Empregos do futuro: conheça algumas profissões

A evolução da tecnologia é algo incontrolável, e cada vez mais as pessoas estão tendo que se atualizar se desejam continuar fazendo parte do mercado de trabalho. Os pessimistas sugerem uma substituição em massa dos humanos pelas máquinas, já outros, acreditam na integração dessas ferramentas para facilitar a vida dentro das empresas e gerar mais empregos. Mas uma coisa ninguém pode negar, aprender algo novo nunca foi ruim.

De acordo com o relatório anual do Fórum Econômico Mundial, The Future of Jobs, publicado em 1º de maio deste ano de 2023, afirma em sua previsão que o mercado de trabalho passará por mudanças significativas nos próximos cinco anos devido ao aumento da digitalização. Os dados não apontam que isso seja algo ruim para o mercado corporativo e dispensam a necessidade de alarde, mas é interessante chamar a atenção das pessoas para este fenômeno que está acontecendo.

Embora a automação represente um risco para algumas funções, os empregadores antecipam que as novas tecnologias contribuirão positivamente para a criação de empregos até 2027. Mas o documento sobre o futuro dos trabalhos também ressalta que uma boa parte dos trabalhadores precisarão de treinamentos para conseguirem acompanhar as novas ferramentas que serão implementadas.

“Seis em cada dez trabalhadores precisarão de treinamento antes de 2027, mas apenas metade dos funcionários têm acesso a oportunidades de treinamento adequadas atualmente […] Por exemplo, embora haja um crescimento contínuo de empregos verdes nos últimos quatro anos, conforme indicado por uma pesquisa adicional realizada pelo LinkedIn para o relatório deste ano, a requalificação e o aprimoramento de habilidades verdes não estão acompanhando esse ritmo”, aponta o relatório.

 

As novas profissões

O futuro do trabalho para os profissionais em tecnologia é muito promissor, e boa parte dos empregos serão voltados ao setor digital. O universo para essas profissões é gigantesco e abrange muitos segmentos. Então, se você está em dúvida da área que decidiu trabalhar, ou mesmo tem vontade de mudar sua realidade, talvez seja interessante voltar sua atenção para temas que envolvem tecnologia. Confira alguns empregos:

Especialistas em Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning

Neste ano de 2023, muito tem se falado sobre Inteligência Artificial (AI) e os profissionais que focam seu conhecimento nesta área terão grandes possibilidades de encontrar bons trabalhos, com salários bem altos.

Detetive de dados

Este profissional vai investigar os “mistérios” em torno dos dados de uma organização. É interessante ter conhecimento de finanças, big data, e até em questões jurídicas.

Facilitador de TI

O papel desse profissional é investigar as tendências digitais e desenvolver uma plataforma automatizada de autoatendimento que permita aos usuários construir seus próprios ambientes colaborativos, incluindo assistentes virtuais.

Profissionais especializados em sustentabilidade

Esses profissionais estarão focados em desenvolver ideias e informações, que fortalecem e criam uma cultura empresarial de sustentabilidade. Eles irão produzir projetos socioambientais, avaliar a viabilidade de implantação, firmar parcerias com empresas públicas e privadas e gerenciar o planejamento orçamentário.

Analista de proteção de dados

Cada vez mais profissionais que focam na proteção de dados estão ganhando espaço no mercado de trabalho. As novas tecnologias buscam saber o máximo possível dos internautas e das empresas. Esse especialista protege informações sobre pessoas, e ‘blinda’ os servidores de grandes companhias, evitando ataques cibernéticos.

Engenheiro de fintech

Esses profissionais focados em fintech desburocratizarão a forma como os produtos e serviços financeiros são oferecidos às pessoas e empresas, prestando atendimento de forma ágil e digital. Ou seja, eles irão buscar as melhores maneiras de desmistificar serviços complicados para a maior parte das pessoas.

Cientista de dados

Os profissionais especializados em DADOS, têm grandes chances de não sofrerem com falta de empregos no futuro. Esses especialistas são os responsáveis por examinar e interpretar dados brutos para produzir soluções de negócios usando algoritmos para construir modelos estatísticos, resolver problemas e desenvolver estratégias de negócios com base em algoritmos de Big Data e Machine Learning. Um cientista de dados é eficiente na área de estatística e tem acesso a algoritmos sofisticados.

Especialista em transformação digital

Esse profissional tem como principal objetivo a transformação digital e a criação de ferramentas que abordam os problemas que as organizações enfrentam. O seu foco final é um negócio mais resiliente com processos úteis, rápidos e eficientes.

Engenheiro robótico

Mais uma vez a habilidade de saber desenvolver e utilizar ferramentas tecnológicas ganha destaque. O profissional de engenharia robótica é o responsável por projetar robôs e automatizar seus sistemas. Além disso, ele também tem a capacidade de colocar sistemas de automação de uso em máquinas que poderão facilitar outros processos.

Especialista em Product Manager

Os profissionais de product manager são responsáveis por criar um novo produto e gerenciar seu desenvolvimento. Ele é o profissional que apresenta e implementa a estratégia do produto, escolhe suas características e dá acesso aos recursos necessários para produzi-lo. Além disso, esses especialistas coordenam o trabalho de outros especialistas, como designers de produtos, engenheiros, especialistas em marketing, entre outros. Tudo isso serve para enfatizar a enorme importância de um gerente de produto dentro de uma empresa.

 

Saiba Mais

 

Referências:

https://exame.com/

https://forbes.com.br/

 

Leia mais sobre outras dicas em: https://pixin.com.br/category/blog/

Rolar para cima