Diferenças entre Consórcio, Empréstimos e Financiamentos

Consórcio, Empréstimo ou Financiamentos? Reconheça quais são os serviços disponibilizados por esses setores e entenda o funcionamento, vantagens e benefícios de cada modalidade. 

Nos dias de hoje é visto uma dificuldade muito grande em garantir que todas as compras e obtenções de produtos e serviços sejam pagos à vista, dependendo do valor e dos objetivos de cada pessoa, é válido recorrermos a modalidades como consórcios, empréstimos e financiamentos.  

O que é curioso perceber é que por mais que haja muitos cidadãos que estejam usando tais modalidades, a maioria não sabe diferenciar um serviço do outro, achando se tratar de apenas uma coisa, visto que existem muitas características distintas e vantagens favoráveis para cada tipo de aquisição, compra, depende de muitos fatores e diferentes aspectos, o que deve ser levado em consideração e ser entendido, para que atenda as expectativas de acordo com cada operação.  

Conceitos básicos sobre consórcios, empréstimos e financiamentos: 

Inicialmente, o consórcio é um tipo singular de características diferente, que é realizado a partir de uma compra coletiva. Sendo assim, consiste em um grupo de pessoas interessadas em objetivos semelhantes se reúne para formar um fundo comum, gerido por uma administradora, com o intuito de adquirir bens ou serviços. 

Com isso, os participantes realizam o pagamento de parcelas mensais, sendo que de forma periódica os participantes vão sendo contemplados via sorteio ou lance, para usar o crédito acumulado na aquisição do bem desejado. Um ponto positivo e extremamente benéfico é ressaltar que tal tipo de serviço não envolve juros, sendo pagos somente uma taxa de administração, que visa um valor cobrado pelas administradoras por gerenciar os grupos consorciados.  

Portanto, tal taxa por administração envolve a melhor atividade de operacionalização, em que o valor das taxas é previsto em comum acordo com os clientes consorciados e engloba determinado percentual anual que é calculado de acordo com o valor do crédito solicitado. Um exemplo disso pode ser a compra de um consórcio que proporciona uma taxa de 10% anual, o que faz com que se o valor do crédito adquirido for 50 mil, a taxa de administração será proporcional a 5 mil reais.  

Posteriormente a explicação geral de todo o funcionamento de consórcio e entendimento das taxas de administração, passamos para os empréstimos, em que são solicitados por meio de um contrato em que uma instituição financeira ou credor concede uma quantia em dinheiro a uma pessoa física ou jurídica. Ademais, a partir de acordo e fechamento de contrato, o cliente se compromete a realizar o pagamento retornado com juros e outros encargos, sendo devolvidos por um tempo determinado. 

O empréstimo acaba se tornando uma das modalidades mais comuns de acesso rápido a recursos financeiros, seja para necessidades imediatas, seja para projetos maiores. 

Por último e não menos importante, os financiamentos é tipo de serviço que atua em diversos ramos, podendo ser realizado para projetos estudantis, para abertura de empresas e empreendimentos, para financiar projetos sustentáveis e inovadores, e até mesmo para auxiliar a arcar com custos financeiros para o fornecimento de insumos e utensílios no setor agricultor. Similar ao empréstimo, o financiamento se baseia em um valor que é emprestado por uma instituição financeira ou bancos associados para financiar a obtenção de bens ou realização de algo necessário, em que será pago o montante em parcelas mensais de acordo com o período de tempo que lhe é destinado. 

Além disso, um aspecto fundamental a ser descrito é que há juros e taxas mediante as parcelas que devem ser pagas, e também há a exigência do bem como garantia de pagamento do financiamento até a quitação, fazendo com que haja maior estabilidade, proteção e precaução contra a probabilidade de inadimplência e falta de realização do pagamento.  

Quais as principais diferenças? 

Uma das características diferentes e relevantes a serem destacas é a finalidade que é imposta para cada modalidade, visto que a escolha certa de cada tipo de serviço depende do bem que deseja adquirir, ou seja, o consórcio é viável para a aquisição de bens duráveis, como imóveis, veículos e até serviços, como viagens e cirurgias estéticas.  

No caso dos empréstimos, é voltado para qualquer finalidade, desde pagar dívidas, investir em negócios, até cobrir emergências e o financiamento é destinado para indivíduos que necessitam obter algo mais específico, como a compra de bens de maior valor, como imóveis e veículos. A finalidade é determinada no momento da contratação. 

Outra distinção se faz a partir dos custos envolvidos em cada setor de serviço, em que podem variar muito, além de se tornarem extremamente significantes na compra e aquisição dos bens desejados, sendo que no consórcio não há cobrança de juros, apenas a taxa de administração como foi citado anteriormente. No caso dos empréstimos, há o envolvimento de cobrança de juros, que variam de acordo em fixos e variáveis, além de possíveis tarifas de abertura de crédito e outras taxas. 

Em relação aos financiamentos, de modo semelhante aos empréstimos, há o condicionamento de juros, que são determinados através do perfil do cliente e o tipo de bem financiado. Também pode incluir tarifas e seguros obrigatórios. 

Riscos e garantias: 

Existem riscos mais propícios de serem ocorridos entre essas modalidades, sendo o consórcio um tipo de grande estabilidade, sendo arriscado somente à incerteza de ser contemplado rapidamente.  

Os financiamentos e empréstimos são tipos que podem aumentar consideravelmente os riscos, que oferecem maior taxas de juros, o que podem viabilizar em custos mais altos.  

Saiba Mais

Referências: 

https://blog.mycon.com.br/  

https://blog.cresol.com.br/  

Leia mais sobre financiamentos em: https://pixin.com.br/category/financiamento/

Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.  

Rolar para cima