Vai curtir o feriado? Veja como proteger seu dinheiro no Carnaval

Proteger seu dinheiro no Carnaval

Para os foliões ou quem quer viajar, proteger o dinheiro no Carnaval é essencial. Afinal, a data é marcada por inúmeras tentativas de golpes, desde roubos até fraudes nas maquininhas.

Mas uma simples compra pode se transformar em dor de cabeça, um furto pode causar problemas no futuro e um cartão clonado pode trazer muitos débitos indevidos. Por isso, antes de sair para as festas, é essencial saber como se proteger!

Confira algumas dicas para aproveitar o Carnaval e não se comprometer financeiramente.

Como proteger seu dinheiro no Carnaval

Desabilite o pagamento por aproximação

Ao aproveitar a folia na rua, lembre-se de desabilitar o pagamento por aproximação do seu cartão! Dessa forma, você ficará mais protegido contra golpes de maquininhas ou furtos que utilizam o saldo sem senha.

Por isso, opte por pagar sempre com senha, de preferência solicitando o aparelho para digitar. Confira o valor no visor e sempre peça seu recibo. Se puder, também bloqueie os aplicativos de banco, deixando somente o que for essencial. Com isso, minimiza os riscos e consequências piores se algo acontecer.

Guarde bem seus pertences

Outra dica essencial para proteger seu dinheiro no Carnaval é guardar bem os pertences, seja em viagens ou em bloquinhos de rua. Utilize uma bolsa discreta, como pochetes, e a deixe sempre próxima ao corpo.

Algumas pessoas recomendam usar doleiras, pequenos bolsos escondidos por dentro da roupa. Desse modo, é mais difícil acessar seus bens mais importantes, reduzindo as chances de roubo e prejuízos significativos. 

Quando utilizar o celular ou a carteira, fique atento ao redor, não os deixando expostos por muito tempo.

Monitore suas finanças

Ainda, vale a pena ter um monitoramento detalhado das suas finanças. Isso pode ser feito por meio de aplicativos, planilhas ou mesmo em um planejamento simples. Assim, se sofrer algum golpe, poderá perceber mais rapidamente e acionar os órgãos necessários.

Além disso, é uma forma de controlar e proteger o dinheiro no Carnaval, sem gastar mais do que o previsto, e conferir se tiver alterações no crédito ou no débito.

O que fazer se sofrer algum golpe no Carnaval?

Mesmo seguindo dicas para proteger seu dinheiro no Carnaval, ainda existe a possibilidade de acontecer alguma coisa. Nesse caso, fique atento e siga os passos recomendados para cada ocorrência.

Se tiver o cartão de crédito clonado ou perceber que o pagamento não corresponde com a compra, acione seu banco. Inicie uma contestação da compra, anexando provas, se possível, como recibo e notificações. Em seguida, exija o cancelamento do cartão de crédito, para evitar novos usos.

Enquanto isso, se for roubado, seja a carteira ou o celular, imediatamente bloqueie suas contas. Acione o banco por outro dispositivo, desative seu e-mail e redes sociais, e exclua a carteira digital. Quanto antes, faça um boletim de ocorrência e informe as autoridades.

Dessa forma, poderá minimizar os danos financeiros, e ter controle sobre a situação, ficando mais tranquilo diante das possibilidades.

 

SAIBA MAIS

 

 Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.

 

REFERÊNCIAS:

https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202502/senacon-da-dicas-para-evitar-golpes-e-garantir-direitos-do-consumidor-durante-o-carnaval

 

Rolar para cima