Por muito tempo a menstruação não era trazida para discussões, até porque não era raro que as mulheres ficassem com vergonha do assunto! E foi aí que surgiu o Programa Dignidade Mesntrual.
Com o objetivo de promover a conscientização sobre a menstruação, que por muitos anos foi um tabu entre as mulheres, este programa é uma das transformações sociais que mudou a visão sobre a menstruação, que hoje passou a ser entendida como o que realmente é: um processo natural das mulheres!
E por isso, o Dignidade Menstrual reforça valores importantes, tais quais a equidade de gênero, a justiça, a educação e até mesmo os direitos humanos.
Quais as Vantagens do Programa Dignidade Menstrual?
- Garantir o acesso gratuito de pessoas que precisam à itens essenciais à saúde e à higiene, evitando que pessoas em extrema vulnerabilidade econômica precisem gastar;
- Promover o mínimo de equidade e inclusão social, evitando inclusive que a menstruação afaste as pessoas do trabalho ou da escola;
- Combater o tabu que envolve o tema, incluindo-o como direito à saúde e promovendo uma política pública voltada à ele;
- Promover a união e ações integradas de diversos setores e ministérios, como o da Saúde, Educação e Assistência Social;
Você Sabe O Que é a Pobreza Menstrual?
Esse é o termo utilizado para se referir à quando uma pessoa não possui acesso à produtos de higiene ideais para quando se está menstruada. São ele: absorventes externos e internos, coletores menstruais, calcinhas absorventes, entre outros).
Mas não só isso, também quando à infraestrutura dos ambientes aos quais tem acesso não são adequadas, como a ausência de banheiros limpos, de água por vezes, de sabão ou sabonete e até mesmo descante apropriado de materiais.
Por fim, também se refere à falta de informação sobre o assunto!
Então, vamos entender como a Dignidade Menstrual ajuda à combater os efeitos negativos da pobreza menstrual.