Ganhando destaque por se tratar de um acontecimento transformador e inovador, extremamente acolhedor e uma proposta de troca, reciprocidade e compreensão com metas e objetivos dos outros. Desse modo, o financiamento coletivo denominado em outras palavras como crowdfunding é um tipo de financiamento que é desenvolvido a partir da arrecadação para diversos projetos, como startups, doações, livros e entre outros investimentos.
Sendo assim, em um cenário econômico em que vivemos pode-se dizer que nem todos os cidadãos conseguem ou possuem a oportunidade de adquirir créditos bancários tradicionais, ou até mesmo, considerando muito mais difícil, investir em algo com o dinheiro em mãos, o que faz com que essa modalidade de investimento seja extremamente viável e poderosa, gerando frutos e desenvolvendo grandes negócios pela arrecadação de fundos e contribuições de diversas pessoas que acreditam no seu potencial.
Ademais, é importante destacar que não existem tipos de objetivos determinados para serem financiados, muito pelo contrário, sendo financiado para qualquer tipo de investimento, desde produtos tecnológicos até iniciativas sociais, o que pode ser uma vantagem e um ótimo caminho, se encaixando com o seu perfil.
O Que é Financiamento Coletivo?
Falando de forma detalhada e abrangente, o financiamento coletivo é um tipo de financiamento que se dá a partir da arrecadação de custos para algum investimento da escolha do indivíduo. Contudo, nesse modelo de captação de fundos, além das pessoas contribuírem com ideias muitas vezes incríveis que podem ser concretizadas no mercado, essas pessoas recebem algo de volta, como forma de recompensa.
Habitualmente, artistas, famosos e empresas têm costume e mais presença em tais financiamentos coletivos, que talvez por possuir maiores condições financeiras, conseguem arrecadar custos mais altos, ou até mesmo garantir que mais pessoas possam fazer parte desse meio.
Com base nessa ideia auxiliadora, em que não somente uma instituição financeira venha te emprestar o dinheiro, mas adquirir uma contribuição de pessoas que estão ali para fazer com que o seu planejamento e ideal venha dar certo, existem inúmeros subtipos de financiamentos coletivos que, com base nessa proposta, vem contribuindo em ajudar a concretizar objetivos em contribuições, sendo eles:
- Financiamento por Recompensa: tais auxiliadores, por contribuir com seus ideais e investimentos acabam recebendo recompensas em troca, que não são relacionados a dinheiro, mas a serviços, produtos, experiências e entre outros. Financiamento por Doação: Os associados e colaboradores auxiliam com dinheiro sem esperar qualquer retorno financeiro ou material. Este modelo é comum em projetos sociais, culturais e humanitários.
- Financiamento por Participação: Os envolvidos recebem participação acionária na empresa ou projeto, o que pode gerar retornos financeiros posteriormente a um período de tempo.
- Financiamento por Empréstimo: Os contribuidores atuam como credores e esperam receber o valor emprestado acrescido de juros em um período definido, bem semelhante aos financiamentos comuns, mas com alternativas menos burocráticas e mais efetivas e menos certeiras, caso a ideia proposta não seja realizada, ou adaptada.
Como funciona o financiamento coletivo?
Inicialmente, as propostas saem do papel através do cadastramento em plataformas de financiamento pelo dono do projeto e, com isso, essas plataformas se tornam intermediadores de todo o processo, promovendo o contato entre os colaboradores ou pessoas que tem interesse em contribuir e aquele que espera e deseja uma contribuição.
É fundamental entender que é nesse processo de cadastramento que precisam ser colocadas informações precisas e efetivas dessa proposta, como valores, como será o desenvolvimento do projeto, em quanto tempo será feito todo o processo e quais serão os benefícios e atribuições adquiridas pelos participantes.
Posteriormente a postagem desse projeto, os colaboradores usuários dessa plataforma visualizam e analisam os aspectos de toda a ideia e toma decisões, se irão arrecadar e ajudar, ou se preferem visar outro projeto distinto. Além disso, qualquer pessoa pode arrecadar e contribuir, mesmo que não haja muito dinheiro, podendo ser doado qualquer quantia.
Por conseguinte, tais pessoas que resolverem e optarem por apoiar o seu projeto pode priorizar as suas arrecadações no mesmo instante, como forma de colaboração e viabilização de ideias.
Vantagens do Financiamento Coletivo
Muito além de reciprocidade, afeto e apoio com o projeto de outros indivíduos que não conhece, o financiamento coletivo atribui muitas vantagens e benefícios, como a acessibilidade, visto que qualquer indivíduo pode contribuir nas plataformas e qualquer pessoa pode iniciar uma campanha de crowdfunding, independentemente da região em que se encontra.
Isso se faz necessário e preciso em países em desenvolvimento, onde o acesso ao crédito pode ser mais limitado e em que, muitos casos, indivíduos vivem em situações precárias e necessitam de suprimentos básicos e acesso a essas arrecadações.
Outro ponto positivo de realizar arrecadações pelo financiamento coletivo é não precisar da obtenção de crédito com bancos e instituições financeiras, sem haver dependência, preocupação com pagamentos em dinheiro com juros altos, ou até mesmo com inadimplências.
Outrossim, considerado mais uma referência de vantagem em utilizar e agregar em financiamentos coletivos é justamente obter a criação de base e redes de pessoas que entendem e conhecem o seu projeto, visto que assim podem auxiliar no processo de desenvolvimento das etapas, crescimento e até mesmo formar clientela para o seu projeto.
Entretanto, deve-se sempre ter atenção e cuidado com tais projetos em plataformas de financiamentos coletivos, visto que por mais que seja uma boa ação e uma ótima escolha e alternativa, há a possibilidade de tais projetos não serem assertivos no mercado financeiro, podendo falir ou não entregar os resultados que foram anteriormente destacados, fazendo com que seja negativo com a perda do valor arrecadado e frustrante para os atuantes no processo.
Referências:
https://investidorsardinha.r7.com/
Leia mais sobre financiamentos em: https://pixin.com.br/category/financiamento/
Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.