No texto de hoje, você vai conhecer o FNE P-FIES, crédito estudantil do Banco do Nordeste para estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos, com a possibilidade de financiar até 100% do valor das mensalidades e de pagar o crédito com um prazo muito mais longo. Boa leitura!
Investimento em educação
Os estudos de uma pessoa têm grande impacto em sua vida, interferindo diretamente nas possibilidades de emprego, renda e segurança. Além disso, seguir determinada carreira também pode envolver fatores emocionais, expectativas e sonhos do indivíduo e de sua família.
Uma vez que os custos da educação privada no Brasil são elevados do nível mais básico de ensino até a pós-graduação. Num país com altos índices de desigualdade social, a dificuldade de arcar com os custos da educação e profissionalização pode ser um entrave ao desenvolvimento humano.
Quando uma pessoa ou família não tem recursos financeiros para arcar com o valor das mensalidades de um curso superior, por exemplo, uma boa alternativa para viabilizar o sonho do diploma é a contratação de um financiamento para ter mais tempo para pagar o curso em parcelas de valor mais baixo.
FNE P-FIES
O FNE P-FIES, crédito estudantil do Banco do Nordeste, tem como público-alvo estudantes regularmente matriculados em cursos superiores privados (não-gratuitos). Ele permite financiar até 100% do valor da mensalidade dentro de um prazo de até três vezes o período regular de duração do curso.
Ou seja, digamos que você deseja financiar o valor de uma graduação que dura, regularmente, 4 anos: nesse caso, o prazo para pagar o seu financiamento seria de até 12 anos, com autorização do débito mensal do valor da parcela do financiamento diretamente na conta-corrente do titular.
Durante o curso, o único valor a ser pago pelo aluno consiste em apenas 35% do valor da mensalidade, mais os juros devidamente discriminados no seu contrato de financiamento.
Requisitos
É imprescindível que o(a) estudante em questão possua renda própria; ou que seja dependente financeiro(a) de uma pessoa que tenha cadastro ativo no Banco do Nordeste. O cadastro pode ser providenciado por meio do site do banco.
Além disso, também é fundamental ressaltar que os interessados no financiamento devem ser alunos de instituições de ensino que tenham firmado parceria com o Banco do Nordeste (BNB) para prestar esse serviço. Confira aqui a lista de universidades parceiras.
Outro pré-requisito que o cliente que pleiteia o crédito estudantil tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) depois do ano de 2010. Também é necessário ter obtido pelo menos 450 pontos nas médias das provas, além de não ter tirado a nota zero na prova de redação.
Contratação
Então você, universitário(a), acredita que o FNE P-Fies pode te ajudar a realizar o sonho da sua formatura na universidade sem desorganizar sua vida financeira?
Então confira, a seguir, todas as informações e instruções de que você vai precisar para efetuar o seu cadastro e obter o seu crédito estudantil:
A solicitação do crédito em qualquer época do ano e on-line. Para isso, basta o(a) estudante clicar em “Solicite seu financiamento” no site do banco. Também é imprescindível que cada estudante e avalista preencha corretamente o cadastro digital com suas informações pessoais.
Confira, a seguir, a documentação exigida para contratação do FNE P-FIES
Documentos do(a) Estudante
- RG e CPF
- Comprovante de Endereço
- Comprovante de renda ou Declaração de Dependência Financeira
- Certidão de Casamento (se for o caso)
- DRI (Documento de Regularidade de Inscrição do Estudante)
Cônjuge do(a) estudante (se for o caso)
- Identificação e CPF
Avalista / Responsável Financeiro
- Identificação e CPF
- Comprovante de Endereço
- Certidão de Casamento (se for o caso)
- Comprovante de Renda
Cônjuge do Avalista / Responsável Financeiro (se for o caso)
- Identificação e CPF
Responsável legal (aluno(a) menor de idade)
- Identificação e CPF
- Comprovante de Endereço
Pré-análise
O banco realiza uma pré-análise automática dos cadastros de estudante e avalista, a fim de verificar se está tudo de acordo com as regras de negócio para o curso escolhido pelo(a) estudante.
Documento de Regularidade de Inscrição
Atendidos os requisitos do financiamento e as regras de negócios, o(a) estudante deve se dirigir à sua instituição de ensino onde estuda para se matricular e receber o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI). Este documento é enviado pela própria Instituição de Ensino, automaticamente, para o banco.
Após a confecção do contrato, o aluno deve apresentar toda a documentação que lhe foi solicitada, além, é claro, de assinar o contrato em questão juntamente ao seu avalista.
Feito isso, o Banco do Nordeste libera os recursos necessários à universidade onde o cliente estuda. Periodicamente, o estudante deve entrar em contato com o Banco do Nordeste para realizar o aditamento (ou renovação) de seu contrato. O(a) estudante deve fazer a solicitação virtualmente.
Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.
Referências
https://www.bnb.gov.br/fne-p-fies
https://www.bnb.gov.br/fne-p-fies#conveniadas
https://www.instagram.com/bancodonordeste/p/CpBIClEusSl/?img_index=3
https://www.bnb.gov.br/fne-p-fies/parceria-com-instituicoes-de-ensino
Leia mais sobre financiamentos em: https://pixin.com.br/category/financiamento/