Muitos bancos estão em transição digital e buscam modernizar seus serviços tradicionais, como é o caso da Caixa TEM Digital.
Conhecida por ser uma das instituições mais consolidadas do Brasil, influente em diversos benefícios sociais, a Caixa também buscou soluções para entrar no mercado digital. Além das facilidades que esse meio oferece, ela também aproveitou para inserir novos formatos de acesso e consulta à produtos trabalhistas.
Por isso, é importante entender como funciona essa conta digital e conferir quais funcionalidades ela oferece!
O que é a conta Caixa TEM Digital?
O Caixa Tem é um aplicativo completo que traz também uma conta-corrente digital para os usuários. Ou seja, disponibiliza serviços financeiros pela internet.
Assim como a poupança digital da Caixa, esse produto é totalmente gratuito, sem cobrança de tarifas de manutenção. A proposta da Caixa é transformar o Caixa Tem em um banco digital voltado para a população de baixa renda, já que, segundo a instituição, esse público enfrenta mais dificuldades em acessar os bancos digitais.
Além disso, a intenção é ter uma ferramenta que ajude os trabalhadores e consumidores a conferir seus direitos trabalhistas.
Quais as vantagens da conta Caixa TEM Digital?
Os principais pontos positivos desse serviço é ser um canal para os usuários que trabalham em regimes CLT.
Por exemplo, o Caixa Tem permite movimentar o saldo da Poupança Social Digital e acessar benefícios, possibilitando aos cidadãos que confiram programas como Auxílio Brasil e Emergencial, Abono Salarial (PIS), FGTS e Seguro-Desemprego.
Por meio do aplicativo, os usuários podem realizar diversas transações bancárias, como consultar benefícios sociais (Auxílio Brasil, Abono Salarial, Auxílio Emergencial, Seguro-Desemprego, espelho do PIS e FGTS Emergencial).
Ainda, pode fazer compras com cartão de débito virtual ou QR Code, pagar boletos, efetuar transferências para outras contas, cadastrar chaves Pix, realizar saques sem cartão e atualizar o cadastro pessoal.
Quais são as limitações da conta?
Por outro lado, por se tratar de uma conta digital ainda em desenvolvimento, ela possui algumas limitações relacionadas à movimentação, saldo, pagamentos e transferências.
Essas restrições incluem movimentação e saldo limitados a R$ 5 mil, até dois saques digitais (sem cartão) por mês em terminais de autoatendimento, casas lotéricas e/ou correspondentes bancários e até três transferências mensais para contas de outros bancos (com transferências e recebimentos ilimitados via Pix e entre contas Caixa).
Além disso, também gera apenas dois extratos por mês com a movimentação dos últimos 30 dias (sendo as consultas por meios digitais, sites e aplicativos Caixa ilimitadas).
Caso algum desses limites seja ultrapassado, os serviços serão cobrados de acordo com a tabela de tarifas vigente. Além disso, se a conta movimentar mais de R$ 5 mil no mesmo mês, ela será bloqueada.
Por isso, se as demandas superarem essas limitações, acaba sendo mais interessante ter outra conta para uso no dia a dia.
Como criar uma conta Caixa TEM Digital?
Para entrar na Caixa TEM Digital pelo aplicativo basta realizar a inscrição, já com o número social, e seguir os passos de registro.
O usuário pode baixar o aplicativo oficial, inserir o CPF e conferir se o sistema encontra o usuário. Isso porque é comum que muitos trabalhadores tenham conta na Caixa ou recebam seus benefícios por ela. Assim, a conta digital já consegue completar o perfil com informações prévias.
Mas se for seu primeiro acesso, clique em “cadastrar-se” e abra a conta. Em seguida, crie o perfil informando alguns dados pessoais e confirme os documentos enviando uma foto deles, além de uma selfie segurando seu RG ou CNH, para segurança.
O processo é todo online, mas existe a possibilidade de pedir ajuda nas agências físicas, com especialistas orientados para auxiliar o público nessa questão.
Vale a pena abrir uma conta Caixa TEM Digital?
Se você é usuário dos benefícios sociais trabalhistas, vale a pena ter uma conta Caixa TEM Digital, pelas facilidades e acessibilidade a diversos serviços. Desde a poupança, FGTS, até auxílio-doença e seguro-desemprego, é mais fácil solicitar ajuda pelo aplicativo.
Além disso, a migração de operação também torna as rotinas mais simples, agilizando o dia a dia do trabalhador e do usuário que usa a Caixa Econômica Federal.
Por outro lado, para consumidores comuns, a conta corrente não é tão interessante, pelas restrições de movimentação e transferências. Nesse caso, é mais atrativo procurar outros bancos digitais com menos limitações.
Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.
REFERÊNCIAS:
https://www.caixa.gov.br/caixatem/Paginas/default.aspx
Leia mais sobre contas digitais em: https://pixin.com.br/category/conta-digital/