Empréstimo para viagem: vale a pena?

Viajar é uma experiência enriquecedora, em muitos níveis. Seja para descansar, conhecer uma nova cultura ou visitar amigos e familiares, esses momentos proporcionam grandes memórias para a nossa vida. Porém, sabe-se que nem sempre é um sonho barato e recorrer ao empréstimo para viagem pode parecer uma solução viável… Mas será que é?

A resposta dessa pergunta depende de vários fatores, como planejamento financeiro, perfil da pessoa e as condições de empréstimo. Nesse artigo, vamos entender melhor sobre essa alternativa e para quais casos ela mais vale a pena. 

O que é um empréstimo para viagem?

Um empréstimo para viagens funciona como qualquer outro empréstimo pessoal: você solicita um valor a uma instituição financeira e paga o montante com juros em parcelas ao longo de um período definido.

Porém, alguns bancos possuem uma linha de crédito específica para viagens (que costumam seguir esse mesmo padrão do empréstimo pessoal), mas com vantagens específicas para os viajantes. Itaú, Banco do Brasil, Sicredi e Banese são exemplos de instituições que oferecem essa alternativa.

Esse tipo de empréstimo é geralmente sem garantia, o que significa que as taxas de juros podem ser mais altas do que em outras modalidades.

A maior parte das instituições financeiras, incluindo bancos tradicionais, fintechs e cooperativas de crédito, oferecem essa opção de empréstimo pessoal. Em alguns casos, empresas de turismo também possuem parcerias com financeiras para facilitar o acesso ao crédito.

Vantagens de um empréstimo para viagem

O empréstimo para viajar pode ser vantajoso em algumas situações específicas. Se a viagem é algo que você quer muito, como uma lua de mel ou uma oportunidade única de intercâmbio, o empréstimo pode possibilitar esse sonho antes que ele se torne inviável por falta de recursos.

Além disso, o empréstimo permite que você dilua esse custo de viagem ao longo de meses ou anos, o que pode ser mais acessível do que pagar tudo de uma vez. 

Em alguns casos, o empréstimo pessoal tem taxas menores do que outras opções de crédito como o cartão e o cheque especial. Então pode ser uma boa alternativa para financiar uma viagem. 

Quando você solicita um empréstimo para viajar, você também tem acesso a todos os valores que serão cobrados por aquele prazo. Isso te dá a possibilidade de se planejar para arcar com aquele compromisso financeiro, justamente porque você vai saber exatamente o valor das parcelas e o prazo de quitação.

Desvantagens

Apesar das vantagens, um empréstimo para viagens nem sempre a melhor escolha. Como dissemos anteriormente, isso dependerá de algumas questões como planejamento financeiro, perfil da pessoa e das condições de crédito.

A primeira e maior desvantagem é o risco que quem solicita um empréstimo acaba correndo, que é o endividamento. Ao solicitar um crédito, você assume uma dívida futura que limita a sua capacidade de lidar com imprevistos financeiros, como uma demissão ou uma emergência médica. 

Além disso, o empréstimo traz um custo a mais para a sua viagem, já que você terá que lidar com juros e encargos. Nesse caso, algo que parecia mais acessível por ter um prazo de pagamento maior, pode se tornar mais caro do que o esperado. 

Se você já possui outras dívidas, um empréstimo pode causar prejudicar ainda mais o seu orçamento. Nesse caso, a recomendação é terminar de pagar essa pendência antes de solicitar mais crédito. 

Quando vale a pena pegar um empréstimo para viagem?

Embora não seja ideal endividar-se por algo não essencial, como viagens, há situações em que o empréstimo pode fazer sentido.

Quando você já se organizou em relação aos custos e sabe exatamente o quanto precisa, o empréstimo pode ser útil para complementar o orçamento sem surpresas.

Além disso, intercâmbios, viagens profissionais ou eventos que não podem ser adiados podem justificar a decisão pelo crédito, especialmente se houver um retorno financeiro ou pessoal no futuro.

Também é bom ficar de olho no caso de encontrar um empréstimo com taxas de juros baixas e condições de pagamento favoráveis. Se você tiver uma renda estável e uma reserva de emergência assegura que o empréstimo não comprometerá sua saúde financeira.

Mas antes de decidir pelo empréstimo, considere algumas alternativas, como economizar antecipadamente, juntas milhas e aproveitar promoções que barateiam o custo da viagem ou parcelar diretamente com a agência de viagens. 

E, apesar de não ser a escolha mais esperada, às vezes adiar a viagem pode ser uma decisão mais consciente, principalmente se você estiver em um momento financeiro ruim. 

Seja qual for sua escolha, priorize o equilíbrio entre a realização de seus objetivos e a saúde do seu orçamento. Afinal, a melhor viagem é aquela que deixa memórias inesquecíveis e não dívidas impagáveis.

Saiba Mais

Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.

Referência:

https://www.consumidorpositivo.com.br

https://www.sicredi.com.br

Leia mais sobre empréstimos em: https://pixin.com.br/category/emprestimo/

Rolar para cima