Lance no consórcio – como funciona?

Vai fazer um consórcio e não entende muito bem o que seria esse tal de lance no consórcio? Parece confuso, mas temos certeza que você vai sair deste artigo com muito mais clareza e pronto para tomar a sua decisão!

O que é um consórcio?

O consórcio é uma modalidade de aquisição que reúne pessoas com um objetivo comum, normalmente, adquirir um bem, como um carro, imóvel ou até um serviço. É como um clube de economia cooperativa onde cada membro faz uma doação mensal para um fundo que é compartilhado por todos.

Essa contribuição é feita por meio de parcelas e soma um valor que é usado para contemplar todos os participantes, permitindo que eles comprem o bem sem ter que lidar com as altas taxas de juros típicas dos financiamentos tradicionais.

Os consórcios, portanto, oferecem uma alternativa acessível e permitem que você e todos os participantes do grupo comprem o que planejam sem pagar juros.

Quais benefícios o consórcio oferece?

Ninguém merece ter que pagar juros exorbitantes não é mesmo? Mas infelizmente isso é o que acontece em grande parte dos empréstimos e financiamentos. Já aqui, no consórcio, você só vai pagar, praticamente, o valor do bem.

Mas como isso ocorre?

Parece impossível, não é mesmo? Mas o que encarece os demais tipos de crédito é justamente a necessidade do dinheiro na hora. Não é o que ocorre nos consórcios. Aqui, você não pode ter pressa, vai pagando as parcelas e aguarda a sua vez de ser contemplado, ou por sorteio (que pode levar meses ou anos), ou por lance (que pode agilizar o processo).

O que são os tipos de lance no consórcio?

Como falamos brevemente, os lances são uma estratégia que os consorciados podem usar para acelerar o processo de contemplação e adquirir mais rapidamente o bem desejado: imagine um leilão onde os participantes competem para fazer a oferta mais alta para obter um item raro. Pois é, assim são os consórcios, onde os participantes podem dar lances para aumentar suas chances de serem contemplados em tempo menor.

Isso quer dizer que, além das parcelas mensais que você já paga, você pode dar um “plus”, isto é, um lance mais alto que serve como sinal/entrada e é, portanto, bem interessante. Então, se você tiver um dinheiro sobrando e quiser tentar, acreditamos que vale a pena.

 

Quais são os tipos de lance?

Agora que já sabe o que são os lances, chegou a hora de conhecer os mais comuns, sendo que os tipos e valores dos lances podem variar, mas existem basimcamente 3 deles: o lance fixo, lance livre e lance embutido.

De forma bastante resumida, o lance fixo é um valor predeterminado, já, o lance livre te permite escolher valores que você julgue competitivo, ao passo que o lance embutido exige que o valor seja diluído em pagamentos regulares. Veja, a seguir, todos eles mais especificamente:

 

Lance fixo:

Você entra com um valor mínimo pré-definido, sendo uma boa forma de garantir que você seja considerado para a contemplação de forma mais rápida.

 

Lance livre:

Nesta opção você tem a liberdade de decidir o valor do lance que deseja ofertar e escolhe a quantidade que achar necessária para “entrar na competição”.

 

Lance embutido:

É uma alternativa adicional que possibilita dividir seu lance em vários pagamentos parceláveis, o que resulta em uma diluição do valor sobre as parcelas regulares dos consórcios, assim, você pode expressar interesse com uma abordagem equilibrada. Mas cuidado, nem todos os consórcios oferecem esta possibilidade.

 

Como funciona o processo de lances?

Em um consórcio, o processo de lances é transparente e razoavelmente simples: as propostas são avaliadas e comparadas a cada reunião mensal dentro das chamadas assembleias, onde a administração do consórcio compara os valores apresentados pelos participantes e divulga as ofertas.

Na categoria escolhida (fixo, livre ou embutido), o participante que der o maior lance terá sua preferência para aquele mês.

 

Vale a pena dar um lance em um consórcio?

Embora a participação em um consórcio ofereça benefícios atraentes, ela também exige bastante cautela, se você acha que ao dar uma lance você pode se endividar, recomendamos arduamente que não o faça, apenas continue pagando suas parcelas mensalmente e aguarde a sua vez no sorteio.

Se o consórcio pelo qual você está participando foi realmente confiável, seguro e regulamentado pelo Banco Central, pode ficar tranquilo que a sua hora vai chegar, mesmo que demore um pouco mais.

Lembre-se, cada ação que você faz, tem uma reação, então jamais tome decisões preciptadas ou baseadas nos outros. Priorize pesquisar, avaliar e consultar um especialista para receber uma boa orientação, antes mesmo de entrar no consórcio.

Como em um jogo, cabe considerar os efeitos de longo prazo de cada movimento que você faz. Tudo isso exige planejamento antecipado, consideração cuidadosa e equilíbrio certo entre risco e recompensa.

Ao decidir se quer participar deste processo, não se esqueça de levar em consideração suas finanças, metas e riscos.

Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas citadas.

 

Saiba Mais

 

Referências:

https://www.bcb.gov.br/

https://www.btgpactual.com/

 

Leia mais sobre consórcios em: https://pixin.com.br/category/consorcio/

Rolar para cima