Empréstimo para Desempregados: É Possível Conseguir?

O assunto de hoje é Empréstimo para Desempregados: Descubra as oportunidades e benefícios que o desempregado possui e saiba estratégias e dicas de como adquirir esse serviço. 

Obter crédito atualmente é algo muito comum e extremamente visado na vida financeira das pessoas, em que são usados, normalmente, para lidar com emergências, investir em novas oportunidades ou simplesmente para manter a estabilidade financeira em tempos de dificuldade. 

 Entretanto, ao vermos as opções no mercado, avalia-se serviços dedicados e voltados a muitos perfis, como inadimplentes, servidores públicos, CTLs, aposentados e pensionistas e entre outras características de clientes, e por isso, muitos indivíduos se encontram em dúvidas sobre como adquirir modalidades de crédito com status de desempregado.  

O Desafio do Empréstimo para Desempregados 

Se torna um desafio para muitas pessoas adquirir créditos em instituições bancárias, justamente por se tratar de uma modalidade que envolve situações de riscos para ambas as partes e, para que tal empréstimo não seja uma problemática para o devedor e para o banco, ao solicitar o serviço, as instituições optam por fazer rigorosas análises de crédito, promovendo a avaliação de histórico de crédito e entre outros aspectos que verificam a capacidade de pagamento do solicitante, o que geralmente está vinculado a uma fonte de renda estável, como um emprego formal.  

Desse modo, é possível notar que quando um indivíduo se encontra desempregado, essa fonte de renda que tanto avaliam e que significa uma análise tão importante para sistemas bancários não está disponível, o que aumenta o risco para o credor. Consequentemente, situações como essas fazem com que muitas instituições rejeitem automaticamente solicitações de empréstimo para desempregados. Ademais, a ausência de um histórico de crédito sólido pode agravar a situação, tornando o processo ainda mais difícil. 

Alternativas de Empréstimo para Desempregados 

Apesar de existir inúmeros desafios, é possível que desempregados sejam contemplados com modalidades diferentes de créditos, que verificam propostas e alternativas que podem ser dificultosas por não haver comprovação de estabilidade financeira a partir de um trabalho, mas que pode oferecer grandes possibilidades.  

Empréstimos com Garantia  

Uma das melhores alternativas vistas para perfis de pessoas desempregadas é solicitar empréstimos com garantia, chamados também de empréstimos com colateral, que tem como funcionamento um método que propõe menor risco para a instituição financeira, facilitando a aprovação, que se constitui como um empréstimo no valor de interesse e, desse modo, requer que o solicitante possua um bem de valor significativo, que será dado como posse ao banco em caso de inadimplências ou insuficiência de pagamento das parcelas do empréstimo. É necessário considerar que tal bem envolvido pode ser visto como imóveis e veículos.  

Empréstimos Pessoais com Avalista 

Algo extremamente arriscado, mas possível para que o solicitante tenha a aprovação desse serviço bancário, em que se dá por meio de um avalista que, possuindo histórico de pagamento considerável e pontuações favoráveis, pode se responsabilizar pelo pagamento da dívida caso o solicitante não consiga arcar com as parcelas.  

Sendo assim, nota-se que essa prática reduz o risco para a instituição financeira, uma vez que o avalista serve como uma garantia adicional, porém há riscos envolvidos para os devedores, devido a pessoa no qual irá se disponibilizar para que haja a aquisição do empréstimo, o que pode ser um obstáculo para muitas pessoas. 

Microcrédito 

O microcrédito se perpetua como uma opção viável para desempregados, especialmente para aqueles que desejam investir em pequenos negócios ou atividades autônomas, em que geralmente é oferecido por instituições de microfinanças e cooperativas de crédito como um crédito que possui como objetivo promover o empreendedorismo e a geração de renda. 

Com isso, as opções de crédito dessa modalidade se mostram mais favoráveis e acessíveis para desempregados, por oferecer créditos com juros mais baixos e prazos de pagamento mais longos. Entretanto, o valor concedido tende a ser menor, mas pode ser considerado como um ponto benéfico, por reduzir o risco tanto para o credor quanto para o devedor. 

Como Aumentar as Chances de Aprovação 

Por mais que as opções de empréstimo para desempregado seja limitada, existem estratégias e dicas importantes que devem ser ressaltadas por estabelecer melhor condição de aquisição de crédito e por aumentar as chances de aprovação de um empréstimo. 

Inicialmente, destaca-se a melhoria no Score de Crédito, em que é indicado como um dos principais aspectos utilizados pelas instituições financeiras para avaliar o risco de concessão de crédito. Por isso, mesmo que não haja emprego formal e trabalho de carteira assinada, procure manter um bom score de crédito, visto que proporciona grande diferença na aprovação de um empréstimo. Para aumentar o score de crédito, o ideal é realizar práticas como pagamentos de contas em dia, evitar o uso excessivo de crédito rotativo e manter um histórico financeiro limpo. 

Posteriormente ao Score de crédito favorável, deve ser levado em consideração a alternativa de optar por empréstimos com valores menores, em que as chances de aprovação podem ser aumentadas em solicitações de um empréstimo de valor reduzido. Outrossim, despesas reduzidas indicam menor risco para instituições financeiras, o que pode efetivar a disposição para concebimento de crédito  

Existem outros fatores que proporcionam benefícios, se tornando uma outra alternativa eficiente para quem necessita de dinheiro a curto prazo. Um exemplo disso é o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia para a concessão de empréstimos, em que por mais que tal opção dependa de regras específicas e não esteja disponível para todos os tipos de crédito, ela pode ser uma alternativa para aqueles que têm saldo disponível no FGTS e estão desempregados. 

SAIBA MAIS

Referência:

https://www.serasa.com.br

Leia mais sobre empréstimos em: https://pixin.com.br/category/emprestimo/

Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas. 

Rolar para cima