O FIES, como vimos, é um programa eficiente para tornar democratizado o acesso ao ensino superior em instituições de ensino privadas no Brasil.
Para isso, ele disponibiliza financiamento estudantil em condições exclusivas e favoráveis, como por exemplo, juros baixíssimos ou zerados, maior oferta de vagas e outros.
O público-alvo desse projeto são os estudantes, que tenham tido um bom desempenho do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), e possuam renda familiar per capita (por cabeça) baixa.
Assim, o FIES é muito importante para a inclusão social, proporcionando oportunidades para um público historicamente excluído.
A contratação, por sua vez, consiste em uma inscrição online, seleção através da nota no ENEM, formalização com a CPSA e liberação via Caixa, com acompanhamento por semestre.
Quais os Requisitos para se Inscrever?
Para efetuar a inscrição no FIES, é necessário preencher os seguintes requisitos:
- Ter participado do ENEM a partir de 2010, com média nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação maior que zero;
- Possuir renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos para o Fies tradicional, ou até cinco salários mínimos para o P-FIES;
- Estar matriculado em curso em instituição privada avaliada positivamente pelo MEC;
- Não ter concluído o ensino superior e não ter financiamentos anteriores ativos no FIES ou no Crédito Educativo;
Como Realizar a Inscrição?
O processo de inscrição é exclusivamente online, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no sistema FIES Seleção.
Lá, o candidato deverá fornecer seus dados pessoais, econômicos, sociais e indicar até três opções de cursos.
Já se for o caso do FIES Social, o sistema identifica automaticamente os inscritos no CadÚnico e os que possuem direito à cotas, como pretos, pardos, indígenas, PCD.
A classificação, por sua vez, ocorre de acordo com a nota do Enem em cada modalidade.
Se você for selecionado, você deverá formalizar o contrato. Para isso, vá até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para confirmar dados, e para obter o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI).
Depois, basta completar a contratação do aplicativo FIES Caixa, ou então, se preferir, de forma presencial, na Caixa Econômica Federal.
Por fim, o financiamento será liberado!
Lembre-se de Renovar!
O financiamento é renovado semestralmente via aditamento, que pode ser simplificado (se não houver mudanças) ou com alterações contratuais.
Há casos mais específicos, onde será possível solicitar suspensão temporária por dois semestres, desde que com análise devida.
Ao finalizar o curso, inicia de forma automática o prazo de carência, onde é possível pagar de forma antecipada ou encerrar o contrato!
Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.
Aprovação mediante análise de crédito por parte da instituição financeira.
Referências:
https://acessounico.mec.gov.br
Leia mais sobre em: https://pixin.com.br/category/blog/