O ID Jovem consiste em um certificado digital que aumenta o acesso dos jovens de renda mais baixa em espaços culturais e de mobilidade urbana, através de descontos ou até mesmo gratuidade de ingressos e passagens.
Para obtê-lo, é necessário o preenchimento de alguns requisitos básicos que veremos logo abaixo, para garantir que esse projeto esteja atuando no seu público alvo, e a emissão, por sua vez, acontece via site ou app, possuindo validade semestral.
Para utilizá-lo é mais simples ainda: basta apresentar a carteirinha, na modalidade digital ou impressa, junto com um documento oficial na hora de adquirir ingressos ou passagens.
Ou seja, essa é uma ação concreta de inclusão social prevista em lei e regulamentada por decreto, que significa uma ferramenta muito importante que garante direitos de acesso e participação aos jovens brasileiros mais vulneráveis economicamente.
Quais os Requisitos para Obter o ID Jovem?
Para você ser elegível ao ID Jovem, é necessário:
- Ser jovem com idade entre 15 e 29 anos;
- Ser membro de uma família com renda mensal de até dois salários mínimos;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com dados atualizados nos últimos 24 meses.
Vale ressalva que não é necessário que o jovem interessado esteja estudando.
Ou seja, esse projeto também é voltado para quem não frequenta instituições de ensino, aumentando ainda mais seu alcance.
Como Cadastrar-se no Programa?
Se não estiver no CadÚnico, é necessário antes de mais nada, cadastrar-se junto ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), assim como se não estiver com os dados atualizados.
Para isso, é necessário ir até o CRAS com o documento pessoal, comprovante de residência e ainda, se for possível, o Número de Identificação Social (NIS).
Feito isso, o CRAS irá realizar os procedimentos necessários para que o seu cadastro esteja atualizado.
Assim, você poderá efetuar a emissão da ID Jovem.
Para isso, atente-se ao seguinte passo a passo:
- A ID Jovem pode ser emitida gratuitamente pelo site oficial ou pelo aplicativo ID Jovem;
- Para emiti-la, é necessário ter em mãos os seguintes dados: NIS (Número de Identificação Social), nome completo, data de nascimento e nome da mãe;
- Com o documento gerado pode ser utilizado tanto na própria tela do celular, como também impresso para uso em eventos e transporte;
- A validade da ID Jovem é de 180 dias.
Vencido esse prazo, é necessário emitir uma nova versão, o que também implica verificação dos mesmos requisitos outra vez!
Como Utilizar o ID Jovem?
A forma de utilização vai variar de acordo com a sua finalidade!
Para eventos culturais ou esportivos, por exemplo, basta apresentar a ID Jovem junto a um documento oficial com foto.
Já para obter benefícios no transporte interestadual, recomenda-se solicitar a reserva com no mínimo 3 horas de antecedência.
Vale chamar atenção ainda para o fato de que o benefício vale apenas em viagens entre estados, não em trajetos dentro do mesmo município ou entre municípios do mesmo estado, ok?!
Por fim, o seu ID Jovem é um documento pessoal e intransferível! Isso significa que, em outras palavras, somente o titular pode utilizá-lo para obter os benefícios.
Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.
Aprovação mediante análise de crédito por parte da instituição financeira.
Referências:
https://idjovem.juventude.gov.br/
Leia mais sobre em: https://pixin.com.br/category/blog/