Consórcio MRV: Conquiste sua casa própria

Consórcio MRV: Uma boa opção para viabilizar o sonho da casa própria

Ter um imóvel próprio é uma grande conquista para qualquer pessoa. O alto custo de compra, muitas vezes, dificulta a aquisição de um bem tão importante. Diante disso, contratar o Consórcio MRV pode ajudar a realizar o seu sonho da casa própria. Para saber como, continue a leitura deste artigo!

O que é um Consórcio?

Um consórcio é como um sistema em que um grupo de pessoas físicas e jurídicas que economizam dinheiro, formando uma poupança coletiva para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. Em suma, trata-se de uma espécie de um autofinanciamento.

Ao longo do período de vigência do contrato do consórcio, cada um dos membros do grupo paga uma parcela fixa e sem juros à Administradora de Consórcios. É imprescindível que a administradora tenha autorização do Banco Central do Brasil para prestar esse serviço.

Bens consorciáveis: 

  • Veículo automotor, aeronave, embarcação, máquinas e equipamentos;
  • Qualquer bem móvel ou conjunto de bens móveis novos;
  • Qualquer bem imóvel, construído ou na planta (inclusive terreno); 
  • Construção ou reforma;
  • Serviços

Adesão e Contemplações

Quem deseja participar de um consórcio pode se inserir num grupo em formação ou já em andamento. A adesão de uma pessoa a um grupo de consórcio se dá por meio da assinatura do seu contrato de participação. Este documento deve, imprescindivelmente, conter e detalhar todas as regras do consórcio, como o número de cotas, a periodicidade dos pagamentos, o objeto, o prazo e todas as taxas.

A contemplação é atribuiç​ão de crédito ao consorciado para a aquisição de bem ou serviço. Ou seja, no momento em que for contemplada, a pessoa que participa do consórcio vai poder receber aquilo pelo que está pagando. Os pagamentos não param por aí: é necessário pagar todas as parcelas até o final do período de vigência do contrato.

As contemplações são definidas em sorteios ou lances (esta última só pode ser feita após as contemplações por sorteio ou se estas não forem realizadas por falta de recursos). No caso do Consórcio MRV, os grupos são formados por pessoas interessadas em adquirir, exclusivamente, apartamentos que já estão prontos para morar. 

Reajuste de parcelas

Atualiza-se o valor das parcelas do seu consórcio de acordo com os índices e periodicidade estabelecidos no contrato de adesão. Ou seja, o objetivo do ajuste no valor das parcelas que ainda estão por vencer é manter o poder de compra dos consorciados quando o bem fica mais caro e/ou a inflação aumenta.

No caso de imóveis, é comum que se utilize o Índice Nacional da Construção Civil (INCC) como indexador. Já os consórcios de veículos costumam dar preferência ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), tendo as tabelas de preços das montadoras como principais referências de correção do valor das parcelas do seu consórcio.

A periodicidade do reajuste depende do indicador utilizado. Por exemplo: o ajuste é anual quando o IPCA é o índice utilizado como base, mas essa periodicidade tem uma variação mais frequente no caso das tabelas das montadoras.

Motivos para escolher o Consórcio MRV

No Consórcio MRV o cliente utiliza a sua carta de crédito para concretizar a conquista de seu novo apartamento com condições especiais que facilitam os pagamentos, a organização e o planejamento financeiro. Neste consórcio a entrada é facilitada e pode ser dividida.

Além disso, a empresa tem um catálogo com imóveis à venda em mais de 160 cidades do Brasil com crédito aprovado na hora, sem maiores burocracias.

Passo a passo da contratação do Consórcio MRV

Então você decidiu que um consórcio é a melhor forma de investir na realização do seu sonho de comprar um apartamento só seu e sair do aluguel? Agora vamos te explicar passo a passo como funciona o processo de adesão ao Consórcio MRV!

O primeiro passo é acessar o site da MRV para consultar o catálogo de imóveis prontos e escolher aquele que mais te agrada. A simulação on-line assegura que o imóvel desejado é compatível com a sua carta de crédito.  

Após a análise de crédito, o cliente assina o contrato digitalmente, com conforto e segurança. Feito isso, basta pagar as suas parcelas, aguardar a contemplação e pegar as chaves do seu apartamento!

Saiba Mais

Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas. 

Referências

https://www.mrv.com.br/consorcio

https://abac.org.br/o-consorcio/o-que-e-consorcio

https://www.bcb.gov.br/

https://www.bcb.gov.br/meubc/faqs/p/quais-bens-e-servicos-podem-ser-adquiridos-por-meio-de-consorcio

Rolar para cima