Como Solicitar o Dinheiro Esquecido? -

Como Solicitar o Dinheiro Esquecido?

O Dinheiro Esquecido é uma iniciativa do governo que assegura direitos dos brasileiros, e proporciona que recursos sejam devolvidos aos seus titulares!

Ele foi instituído com lei e ementas para que a sua operação contemple segurança e transparência!

Qual o Procedimento de Solicitação?

Como Acessar o Serviço:

Para utilizar o sistema, você deve acessar a plataforma oficial do Banco Central, disponível no endereço valoresareceber.bcb.gov.br ou por meio da funcionalidade “Meu BC” no gov.

 Para acessar o serviço, é necessário fornecer as seguintes informações:


  • Se for Pessoa Física: portar CPF (Cadastro de Pessoa Física) e data de nascimento para simplesmente consultar. Agora, para solicitar o valor, é necessário possuir conta gov.br nível prata ou outro com autenticação em duas etapas para garantir segurança;
  • Se for Pessoa Jurídica: portar CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), a data de abertura, assim como certificado digital vinculado à conta gov, também nos níveis.

Como Consultar Valores?

Uma vez acessado, o usuário pode verificar imediatamente se há valores disponíveis. 

Se por sorte você tiver, deverá clicar em “Acessar o SVR” e siga para o próximo tópico.

Como Solicitar a Devolução?

Deve ser escolhida uma chave Pix para receber o valor depositado pela instituição financeira, que tem até 12 dias úteis para efetuar a transferência. 

Como Funciona a Solicitação Automática?

Desde 27 de maio de 2025, o Banco Central incluiu uma funcionalidade de pedido automático de resgate via Pix para pessoas físicas.

Se for o seu caso, você pode ativar essa opção na conta gov e o valor será depositado automaticamente quando estiver disponível, sem precisar de uma nova consulta.

Legal né?

Quais os Prazos previstos na Lei?

A Lei prevê que os titulares têm 30 dias a contar da data da promulgação para resgatar os valores via Sistemas de Valores à Receber. 

Passado esse prazo, se não reclamados, esses recursos são incorporados ao Tesouro Nacional como receita primária.

Uma vez incorporados, o Ministério da Fazenda irá publicar edital no Diário Oficial da União (DOU) com detalhes sobre os valores recolhidos, instituições depositárias e dados bancários. 

A partir da publicação, o titular possui mais 30 dias para apresentar contestação. 

Se o recurso for negado, ainda é possível recorrer ao Conselho Monetário Nacional (CMN) em até 10 dias, e posteriormente, ainda é possível ingressar com ação judicial em até 6 meses.

SOLICITAR AGORA

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Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.

Aprovação mediante análise de crédito por parte da instituição financeira.

Referências:

https://www.bcb.gov.br/

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