Consórcio de Serviços: tudo o que você precisa saber

O consórcio é muito conhecido por ser uma modalidade financeira para a compra de bens como automóveis e imóveis. Porém, o consórcio de serviços tem ganhado espaço nos últimos anos, por ser uma solução prática para quem deseja realizar seus objetivos sem arcar com juros elevados. 

Se você já pensou em investir em uma viagem, uma festa de casamento, uma cirurgia estética ou até mesmo em educação, essa pode ser a alternativa ideal.

Nesse artigo, vamos explicar o que é o consórcio de serviços, como ele funciona, suas vantagens e desvantagens. Confira! 

O que é um consórcio de serviços?

O consórcio de serviços é uma modalidade de compra planejada que permite ao consumidor acessar recursos financeiros para pagar por serviços específicos. 

É diferente dos consórcios de bens, que têm como objetivo adquirir itens como carros ou imóveis. Dessa maneira, o consórcio de serviços é voltado para experiências ou necessidades como:

  • Educação: intercâmbios, cursos universitários ou profissionalizantes;
  • Eventos: festas de casamento, aniversários ou formaturas;
  • Saúde e estética: cirurgias plásticas, tratamentos médicos ou odontológicos;
  • Viagens: férias internacionais, cruzeiros ou estadias em resorts.

Assim como os consórcios tradicionais, esta modalidade é gerida por administradoras regulamentadas pelo Banco Central do Brasil, garantindo segurança para os participantes.

Como funciona o consórcio de serviços?

O funcionamento do consórcio de serviços é muito semelhante ao de outros tipos. Começa a partir da formação de um grupo, em que pessoas com interesses de compras semelhantes se reúnem, por meio de uma administradora. 

A partir disso, elas começam a contribuir mensalmente com um valor determinado com base no valor do crédito que deseja contratar. 

Então, todo mês a administradora faz um sorteio para definir quais participantes serão contemplados com a carta de crédito (que é o valor para pagar determinado bem ou serviço). Além disso, ainda existe a chance de ser contemplado através dos lances, que são uma espécie de adiantamento do pagamento. 

Depois de ser contemplado, o participante recebe uma carta de crédito para pagar o serviço desejado. Vale lembrar que, mesmo após ser contemplado, o participante eve continuar pagando as parcelas até o final do prazo que acordou com a administradora. 

Quais são as vantagens do consórcio de serviços?

O consórcio de serviços reúne uma série de benefícios, principalmente para quem busca um planejamento financeiro. 

Diferente do financiamento, por exemplo, o consórcio não cobra taxa de juros, apenas uma de administração que costuma ser bem mais baixa. 

Além disso, para começar, o participante não precisa ter todo o valor do serviço em mãos e nem comprovar uma renda alta para participar. É ideal para quem precisa de um serviço mas não tem como arcar com ele integralmente no momento. 

O consórcio também oferece uma maior possibilidade de planejamento financeiro, visto que estimula a poupar de maneira disciplinada para conseguir aquele objetivo. 

E as desvantagens?

Apesar das vantagens, o consórcio de serviços também apresenta alguns pontos de atenção. O primeiro deles é o prazo para contemplação. Como depende dos sorteios ou lances, o participante pode demorar meses ou anos para ser contemplado. Dependendo do serviço que deseja realizar, pode não ser a opção mais interessante. 

Além disso, o consórcio, como qualquer alternativa de crédito, exige um compromisso financeiro. Ou seja, é um valor que será descontado mês e mês, durante determinado tempo, da sua renda mensal. É preciso se planejar bastante antes de recorrer a esse meio. 

Em algumas administradoras, pode acontecer do contrato ter uma cláusula que exige que o valor do crédito seja usado exclusivamente para o fim ao qual ele é solicitado. Nesses casos, podemos acrescentar como desvantagem a falta de flexibilidade para o uso do dinheiro. 

Para quem o consórcio de serviços é indicado?

Essa modalidade é ideal para pessoas que desejam realizar projetos ou contratar serviços que exigem planejamento financeiro e não têm pressa para acessar o crédito. 

Ou seja, é vantajoso para quem quer contratar o serviço sem adquirir uma dívida com juros altos, para quem quer planejar eventos importantes com antecedência ou investir em melhorias profissionais ou pessoais. 

Por fim, vale dizer que consórcio não é a melhor opção para quem tem pressa para determinado serviço. Um bom exemplo é o da área da saúde. No caso das cirurgias, o consórcio é uma opção mais viável para quem deseja fazer uma cirurgia com um apelo mais relacionado ao da estética, que não represente um impacto tão significativo para a saúde. 

Agora, para quem tem uma certa urgência e precisa resolver um problema de saúde o quanto antes, é importante buscar outras formas de crédito. 

Saiba Mais

Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.

Referências:

https://blog.unicreddigital.com.br/

https://ademicon.com.br/

Leia mais sobre consórcios em: https://pixin.com.br/category/consorcio/

Rolar para cima