O fim de ano é uma época cheia de compromissos que, entre muitas coisas, envolvem gastos financeiros. São presentes, festas, viagens e despesas inesperadas podem desequilibrar o orçamento.
Embora seja um período de celebração, é muito importante ter algumas estratégias para ajudar a manter as contas sob controle, garantindo um início de ano tranquilo e financeiramente saudável. Confira algumas dicas abaixo!
Planeje antes de gastar
Antes de se envolver nos gastos típicos das festas, faça uma análise do seu orçamento. Isso significa que você deve considerar seus gastos fixos, variáveis e separar um valor para destinar para as festividades – sem que eles comprometam suas finanças futuras. Você pode criar planilhas ou até usar esses aplicativos de controle financeiro para conseguir organizar tudo da melhor forma.
Defina as prioridades do fim de ano
Nem todos os gastos têm o mesmo peso ou urgência. Dessa maneira, uma das coisas a se fazer é definir quais despesas são indispensáveis, como ceia de Natal e os presentes para familiares próximos, por exemplo. Evite compras impulsivas e foque no que realmente importa para você e sua família.
Estabeleça um limite para presentes e eventos de fim de ano
Os presentes costumam ser uma das principais fontes de despesas no fim de ano. Para evitar exageros, defina um teto de gastos para cada pessoa ou grupo. Nos eventos, a mesma coisa. São festividades de amigos, trabalho, academia, curso… Se você precisa estar em todas, busque formas de economizar ou priorize apenas aquelas em que você mais quer estar.
Pesquise antes de comprar
A pesquisa de preços é uma prática essencial para quem pensa em economizar. Nessa época, muitos produtos aumentam de valor por conta da grande demanda de compra de presentes. Ao pesquisar valores, você pode ter boas surpresas e pagar um bom preço pelo o que deseja.
Mas lembre-se: descontos não são uma desculpa para comprar itens desnecessários. Avalie se cada compra realmente faz sentido dentro do seu planejamento.
Cuidado com o cartão de crédito
O cartão de crédito é uma solução relativamente prática, mas também pode ser uma armadilha financeira. Nesse caso, é interessante dar preferência a pagamentos à vista ou a opções que não envolvam juros. Caso precise parcelar, certifique-se de que as parcelas caibam no seu orçamento e que você possa quitá-las sem comprometer outras prioridades.
Atenção aos gastos do início do ano
O fim de ano tem muitos acontecimentos, festas e oportunidades de celebrar um novo tempo que está por vir… Por isso, é comum esquecer que o início do ano também traz gastos significativos, como matrícula e material escolar, IPVA e IPTU. Pense nisso quando estiver fazendo o seu planejamento e, se possível, reserve parte do orçamento atual para essas despesas, para evitar começar o ano com dívidas acumuladas.
Monitore os gastos do fim de ano
Durante esse o período de festas, acompanhe os seus gastos diariamente. Isso ajuda a manter os pés no chão e a evitar que pequenas compras, como decorações ou alimentos extras, se acumulem sem perceber – e também evita aquela surpresa terrível de saber que não tem mais saldo quando o cartão é recusado em uma compra.
Alguns aplicativos como Organizze, Wallet e Wisecash facilitam esse controle e até enviam alertas sobre o limite de despesas.
Faça uma análise pós-período de fim de ano
Uma boa forma de entender seu comportamento financeiro é fazendo uma análise do período que já passou. Assim, no próximo ano, você pode tomar decisões financeiras melhores. Então, separe um tempo para rever o seu planejamento e como ele foi executado. Identifique se houveram excessos e pense em como evitar os mesmos erros no próximo ano. Essa análise é muito importante para um planejamento financeiro mais eficiente no futuro.
Converse com a sua família sobre as finanças
Um bom planejamento financeiro requer o empenho de todos. Por isso, o dinheiro não pode ser um tópico sensível em uma família. Converse com as demais pessoas da casa sobre a importância de um consumo consciente e do controle de gastos e, juntos, pensem em metas para economizar.
Afinal, transformar todo esse esforço em um planejamento coletivo deixa as coisas mais leves e até mais divertidas.
O fim de ano é uma oportunidade de celebrar conquistas e renovar esperanças, mas isso não deve comprometer sua saúde financeira. Com um bom planejamento, organização e controle, é possível aproveitar as festividades sem exageros, garantindo um início de ano mais equilibrado.
Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.
Referências:
https://einvestidor.estadao.com.br/
https://borainvestir.b3.com.br/
Leia mais sobre assuntos financeiros em: https://pixin.com.br/category/blog/