O Open Finance chegou como uma ferramenta que ajuda os consumidores a integrarem suas informações, melhorarem o perfil e terem mais segurança no compartilhamento de dados.
Esse sistema brasileiro abrange os principais bancos, e pode ser acionado de maneira simples. No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre como funciona, ou se é realmente confiável.
Por isso, conheça mais sobre o Open Finance, como funciona e quais os motivos para começar a usar!
O que é Open Finance?
Open Finance é um sistema que permite o compartilhamento seguro de dados financeiros entre diferentes instituições autorizadas. Ele é uma evolução do Open Banking, abrangendo não apenas bancos, mas também outras instituições financeiras, como seguradoras e corretoras de investimento.
O objetivo é oferecer serviços mais personalizados e eficientes, colocando o consumidor no controle de suas informações financeiras.
Como Funciona o Open Finance?
O Open Finance funciona por meio do compartilhamento de dados financeiros entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central. Esse processo ocorre somente com o consentimento do usuário, garantindo transparência e segurança.
A tecnologia utilizada é baseada em APIs (Interfaces de Programação de Aplicações), que permitem a integração entre os sistemas das instituições de forma rápida e segura.
Na prática, esse sistema possibilita que um consumidor visualize e gerencie todas as suas informações financeiras em um único ambiente, independentemente de quantos bancos ou serviços financeiros ele utilize.
Por exemplo, um consumidor com conta no Nubank e no Banco do Brasil pode integrar seus dados e visualizar as informações em um aplicativo só, de sua preferência. Isso auxilia na organização e também no aprimoramento do perfil do cliente.
Quais as Vantagens do Open Finance?
O Open Finance traz diversos benefícios para os consumidores e para o mercado financeiro em geral.
Para começar, o usuário tem acesso consolidado a seus dados, facilitando a gestão financeira. Com isso, as instituições financeiras podem oferecer produtos e serviços sob medida, com melhores condições.
Além disso, o mercado se torna mais competitivo, incentivando a criação de soluções inovadoras e taxas mais vantajosas. Afinal, os bancos precisarão oferecer produtos interessantes, agora que o cliente consegue ver e comparar cada contratação e taxas.
O Open Finance é seguro, e segue as normas do Banco Central. Assim, facilita o acesso e controle de crédito, mas com total confiabilidade e proteção dos dados.
Como Ativar o Open Finance?
Para ativar o Open Finance, o consumidor pode escolher a instituição de preferência e seguir os passos pela internet, de maneira simples e fácil. Todos os bancos, fintechs e outras empresas autorizadas pelo Banco Central fazem parte desse sistema.
Após escolher sua conta, autorize o compartilhamento de dados com os bancos de sua escolha. Cada aplicativo possui uma área específica dessa ferramenta disponível. Após autorizar e concordar com o procedimento, o titular define quais bancos terão acesso às informações, e pronto, já estará ativo.
Vale reforçar que essa permissão é totalmente revogável, deixando o cliente com todo o poder de decisão.
Vale a Pena Usar o Open Finance?
O Open Finance chegou para revolucionar o mercado financeiro brasileiro, e vale a pena começar a usá-lo. Além de facilitar o seu monitoramento de dados, também traz benefícios para o seu crédito.
Por exemplo, aumenta as chances de conseguir empréstimos, e melhora o score nos órgãos de proteção. Os bancos terão um perfil mais consolidado das suas informações, oferecendo produtos mais atrativos em termos de taxas e limites.
Ainda, é uma ferramenta que integra dados, auxilia no controle financeiro e centraliza as informações que o cliente desejar. Ou seja, é um sistema criado para os brasileiros, com vantagens e praticidade.
Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.
REFERÊNCIAS:
https://openfinancebrasil.org.br/
Leia mais sobre economia em: https://pixin.com.br/category/blog/