Com a chegada do meio do ano, muitos brasileiros estão ansiosos para saber sobre os lotes de restituição e o pagamento do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Já estamos no terceiro lote, e surge a dúvida: será que o seu pagamento entrou? Confira as datas de pagamento, quem já recebeu, quem ainda pode receber e, é claro, o que fazer se ainda não recebeu.
Lotes de Restituição
Em 2025, a Receita Federal manteve o padrão de cinco lotes para pagamento de restituições do IRPF:
- 1º lote – 30 de maio de 2025 (já pago)
- 2º lote – 30 de junho de 2025 (já pago)
- 3º lote – 31 de julho de 2025
- 4º lote – 29 de agosto de 2025
- 5º lote – 30 de setembro de 2025
O 2º lote, pago no dia 30 de junho, foi o maior da história em número de contribuintes: cerca de 6,5 milhões de pessoas receberam, totalizando cerca de R$ 11 bilhões.
Enquanto isso, o 3º lote, programado para 31 de julho, já está com consulta liberada desde 24 de julho. Portanto, quem entregar entre lá e o fim de julho pode conferir se está contemplado.
Quanto à correção dos valores, o primeiro lote foi pago sem atualização. A partir do segundo, o contribuinte recebe 1% adicional. A partir do terceiro, esse 1% se soma à taxa Selic acumulada entre a declaração e o momento do pagamento
Ou seja, quem receber no 3º lote verá na conta o valor original mais o rendimento do segundo lote (1%) somado à Selic de junho/2025.
Quem Já Deve Ter Recebido?
Receberam o pagamento do Imposto de Renda no 1º lote (30/05) os contribuintes prioritários, como idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves e professores, além de quem usou declaração pré‑preenchida e optou por Pix.
Enquanto isso, o segundo lote, no final de junho, trouxe o público prioritário, mas que escolheu apenas uma opção: ou declaração, ou Pix. Foram mais de 6,5 milhões de pessoas que receberam o valor.
Em seguida, teremos a restituição de julho, que deve abranger a ordem de entrega das declarações, uma vez que os grupos prioritários já passaram. Dessa forma, para os demais, resta aguardar conforme o envio. Quem mandou mais próximo à data limite, receberá no último lote.
Não Recebi o Pagamento do Imposto de Renda, e Agora?
Se você já devia ter recebido o pagamento do Imposto de Renda, mas não consta nada na conta ainda, existem alguns passos para seguir.
Para começar, use o site da Receita Federal ou o aplicativo na sessão Meu Imposto de Renda, para consultar a restituição de Pessoa Física. Informe seu CPF e senha do Gov.br para entrar. Se não aparecer nenhum lote, o sistema dirá que você está “em fila de restituição”, o que significa que ainda não foi contemplado, mas está na lista.
Mas se não for o caso, então confira se houve algum problema ou apontamento na malha fina. Acesse o e‑CAC (com login gov.br nível prata ou ouro) e consulte o extrato de processamento. Lá aparecem eventuais erros ou inconsistências que impedem o pagamento.
Caso encontre inconsistências, basta retificar a declaração e reenviá-la. Após a validação, você entra novamente na fila e passará a concorrer nos próximos lotes.
Se você informou os dados bancários corretamente, a restituição é depositada automaticamente. Se houver erro ou conta encerrada, o valor segue disponível para resgate no Banco do Brasil por até 1 ano, mediante agendamento no portal.
Por fim, mesmo quem cair na malha pode ter a restituição paga, com a vantagem do rendimento por Selic. Informe o Pix e retifique a declaração para agilizar o processo.
O Que Fazer se Passar do Prazo?
Se o valor do pagamento do Imposto de Renda não for creditado em até 1 ano, você precisa solicitar diretamente pelo e‑CAC e entrar em Declarações e Demonstrativos para informar que o resgate não caiu no banco.
Em seguida, a plataforma irá apurar o que aconteceu e seguir com o procedimento na sua conta. O terceiro lote já deve iniciar com as pessoas não prioritárias, então se você escolheu alguma opção que te dava acesso antecipado, consulte no site oficial para ver se não teve nenhum erro.
Dica Bônus
Para te ajudar no futuro, nas próximas declarações, escolha a versão pré‑preenchida e receber via Pix. Além de facilitar, isso acelera bastante o processo e maximiza o rendimento, com juros aplicados antes do depósito.
Se você ainda não recebeu e aparece “em fila”, acompanhe nos próximos dias e espere até todos os lotes finalizarem. Enquanto isso, veja possíveis pendências e retificações. Ainda dá tempo e todo o valor será corrigido pela Selic, e você ainda tira esse peso dos ombros.
Todas as informações presentes neste e em outros artigos PIXIN podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.
Aprovação mediante análise de crédito por parte da instituição financeira.
REFERÊNCIAS:
https://agenciabrasil.ebc.com.br
Leia mais sobre assuntos financeiros em: https://pixin.com.br/category/blog/