Quer vender um consórcio? Veja algumas opções!

Antes de pensar em vender um consórcio, saiba que a modalidade ocupa um papel significativo na vida do brasileiro, mais até do que se imagina. Para ilustrar, em 2023, o setor concedeu R$ 178 bilhões de créditos de janeiro a junho e atingiu o marco de 9,8 milhões de cotistas participantes, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

Fazer um consórcio tem muitas vantagens, no entanto, infelizmente eventos imprevistos podem levar os participantes a considerar a sua venda. É exatamente isso que vamos ver neste artigo! Então se é o seu caso, vem com a gente!

O que é um consórcio?

Talvez você não esteja tão familiarizado com o termo, mas o consórcio é um tipo de crédito conjunto em que um grupo de pessoas se reúne com praticamente o mesmo objetivo: o de obter um bem ou serviço específico.

Neste modelo, os todos os participantes contribuem com pagamentos fixos mensais, formando um fundo coletivo que é usado para contemplar um ou mais membros durante as assembleias que acontecem todos os meses.

Então, para aqueles que desejam adquirir bens de alto valor, como imóveis, veículos ou serviços isso sem recorrer aos financiamentos tradicionais, essa forma de investimento é atraente porque é flexível e não tem juros.

Além disso, essa modalidade é regulada por órgãos específicos que garantem a transparência para que você não caia em furadas!

Vantagens e desvantagens do consórcio

Veremos a seguir que a ausência de juros e a flexibilidade dos planos são grandes vantagens do consórcio, no entanto, as taxas administrativas, a incerteza do tempo de contemplação e o comprometimento de longo são alguns dos desafios importantes a levar em consideração antes de escolhe-lo. Fique tranquilo que vamos nos aprofundar melhor abaixo:

Vantagens:

Ausência de juros: acreditamos que a principal vantagem do consórcio é que ele não cobra juros sobre o valor do bem ou serviço adquirido, o que o difere completamente dos financiamentos comuns.

Flexibilidade: além disso, eles oferecem uma flexibilidade de planos de pagamento e prazos que podem ser adaptados às suas necessidades e possibilidades.

Contemplação por sorteio ou lance: todos os participantes do consórcio serão contemplados, isso é fato, e eles podem receber a carta por duas maneiras: sorteio ou lance.

Desvantagens

Insegurança em relação ao tempo até a contemplação: ao passo que a grande vantagem da modalidade é a ausência de juros, o vilão, sem duvida é o tempo. Existem participantes que podem esperar meses – se não anos – para serem premiados, o que pode ser bem frustrante.

Comprometimento de longo prazo: os consórcios geralmente têm prazos longos e você deve pagar suas parcelas regularmente mesmo que já tenha sido contemplado.

Falta de liquidez: por causa das contribuições mensais obrigatórias, os participantes podem ter dificuldade em obter liquidez caso enfrentem problemas financeiros inesperados, o que pode acontecer com qualquer um de nós. 

Taxas administrativas: os consórcios geralmente cobram taxas administrativas, que podem aumentar o custo total do produto para além das parcelas mensais. Mas claro, nem se compara as taxas de juros, que normalmente são infinitamente maiores.

É fundamental entender as suas necessidades e condições antes de optar, de fato, pelo consórcio.

Por quais motivos as pessoas buscam vender um consórcio?

As pessoas podem tentar vender um consórcio por N motivos, como mudanças imprevistas em sua situação financeira como mencionamos anteriormente, perda de emprego, emergências que as impedem de pagar as parcelas mensais, a necessidade de obter liquidez imediata para atender a alguma oportunidade de investimento, ou até mesmo a simples desistência de adquirir o bem.

Quais as 6 melhores empresas para vender seu consórcio em 2024?

O Pixin sempre busca trazer um ranking atualizado do que está em alta no mercado financeiro, contudo, eles são baseados em nossa análise e, não uma regra geral. No final, quem decide é você!

Bazar do Consórcio:

Ela conecta compradores e vendedores em uma variedade de categorias, como veículos e imóveis com suporte especializado durante todo o processo. Por isso, tornou-se uma referência no mercado de consórcios no Brasil.

Ololu:

Oferecendo uma experiência simples e segura, conecta compradores e vendedores de várias categorias de forma online.

Rodobens:

A Rodobens é uma empresa brasileira com mais de 70 anos de experiência, atuando em diversos setores, incluindo consórcios. Reconhecida pela qualidade e compromisso com o cliente, é uma escolha confiável para quem busca a modalidade.

Concash:

A Concash se concentra nos serviços financeiros de consórcios e oferece opções que incluem consórcios de carros, imóveis e serviços. Seu diferencial é o atendimento personalizado.

Bomconsórcio:

A BomConsórcio é uma empresa especializada na venda de cotas de consórcio e oferece uma plataforma bastante transparentes servindo como intermediário entre compradores e vendedores. É uma referência no mercado nacional.

ConsórcioCred:

Com eles, todo o processo é feito de forma online após a apresentação do seu extrato. A análise é feita em pouquíssimos dias e o dinheiro também não costuma demorar para cair na conta se estiver tudo dentro dos conformes.

Saiba Mais

Referências:

https://www.bazardoconsorcio.com.br/

https://ololu.com.br/

https://www.rodobens.com.br/

https://concash.com.br/

https://www.bomconsorcio.com.br/

https://www.consorciocred.com/

Leia mais sobre consórcios em: https://pixin.com.br/category/consorcio/

Todas as informações contidas neste e em outros artigos Pixin podem passar por alterações. Sempre verifique atualizações com as instituições e empresas citadas.

 

Rolar para cima