Quando o assunto é realizar o sonho da casa própria, encontrar um financiamento de imóvel sem entrada é algo que os brasileiros buscam. Isso porque, em geral, os bancos solicitam entre 10% e 30% do valor total, o que acaba sendo um valor significativo.
Por isso, muitos buscam alternativas com 100% do valor, e existem bancos que atuam com esse formato, especialmente para perfis específicos, como beneficiários de programas habitacionais e clientes com bom histórico de crédito. Conheça algumas das melhores alternativas e saiba como avaliá-las!
Como Funciona o Financiamento sem Entrada
O financiamento sem entrada nada mais é do que a modalidade em que o banco arca com o valor total do imóvel e o comprador assume o compromisso de pagar esse montante em parcelas mensais. Na prática, significa que o cliente não precisa desembolsar nenhum valor inicial para realizar a compra.
Essa opção costuma ser mais viável em situações específicas, como no caso de programas do governo, como o Minha Casa Minha Vida, ou em campanhas de bancos e construtoras. Em alguns casos, o próprio valor da entrada é embutido no financiamento, o que pode gerar prestações mais altas e aumentar o custo total do crédito.
Além disso, a viabilidade de um financiamento de imóvel sem entrada está diretamente ligada à análise de crédito. Isso inclui fatores como score, renda mensal, estabilidade no emprego e capacidade de pagamento.
Vantagens do Financiamento de Imóvel sem Entrada
Contudo, conseguir um financiamento de imóvel sem entrada significa ter a casa própria sem precisar desembolsar um valor significativo no início. Isso acelera o processo de negociação, especialmente para quem busca esse objetivo mais rápido.
Ainda, outro benefício é poder atender mais pessoas, especialmente aquelas com menor poder aquisitivo ou que estão comprando seu primeiro imóvel. Programas habitacionais que oferecem essa possibilidade também costumam incluir subsídios governamentais, o que torna as condições ainda mais acessíveis.
Além disso, ao eliminar a entrada, o comprador pode utilizar os recursos para mobiliar o imóvel, arcar com as despesas da mudança ou manter uma reserva de emergência.
Financiamento de Imóvel Sem Entrada: Veja 3 Opções
Dentre as instituições que oferecem opções de financiamento de imóvel sem entrada, vale destacar alguns consolidados.
A Caixa Econômica Federal, por exemplo, é líder em financiamentos habitacionais no país e frequentemente oferece linhas com entrada reduzida ou até mesmo zerada para imóveis dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Em determinadas situações, o subsídio do governo federal cobre o valor da entrada, tornando o financiamento de 100% do imóvel viável. A Caixa também oferece a possibilidade de utilizar o FGTS como parte ou totalidade da entrada, reduzindo significativamente o valor a ser desembolsado.
Enquanto isso, o Banco do Brasil também atua nesse segmento, oferecendo condições diferenciadas para servidores públicos e clientes com bom relacionamento com o banco. A instituição possui linhas de crédito que financiam até 100% do valor do imóvel, especialmente quando existem parcerias com construtoras.
Já o Santander trabalha com campanhas promocionais junto de imobiliárias, em que o valor da entrada se dilui ao longo do financiamento. Essas campanhas geralmente acontecem durante o ano, e voltadas a imóveis novos, principalmente os que ainda estão em fase de lançamento.
Vale a Pena Fazer um Financiamento de Imóvel sem Entrada?
O financiamento de imóvel sem entrada exige uma análise de crédito mais complexa, leva mais tempo de negociação e tem uma burocracia maior. Por isso, para quem busca condições mais acessíveis ou não tem um perfil muito bom, vale a pena ver opções com entrada.
Por outro lado, para quem não possui recursos para entrada e tem um perfil que combina com as propostas das instituições, essa alternativa é interessante. Ele diminui o peso financeiro no início dos pagamentos, dilui o valor e permite que mais pessoas alcancem esse sonho.
Mas vale lembrar que o valor das parcelas podem ser consideravelmente mais alto, e depende de uma análise de perfil mais completa. Ter isso em mente permite encontrar a melhor alternativa para comprar seu imóvel com um financiamento, com parcelas que cabem no bolso.
Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.
Aprovação mediante análise de crédito por parte da instituição financeira.
REFERÊNCIAS:
Leia mais sobre financiamentos em: https://pixin.com.br/category/financiamento/