Como Ter Acesso à Farmácia Popular? -

Como Ter Acesso à Farmácia Popular?

Primeiramente, vale mencionar que quando surgiu, a Farmácia Popular era voltada somente para medicamentos que tratavam a hipertensão, diabetes e asma.

Com o passar dos anos, o Governo incluiu diversos outros medicamentos gratuitos, expandindo seu público alvo.

Desde fevereiro de 2025, o Programa Farmácia Popular passou a disponibilizar gratuitamente 100% dos medicamentos e insumos de seu elenco aos brasileiros.

Quais são os Novos Remédios Disponíveis?

Dentre esses novos fármacos, podemos mencionar remédios para a osteoporose, anticoncepcionais, colesterol alto, rinite, Parkinson e glaucoma, totalizando em 12.

Ainda, a Farmácia Popular oferece, atualmente, absorventes higiênicos de forma gratuita através do Programa Dignidade Menstrual, voltado para estudantes de baixa a renda e mulheres em situação de vulnerabilidade social.


O Governo consegue, por meio da Fiocruz e do Ministério da Saúde, subsidiar esses medicamentos, isentando-os de impostos e proporcionando os descontos que chegam à 85%.

Dessa forma, os medicamentos podem ser comprados nas farmácias públicas ou, se preferir, na rede privada que possua credenciamento com a Farmácia Popular!

Como solicitar?

Primeiro, para que você faça a solicitação com facilidade e tranquilidade, atente à documentação mínima necessária:

  • Documento oficial com foto atualizado que contenha o CPF (Cadastro de Pessoa Física): CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou RG (Registro Geral);
  • Receita médica válida (pode ser do SUS ou de médico particular);

Vale ressalva para que se a sua necessidade for de fralda geriátrica, é imprescindível ser idoso (com idade igual ou maior de 60 anos) ou pessoa com deficiência com prescrição médica com CID capaz de comprovar.

Por fim, se for o caso de um paciente acamado, que, por óbvio, não consiga comparecer, deve ser representado por um responsável legal, ou com um procurador com procuração judicial para conseguir efetuar a retirada dos remédios.

Passo a passo:

Agora que você conhece à documentação exigida e alguns requisitos importantes, vamos ao passo a passo:

Passo 1:

Vá até uma unidade da rede pública do SUS ou até uma farmácia credenciada.

“Mas como faço para saber se é credenciada?”

Bom, é muito simples! A drogaria privada deverá exibir a logo “Aqui Tem Farmácia Popular”!

Passo 2:

Você já conhece os documentos obrigatórios!

Portanto, tenha em mãos o seu documento de identificação com foto e CPF (CNH ou RG), receita médica válida (podendo ser do SUS ou particular) e, se for o caso de fraldas geriátricas, como vimos antes, a prescrição médica com CID.

Passo 3:

Esse é o momento da dispensação, que será feita pelo farmacêutico credenciado, que consiste em você pagar somente o valor residual (o que sobrou do desconto).

Mas, se você for beneficiário do Bolsa Família, não há custo algum!

QUERO ME CADASTRAR

Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.

Aprovação mediante análise de crédito por parte da instituição financeira.

Referências:

https://www.gov.br/

Leia mais sobre em: https://pixin.com.br/category/blog/

Rolar para cima