Está com nome negativado? Saiba como regularizar

Você já ouviu falar que alguém está com o nome sujo? Atualmente existem inúmeros brasileiros com dívidas e inadimplências acumuladas em seu nome, sendo mais de 73 milhões de indivíduos inadimplentes no Brasil em 2024 segundo dados do Serasa, o que permite que haja uma negativação e restrição de crédito.  

O que é nome sujo? 

Nome Sujo é um termo usado para inadimplentes, ou seja, estar com o nome sujo ou negativado significa que provavelmente você adquiriu um produto, contratou algum serviço realizou algum empréstimo e financiamento e não fez o pagamento na data prevista, o que sugere que a curto prazo seu nome esteja popularmente conhecido como “nome sujo”, por ir para listas de restrição de crédito.  

Entretanto, antes que isso venha acontecer, as empresas e credores no qual você negociou anteriormente tentam, de diversas maneiras, entrar em contado e planejar um acordo de pagamento que seja compatível com sua situação financeira que fez com que provavelmente estivesse devendo. Aí sim, caso a dívida não seja quitada, os credores incluem o seu nome na lista de pendência de regularização.  

Esses registros são geridos por empresas como Serasa, SPC e Boa Vista, que organizam dados e informações, vinculadas ao CPF, sobre dívidas não pagas, títulos protestados e cheques devolvidos. 

Mas a notícia boa é que existem ótimas soluções que podem fazer você limpar o seu nome, podendo realizar consultas nessas empresas e sanar todas as dívidas com condições que cabem no seu bolso, como parcelamentos e longos prazos, cartões de crédito e até mesmo empréstimos.  

Como verificar se meu nome está negativado? 

Para descobrir é bem simples, rápido e prático, visto que é necessário baixar o app ou entrar nos sites de empresas regularizadoras (órgãos de proteção ao crédito) como Serasa, Boa Vista e SPC e consultar a sua situação por meio de login com o CPF. É importante ressaltar que todo esse processo é gratuito e é solucionado sem precisar sair de casa.  

O que são listas de proteção ao crédito?  

A lista de proteção ao crédito nada mais é que um extenso banco de dados que reúne e gerencia informações e também históricos de crédito de pessoas e empresas, sendo que tais informações podem ser relativo a dados positivos quanto negativos, como por exemplo dívidas não pagas, protestos de títulos, registros de fontes públicas e oficiais, e cheques sem fundos. Ademais, através dessa lista é possível a consulta do seu score de crédito e seus impactos.  

Qual a importância de limpar o nome? 

A grande importância e necessidade de regularizar suas pendências e dívidas é que, por mais que as pendências passem por um longo prazo e caduquem, sempre vai haver irregularidades em seu CPF e cobranças da parte do credor, o que faz com que sua inadimplência nunca seja anulada, permanecendo sempre em listas e bancos de dados. Além disso, tais dívidas podem ser levadas em processo na Justiça, o que faz não ser aconselhável deixar sua dívida postergar por muito tempo.  

Dívidas caducam?  

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o nome do devedor está autorizado a permanecer em listas de proteção ao crédito por, no máximo, cinco anos. Posteriormente a esse tempo, o nome deverá ser removido da lista de inadimplentes e, desse modo, significa dizer que a dívida “caducou”.  

Desvantagens de ter o nome sujo: 

É possível informar que existem muitas desvantagens de permanecer com o nome negativado, em que há consequências que podem trazer problemáticas futuras. Veja abaixo as desvantagens de estar inadimplente: 

  • Suspensão dos benefícios oferecidos por instituições financeiras. 
  • Falta de opções de crédito para situações emergenciais. 
  • Dificuldade realizar financiamentos, como a casa própria e obter crediários. 
  • Redução do poder de compra devido à necessidade de pagamentos à vista. 
  • Problemas para conseguir um emprego 

Além de todas essas dificuldades e problemáticas que são causadas pela negativação do nome, a inadimplência pode gerar outros malefícios, como por exemplo no relacionamento, proporcionando conflitos, na saúde mental e emocional com problemas de insônia, depressão e entre outras preocupações.  

 

Como limpar o nome sujo?  

Para acabar com todas as dívidas e limpar o seu nome basta seguir alguns passos e recomendações a seguir: 

  1. Entre em contato com o credor:  

através dele você negocia sua dívida, visto que eles estão dispostos a eliminar juros e estender prazos para reduzir o valor das parcelas. Além disso, muitas empresas e instituições financeiras possuem canais de atendimento para que assim clientes entrem em contato e negociem com mais facilidade e com condições especiais que são disponibilizadas. 

  1. Renegocie suas dívidas de acordo com suas possibilidades: 

Ao entrar em contato com o credor é importante que cheguem em uma proposta de pagamento que sejam benéficas para a empresa e para o cliente negativado. 

 Caso não seja possível negociar ou não tenha chegado em um acordo, existe a possibilidade de pedir a solicitação de um serviço proporcionado pela Secretaria do Consumidor, Ministério Público e Procons que fazem todo esse acesso e faz a intermediação e assistência para solucionar tais negociações.  

  1. Aproveite os eventos de renegociação e feirões para limpar o nome: 

Fique atento a realização desses eventos que são organizados ao longo do ano, como por exemplo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e o Serasa, que cria parceria com bancos e fornece feirões com o intuito de promover a limpeza do CPF.  

Para participar é super fácil! Basta saber as datas, acessar os sites e preencher um formulário de cadastro. Desse modo, você será direcionado para uma página com a lista de instituições que estão participando do evento e poderá iniciar a negociação diretamente. 

Score de crédito: como aumentar? 

O Score de crédito se dá por meio de pontuações em forma de uma espécie de nota atribuída a cada indivíduo, sendo muito usada por instituições financeiras e empresas para viabilizar ou não o crédito para as pessoas.  

Tal nota serve como indicação de risco, ou seja, auxilia inúmeras empresas em ver a possibilidade de conceder créditos para cada um, sendo analisado critérios de pagamento, inadimplências e entre outros.  

A pontuação varia de 0 a 1000: até 300 pontos indica alto risco de inadimplência, de 301 a 700 pontos representa risco médio e de 701 a 1000 pontos sinaliza baixo risco. 

Sendo assim, existem diversos fatores que classificam o seu Score, como o nome em listas de negativados, históricos de pagamentos, movimentação financeira e analisa até mesmo a frequência com que você solicita novos cartões de crédito, visto que isso tudo pode impactar sua pontuação.  

É válido lembrar que o Score é um fator que pode ser alterado facilmente, com mudanças em seu nome, a longo prazo, tais pontuações podem ser modificadas.  

Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.

 

Saiba Mais  

 

Referências: 

 https://meubolsoemdia.com.br/ 

https://www.serasa.com.br/  

 

Leia mais dicas em: https://pixin.com.br/category/blog/

Rolar para cima