Se você quer cursar uma universidade particular, mas precisa de financiamento, o empréstimo estudantil Caixa pode ajudar.
Essa opção nasceu da necessidade de ajudar os estudantes a conseguir boas vagas nas faculdades, além de trazer condições mais acessíveis para começar a pagar.
No entanto, não se deve confundir esse serviço com o Fies! Entenda qual a diferença entre eles e saiba como solicitar o crédito.
O que é o empréstimo estudantil Caixa?
O empréstimo estudantil Caixa é uma modalidade de crédito exclusiva da Caixa Econômica Federal, criada para facilitar o acesso ao ensino superior para estudantes com renda familiar de até três salários mínimos.
Essa linha de crédito tem origem no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), porém, ao contrário do FIES, que é administrado pelo governo federal, o Empréstimo Estudantil Caixa é gerenciado diretamente pelo banco.
Apesar das diferenças na administração, ambos os programas possuem o mesmo propósito: oferecer condições acessíveis para que os estudantes possam financiar seus estudos.
No caso do Empréstimo Estudantil Caixa, a taxa de juros é de aproximadamente 6,5% ao ano, e os beneficiários contam com um prazo de carência de 18 meses antes de iniciarem o pagamento das parcelas.
Isso permite que os estudantes concluam sua formação e tenham um tempo para se estabilizar no mercado de trabalho antes de assumirem o compromisso financeiro.
Vantagens do empréstimo estudantil Caixa
Uma das principais vantagens dessa modalidade de crédito é a possibilidade de juros zero para estudantes cuja renda familiar seja de até 1,5 salários mínimos. Isso torna o financiamento ainda mais acessível, reduzindo o custo total da dívida.
Além disso, o pagamento do financiamento pode ser feito de forma prática, por meio de débito direto na conta-corrente, garantindo mais comodidade e organização financeira para o estudante.
Outra vantagem importante é que, na Modalidade I, o financiamento só começa a ser pago após a conclusão do curso, sempre respeitando o limite da renda do estudante.
Isso significa que as parcelas serão ajustadas à capacidade de pagamento do beneficiário, evitando comprometer sua estabilidade financeira logo no início da carreira profissional.
Como solicitar esse empréstimo?
Para solicitar o financiamento, o estudante deve, primeiramente, verificar se atende a todos os requisitos exigidos. É necessário ter participado de pelo menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010, obtendo uma média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas. Além disso, não pode ter zerado a redação.
Ainda, é fundamental possuir conta-corrente na agência da Caixa onde assinará o contrato.
Após confirmar que cumpre esses requisitos, o próximo passo é acessar o site do Fies Seleção e realizar a inscrição. Caso passe na seleção, o estudante precisará comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino onde está matriculado, para comprovar as informações fornecidas e obter o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI).
Nesse momento, também será necessário escolher a seguradora para a contratação do seguro prestamista.
Por fim, o estudante deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal para que um agente do banco verifique toda a documentação e insira os dados no sistema SIFES. Após essa etapa, o contrato estará pronto para assinatura, formalizando o financiamento.
Vale a pena contratar o empréstimo estudantil Caixa?
Sendo uma alternativa complementar ao Fies, vale a pena conhecer o empréstimo estudantil Caixa para financiar seus estudos.
Esse programa traz vantagens como isenção de taxas, mais de um ano para começar a pagar e flexibilidade na negociação. Além disso, permite que os correntistas tenham mais controle sobre as parcelas, descontando direto da conta.
Por outro lado, é uma alternativa de empréstimo condicionada, e somente universitários que passaram no programa podem se inscrever. Por isso, veja se combina mesmo com seu perfil antes de procurar, para obter uma resposta positiva e conseguir a aprovação.
Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.
REFERÊNCIAS:
https://www.caixa.gov.br/programas-sociais/fies/Paginas/default.aspx
Leia mais sobre empréstimos em: https://pixin.com.br/category/emprestimo/