar o cancelamento é uma alternativa ideal para tirar dúvidas a respeito de condições, contratos, ofertas e entre outros, em que pode ser que, ao conversar com um atendente e verificar dados, pendências e utilização, é visto que seja viável permanecer com o cartão em aberto e negociar outros fatores, benefícios, métodos de uso e outros fatores que, a longo prazo podem fazer a diferença nas suas finanças.  

2- Confirme o cancelamento do cartão de crédito: para que o cancelamento seja consolidado e concretizado, é necessário a emissão, por parte do banco, de uma espécie de carta oficial ou até mesmo um comunicado que confirma e indica o cancelamento ou também a obtenção de uma fatura com valor nulo ou zerado. Entretanto, caso não houver tal documento bancário que confirme o seu cancelamento entre em contato com a central, pois pode ser que houve um problema relacionado a sua solicitação, o que, por consequência, pode envolver o seu nome em cadastros de SPC e Serasa em casos de inadimplências, adicionais de taxas pelo cartão e outras pendências.  

3- Consuma o cartão de crédito cancelado: ao verificar e analisar a solicitação de cancelamento e obter finalmente o cancelamento, poderá ser realizado a destruição do cartão, para rasurar o chip e impedir que qualquer problema venha ocorrer.  

Direitos do cliente ao cancelar o cartão:  

Você sabe informar seus direitos ao cancelar o cartão de crédito? Se não sabe, esse é o momento de entender que existem 3 direitos primordiais que devem ser assegurados nesse processo, em que se baseia em: 

 Direito de cancelamento a qualquer momento: o consumidor tem o direito de solicitar o cancelamento do cartão de crédito a qualquer momento, sem precisar justificar o motivo para a administradora.  

Direito de Cancelamento Sem Cobrança de Multa: é necessário considerar que não pode haver cobrança de multa pelo cancelamento do cartão, por mais que o cartão tenha sido emitido recentemente ou que o cliente não tenha completado um ciclo de uso anual, o consumidor tem o direito de cancelar sem custos adicionais. 

 Direito à Informação Sobre Dívidas e Encargos: além disso, o consumidor tem o direito de ser informado de forma clara sobre quaisquer valores pendentes, como faturas a pagar, parcelas futuras ou encargos relacionados ao uso do cartão antes de efetuar o cancelamento. 

Saiba Mais

Referências:  

https://www.idinheiro.com.br/  

https://www.serasa.com.br/

Leia mais sobre cartão de crédito em: https://pixin.com.br/category/cartao-de-credito/

 

Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas. 

 

 

Rolar para cima