A multa do Imposto de Renda pode ser alta para quem esquecer de mandar a declaração do ano, e, por isso, é importante entender as formas de prevenir isso. Além disso, a data final de 2025 está chegando, e esse prazo será crucial para os trabalhadores.
Veja quais os valores cobrados pela Receita Federal para milhões de brasileiros, e saiba o que fazer para evitar que esse total saia do seu bolso.
Qual o Prazo Final para Entregar a Declaração do Imposto de Renda 2025?
O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025, referente ao ano-calendário 2024, acaba em 30 de maio de 2025. A Receita Federal espera receber, ao todo, 46,2 milhões de declarações até o encerramento do prazo.
Ou seja, falta pouco mais de duas semanas para que o sistema pare de receber as declarações e comece a cobrar os atrasos por meio da multa do Imposto de Renda.
Qual a Multa do Imposto de Renda por Atraso?
Os contribuintes que não entregarem a declaração dentro do prazo, mas pretendem enviar o documento em algum momento terão que pagar uma multa por atraso. O valor mínimo é de R$ 165,74, mesmo que não haja imposto a pagar. Caso tenha imposto devido, a multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto, limitada a 20% do total devido.
Nesse caso, mesmo pessoas que não tenham gastos ou recebimentos a declarar, mas se enquadrem em um dos casos de obrigatoriedade, precisam ficar atentos para não perder a data.
Penalidades por Erros e Omissão
Além da multa por atraso no Imposto de Renda, a omissão de rendimentos ou informações incorretas na declaração pode fazer o contribuinte cair na malha fina. Nesse caso, a Receita Federal realiza uma análise mais detalhada da declaração, podendo exigir esclarecimentos ou comprovações adicionais. Erros comuns incluem esconder ou esquecer rendimentos, informações inconsistentes e deduções indevidas.
Por exemplo, deixar de anexar ganhos no CPF ou CNPJ de um MEI, ou, ainda, colocar números e contas erradas geram um erro no sistema. Isso alerta a malha fina, e, se o contribuinte não se justificar ou corrigir a tempo, terá uma multa por atraso e ainda uma tarifa pela omissão.
Como Evitar Multas na Receita Federal
Para evitar multas e outras complicações ao enviar o Imposto de Renda, é fundamental organizar todos os documentos necessários com antecedência, como comprovantes de rendimentos, despesas dedutíveis e informes de instituições financeiras. Guarde todos os recibos que puder, e peça para seu banco os informes da conta. Eles devem enviar sem custos, seja por e-mail ou outro meio de contato.
Além disso, utilizar a declaração pré-preenchida disponibilizada pela Receita Federal pode facilitar o processo e reduzir a chance de erros. Ainda, vale revisar cuidadosamente todas as informações antes do envio.
Em caso de dúvidas ou situações mais complexas, é recomendável buscar a orientação de um contador ou profissional especializado. Se informe sobre as atualizações e orientações da Receita Federal, para cumprir corretamente as obrigações fiscais.
Se ver que errou em algum lugar da declaração, solicite o envio de uma retificação antes do prazo final. Assim, evitará multas por atraso e não cairá na malha fina, o que leva a pagamentos ainda maiores. Ficar atento ao prazo e fornecer as informações reais para a Receita Federal evita problemas fiscais e garante tranquilidade com o seu Imposto de Renda.
Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.
Aprovação mediante análise de crédito por parte da instituição financeira.
REFERÊNCIAS:
https://www.gov.br/receitafederal/
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